Polarização discursiva no Twitter: A conversação em torno de "Lula"


Nos últimos dias, o ex-presidente e as notícias em torno de seu nome tomaram a internet. Hoje, novamente. Como o esperado, há uma grande centralização dos nós em torno de clusters contra e a favor de Lula. A figura a seguir mostra dois grupos. A rede é formada pelos retweets e mostra os influenciadores de cada grupo. Os maiores nós são aqueles que mais receberam atenção dos demais dentro do mesmo cluster. Assim, o tamanho é proporcional ao indegree (número de menções e retweets). Quanto mais citado o nó, maior o seu tamanho na rede. Os grupos, assim, mostram tendência a retuitar informações com as quais há concordância dentro do cluster. Quanto mais próximos da fronteira entre os dois grupos, mais retuitado por nós dos dois grupos o ator foi. A demarcação dos grupos foi feita por modularidade.

O que acho interessante nesse quadro é justamente a polarização das notícias/informações contra e favoráveis a Lula, polarizando a rede em dois grandes grupos, cuja filiação está demarcada pelos nós mais influentes de cada grupo. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

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Na figura a seguir vemos as hashtags mais usadas nos tweets sobre o ex-presidente. As hashtags, como já defendi em alguns artigos, têm um forte papel ativista e compreendem também iniciativas de influência, no sentido de surgirem dentro de grupos de apoio/contrários (o que pode ser percebido na tagcloud a seguir). Há forte articulação, assim, tanto contrária quanto a favor de Lula.
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A primeira imagem é um quadro referente apenas à conversação de hoje, cerca de 15 mil tweets da manhã de hoje. A segunda imagem já diz respeito a dados coletados desde o dia 04/03, quando começaram a sugrir as primeiras notícias e cerca de 250 mil tweets compreendidos entre este dia e hoje. (Importante salientar: Um mesmo tweet poderia conter mais de uma hashtag, por exemplo, portanto, estas não são representativas da quantidade de tweets, mas da quantidade de tags.)