Análise de Redes Sociais: #Plutoflyby e Capital Social


Há alguns dias atrás a New Horizons passou por Plutão, enviando à Terra algumas das primeiras imagens com boa resolução do planeta anão. A nave está há dez anos na missão. O evento, histórico, repercutiu bastante na Internet e entre alguns outros trabalhos, fiz alguns mapas para observar a repercussão, através da hashtag #plutoflyby. Neste post, discuto alguns detalhes interessantes que podemos observar através da análise de redes. Coletei os dados com o auxílio de alguns scripts e do NodeXL na quarta-feira (dia 15/07) e por isso, os dados referem-se aos dias anteriores (13, 14 e 15/07). Coletei 27.536 tweets com a hashtag, de 19.442 contas únicas. Os mapas a seguir foram construídos no Gephi (que funciona melhor com arquivos grandes).

O mapa geral vemos a seguir. Ele mostra todos os usuários que retuitaram ou citaram outro usuário representado pelas conexões. Cada bolinha (nó) representa uma conta no Twitter que tuitou usando a hashtag #plutoflyby. Cada conexão indica uma menção ou retuíte entre duas contas. As cores indicam vizinhança (modularidade), ou seja, nós que estão mais próximos seja porque se retuitam entre si ou porque retuitam a mesma conta. O tamanho dos nós, neste mapa, indica indegree (grau de entrada), ou seja, o número de conexões (menções e retuítes) que um determinado nó recebeu. (Clique nas imagens para ver em tamanho maior.)

plutoflybyindegree10.png

Credibilidade (ou capital social)  é mais importante que o número de seguidores. Embora isso seja uma releitura do famoso artigo do "1 million follower falacy", é um dado interessante. No primeiro close do mapa, abaixo, vemos os nós com maior número de seguidores (o tamanho do nó representa o número de seguidores). Vejam como os nós com maior número de seguidores são @barackobama, @kimkardashian, @google, @nytimes, @facebook e etc.

plutoflybyzoomcentro2.png
Agora comparemos o mapa acima com o mapa dos nós com maior número de citações a seguir (maior número de menções e retuítes). O mapa é bastante diferente, com um centro forte nas contas oficiais da @nasa e da @nasanewhorizons.

plutoflybyindegree10centro.png

Uma das maiores contas é a do @barabckobama (conta da assessoria do presidente dos EUA - a pessoal é a @POTUS). Obama tem 61,9 milhões de seguidores. Entretanto, observem, há pouquíssimos tweets que referenciam o seu tweet sobre a New Horizons. Isso significa que, embora seu tweet tenha dado visibilidade para o evento, as pessoas prefereriram retuitar a conta da @nasa (na bola roxa). Mesma coisa a conta da @kimkardashian, do @facebook e outros. Vejam que as pessoas preferiram retuitar veículos jornalísticos (@bbcbreaking, @natgeo, @bbcworld - cada um deles forma uma pequena árvore de retweets em torno de si) e a fonte oficial (@nasa e contas afins) do que aqueles usuários com maior número de seguidores. Isso é um importante indicativo do impacto que o capital social tem na circulação de informações na ferramenta. Os mapas, assim, dão um indício de que mais importante do que o número de seguidores é quem dá a informação e como as pessoas negociam capital social no processo de circulação de informações na mídia social.