Atualização de ontem: Mais um pouco sobre a polarização a respeito de Lula


Ontem, depois que eu publiquei o post sobre a polarização no Twitter, saiu a notícia de que o Ministério Público de SP teria pedido a prisão preventiva do ex-presidente Lula. Como era de se esperar, os ânimos acirraram na rede com uma imensa quantidade de tweets em pouco tempo (mais de 90 mil com mais de 70 mil participantes em duas horas só na minha coleta, provavelmente bem mais no final).A rede tornou-se bem mais densa e bem mais polarizada, (Clique nas imagens para ver em tamanho maior.)

1103tudo.png
O que me pareceu interessante foi que a polarização continuou, com um grupo favorável ao pedido de prisão (rosa) e outro contrário (verde). A rede a seguir representa nós que são agrupados pelos retweets e menções recebidas, ou seja, pela sua influência na discussão. O que é interessante é ver que cada grupo (contra ou a favor) tende a citar um certo conjunto de veículos e contas no Twitter, o que desenha essa polarização e também dá pistas sobre o discurso mais forte naquele grupo. No mapa a seguir, vemos esses clusters (grupos) de nós mais citados. Ë interessante observar também a presença de veículos noticiosos, de outras cores (porque não necessariamente foram tão retuitados pelos grupos, como no mapa que publiquei ontem) e da influência desses veículos nas narrativas construídas dentro de cada grupo. Podemos ver, por exemplo, que quem cita o @brasil247 está mais próximo de quem cita o @jeanwyllys_real do que de quem cita o @jornaloglobo. Este, por sua vez, tende a ser citado conjuntamente com outros veículos das organizações Globo.A maioria dos veículos noticiosos, por sinal, está em cores diferentes e ao centro dos clusters, indicando que sua função foi mais noticiosa (citados por outros grupos). Do outro lado, quem cita @o_antagonista, tende a estar mais próximo de quem cita o @blogdopim e a revista @veja, unico veículo noticioso que está mais "próximo" deste grupo.

Ao mesmo tempo, há vários outros influenciadores (notadamente contas humorísticas) que estão ao redor dos grupos e em seu centro, indicando também a presença da questão do discurso da piada em torno do debate.

centroifluenciadores1103.png
Finalmente, no último grafo, vemos os conjuntos de conceitos mais fortemente associados (formações discursivas) nas tweets (e é importante ressaltar que o número de retweets tem grande influência na construção desse discurso. Ao centro, vemos o que foi mais associado ao Lula (em rosa), que é a notícia do pedido de prisão, e palavras como  "golpe", "triplex", bem como o MP de SP. Em verde, vemos o segundo discurso mais prevalente (notadamente piadas sobre o pedido e a citação ao filósofo Hegel). Ao centro, em azul, o discurso sobre os protestos, associado a elementos mais "ativistas" (como retweets) ao evento.Além disso, outros conjuntos de falas também podem ser identificados, como a associação de Aécio Neves a Eduardo Cunha, discussão sobre o processo, especulações e etc. 
discursolula1102fr.png
Esse post foi baseado num conjunto de cerca de 90 mil tweets coletados durante o início da madrugada de hoje. O tamanho dos nós indica primeiramente seu indegree (ou apenas o grau, como no caso da terceira imagem), e as cores, a modularidade (grupabilidade). As conexões indicam relações entre dois ou mais nós e sua espessura denota a importância (frequência) desta relação nos dados. Para saber mais sobre os métodos utilizados aqui, há alguns textos disponíveis na parte de "artigos" deste site, e também o livro "Análise de Redes para Midia Social" (de minha autoria, a venda pela editora Sulina).