#RIR e Hashtags - Primeiro experimento com Instagram


Em um pequeno experimento com uso de hashtags no Instagram, coletei 1620 posts que usaram a hashtag #RIR, referente ao "rock in rio". Ao centro do grafo, temos as hashtags mais usadas em conjunto no grupo de dados, por tamanho. Neste espaço há um grupo de hashtags mais orgânicas, usadas por vários posts. Entretanto, em torno do grafo vemos vários núcleos de hashtags que foram usadas em conjunto por apenas alguns posts (núcleos coloridos). A observação dos grupos de hashtags indica mais claramente contextos de postagens das fotos. As cores indicam grupos (hashtags que aparecem em conjunto), o tamanho é o grau (frequencia nos dados) e as conexões indicam hashtags que aparecem juntas.

ririnsta2.png
A seguir vemos o núcleo das hashtags mais usadas (não coloquei todas porque fica ruim de visualizar, só as mais comuns). Cada hashtag que aparece aqui foi citada pelo menos 120 vezes nos posts analisados. É interessante observar os conjuntos de hashtags mais usadas, como nomes de artistas, estilos e etc. Nos núcleos (que não marquei aqui), há grupos de sentido bem importantes, como a questão das roupas (um dos núcleos refere-se, por exemplo, a questão do turismo no Rio. Outro refere-se à "estilo" e outras palavras-chaves em torno de moda.)

cluster120rir.png
Vamos continuar explorando esses conjuntos de hashtags. Em princípio, parecem marcações bastante contextuais, indicando espaços discursivos onde os posts apareçam. Resta saber se essa hipótese se confirma e se realmente é possível inferir sentido pelos conjuntos de tags utilizadas.