#MasterchefBrasil: Dados da última semana no Twitter


Vi uma grande mobilização na internet nos últimos dias em torno da edição brasileira do Masterchef. Coletei na última semana (dois programas, mais ou menos) os tweets que continham a tag "MasterchefBrasil" (36831 tweets e 25257 contas individuais). O programa realmente bomba bastante no Twitter nas noites de terça-feira. E o que é interessante, há um grupo de fãs que fala bastante do assunto, com poucos "famosos" e grandes influenciadores. O grafo abaixo mostra a rede em geral, com um grande cluster (que não está em torno das contas principais do programa), que representa, num mesmo cluster, a conversação. O grafo mostra os grupos por cores e o tamanho dos nós pela quantidade de tweets sobre o programa. Ao centro do grafo, vemos que estão realmente os nós que mais falaram do programa. (Clique no grafo p/ ver em tamanho maior.)

outmod.png

O mais interessante ainda está no grafo da análise de contingência do que está sendo dito no Twitter. No grafo a seguir, vemos quais conceitos foram mais associados aos participantes. Vemos que os participantes mais falados são Jiang, que está fortemente relacionada a "melhor" e a "amo". Fernando, eliminado esta semana, está fortemente associado a Lucas que foi eliminado na semana anterior. Em menor presença, estão Cristiano e Izabel. Interessante que Cristiano é citado em contextos onde Jiang também foi (provavelmente relacionados a mesma equipe), enquanto Izabel está mais isolada em outro cluster. Além disso, outros elementos relacionados ao programa são "torcida", "comida", "fome", diversos tipos de alimentos. (Clique para ver o grafo em tamanho maior.)
 
discurso.png
Ao observar o grafo normalizado, essas diferenças ficam mais claras. Tirando os participantes eliminados. Jiang lidera as citações e as associações. (Clique no grafo para ver em tamanho maior.)




discursonorm.png
Finalmente, no próximo grafo, dos dados normalizados, conseguimos ver as associações mais frequentes. Jiang é "fofa", "#ficajiang", "campeã", "perdida" etc. Essas associações mostram que a competidora tem sim uma torcida já, que está associando seu nome a vários adjetivos e conceitos positivos. Izabel, por outro lado, é "falsiane", está diretamente relacionada a "Raul", "boa", "aula", "raposa" etc. Fernando está associado a Lucas, Marcos e Cristiano. Fernando, o único associado a #ficafernando, o que também mostra uma torcida. Entre as associações mais fortes "programa" e "melhor". (Clique no grafo para ver em tamanho maior.)

discursonorm2.png