Lançamento do Cheddar do McDonalds


Estudando monitoramento de mídia social com os alunos, observamos o lançamento dos novos hamburgueres e batatas com cheddar do McDonalds Brasil. Para pode usar em aula, acabei fazendo algumas coletas e observando como as pessoas comentaram o lançamento. Os dados referem-se a 11.474 tweets de 10770 usuários coletados entre os dias 07/10 e 09/10. 

O grafo a seguir mostra a hashtag #novinhocheddar, que foi patrocinada pela marca. Cada conta é uma linha que une-o a outra conta que tenha sido citada pela primeira. Ao centro de todas as citações está a conta do @McDonalds_Br. Há outros nós importantes (em tamanho levamente maior), mas que só se vê na imagem aumentada. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

cheddarmcdonalds.png
O número de tweets com a hashtag foi baixo (minha expectativa seria, pelo menos, 6 ou 7 vezes esse número, dada a popularidade do assunto). O grande nó central sendo a conta da marca justifica-se pelo número de retweets da mensagem que anunciava o lançamento, que continua, junto, uma imagem dos novos hamburguers. Esse cenário é, portanto, esperado. Nota-se, entretanto, que não há outras contas que auxiliaram a dar visibilidade a mensagem, sendo unicamente repetida pelos seguidores da marca.

Quando observamos o que foi dito, temos o grafo a seguir. As cores indicam grupabilidade, ou seja, palavras que tendem a aparecer juntas. As conexões indicam a relação entre dois conceitos. Quanto mais forte a relação (mais apareceram juntos), maior a espessura. O tamanho dos conceitos corresponde à sua frequencia nos dados. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

cheddarmcdonaldstweets.png
É interessante observar que há grupos diferentes de conceitos. O mais amplo, em laranja, acima, apresenta vários conceitos positivos associados ao hamburguer e à batata (refere-se ao desejo pelo produto). Já o rosa, abaixo, com "lanche" como palavra central, traz conceitos como "reclamar", "fotos", "iguais" (refere-se a pessoas que foram comer o lanche e postaram imagens reclamando que o produto na loja não é igual ao das fotos). O grupo turquesa, logo acima do rosa, traz outra discussão: a da música do comercial (onde houve críticas e elogios). Já o grupo amarelo, abaixo, refere-se ao imenso conjunto de retweets do tweet inaugural. Os demais grupos, em geral, mostram associações de conceitos positivos que foram usados nos tweets.

Vemos, assim, que além do impacto do lançamento, que gera desejo e parece atingir positivamente os consumidores, também há impacto negativo da expectativa do consumidor x realidade. E é interessante observar também o que mais foi associado a este lançamento (conceitos positivos e negativos, bem como as polêmicas). Este post não faz parte da série do que dá para fazer com ARS, mas pode também ser lido nesta ótica.