Discurso sobre Dilma no Twitter - 17/03


Como é de se esperar, dada a situação atual do País, há polvorosa em todos os sites de rede social e a política tornou-se uma pauta relevante para todos os atores. Estamos coletando os termos "Dilma" e "Lula" para entender um pouco melhor o impacto que esses debates online têm na situação e na construção dos discursos no País. Por ora, não consegui postar no blog do MIDIARS esses dados preliminares de ontem, mas acho que vale a pena compartilhar aqui. 

Esses dados são um recorte de 62.215 tweets e 47.337 atores que falaram sobre o assunto apenas hoje (17/03) pela manhã. Como nos mapas anteriores, sobre "Lula", vemos polarização, mas uma polarização mais difusa. Os dois principais grupos (em rosa e preto) convergem contas pró governo federal (preto) e contra o governo federal (rosa). É importante notar que nem todos os atores dentro de cada grupo necessariamente assumem uma posição pró ou contra, mas são retuitados principalmente em conjunto com contas que se posicionam desta forma. O grupo verde claro, mais difuso, representa principalmente reverberação da mídia internacional. Os grupos coloridos, abaixo, notadamente compreendem contas com retweets humorísticos. 

dilmanucleos1703menoszoom.png
No mapa a seguir podemos observar melhor os núcleos principais e as principais contas mencionadas. É possível ver a intersecção de contas humorísticas junto aos dois principais núcleos.

dilmanucleos1703.png
O que acho mais relevante, entretanto, são os discursos em torno da presidenta. O mapa a seguir mostra o que está sendo dito nos tweets de modo mais geral. Grupos de conceitos mais relevantemente associados aparecem da mesma cor. O tamanho do conceito indica sua frequencia nos dados. É importante notar como esses grupos aparecem conectados, formando nuvens de sentido e associações. Mantive hashtags e palavras de ordem. É interessante observar que há conjuntos de conceitos que são típicos de apoiadores e outros, de detratores do governo federal. Mas na maioria, o discurso em torno do governo e da presidenta é agressivo e negativo. É importante também notar a forte associação entre os discursos e  os termos "Dilma", "Lula" e "ministro". 

dilma1703discurso.png