Protestos 16/08 - A conversação em torno de "protesto"


Sobre o monitoramento dos protestos marcados para hoje, em todo o Brasil, alguns dados. Primeiramente, grafos em torno da palavra "protesto", no Twitter, durante alguns dias da semana. Coletamos também algumas hashtags mas como tenho dito (e outros pesquisadores também), há muita articulação de robôs em torno das tags, o que dificulta observar efetivamente seu espalhamento na rede. O risco da palavra-chave "protesto" é que pegamos também outras articulações, que não a de hoje. Por outro lado, acredito que há, aqui, uma importante medida. Nos grafos a seguir, as cores representam modularidade (tendência dos nós a pertencerem a um mesmo grupo) e o tamanho dos nós, seu número total de citações e retweets. 

O primeiro grafo mostra a palavra "protesto" no dia 10/08, às 22h. Há pouca repercussão, mas já se vê (em vermelho, em cima) alguns nós mais articulados focados no protesto deste domingo. São 2842 tweets e 2668 nós individuais. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

protesto1008tudo.png
No segundo grafo, do dia 14/08, às 09 da manhã (pegando, portanto, a movimentação do dia 13), há mais densidade na rede, muito mais participação e a articulação em torno do evento começando a formar um cluster (grupo) ao centro do grafo. É interessante também que vários veículos midiáticos começam a ser bastante relevantes na conversa. Aqui temos já 5528 contas e 6116 tweets. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

protesto1408tudo.png
Finalmente, no grafo de ontem (15/08), em torno de 17h, já vemos o Twitter ferver muito mais. Já conseguimos 62948 tweets, com a participação de 48290 contas. Há mais articulação, com um aumento do número de tweets por ator, chegando a 1,30 (dia 14 foi de 1,1 e no dia 10, 1,06). Isso indica que há mais gente retuitando e mencionando outras contas várias vezes (o que aumenta a média como um todo), além de mais gente participando da conversa. É interessante observar que agora já vemos muito claramente grupos de nós (clusters) formados (ao centro do grafo). Bem embaixo, dois grandes grupos em torno de nós que já apareciam no dia 10, mobilizando outros. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

protesto150817htudo.png
Os grandes clusters podem ser vistos de modo mais claro no zoom da imagem (a seguir). Vejam que nós que nos primeiros mapas não estavam juntos, passam a ser citados junto. Também destaque para os tweets da imprensa, que começa a aparecer com força na narrativa do evento. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

protesto150817h.png
Embora a busca pela palavra "protesto" fuja um pouco da articulação dos bots, é preciso ter cuidado em analogias em torno do número de pessoas participando na mídia social e a o número de pessoas nas ruas. Primeiro, porque, como muitos já apontaram, articulações com comportamento de robôs estão muito presentes, especialmente após as eleições do ano passado. Segundo, porque o Twitter não é representativo em termos populacionais, hoje, do Brasil. Além disso, muito das manifestações anteriores (março e abril) foram muito articuladas em outros espaços diversos (Facebook e Whatsapp). Entretanto, a articulação que vemos aqui sugere sim um crescimento da conversação e da atenção em torno do assunto. Vamos ver como será hoje ao longo do dia.