2017 - Projetos


2016 foi um ano intenso pra mim. Muitas coisas aconteceram e eu acabei tendo outras prioridades e não consegui manter o blog atualizado com coisas que estivesse pesquisando no momento. Vou tentar levar mais adiante o blog este ano e também recolocar no ar o blog do MIDIARS, que por conta de algumas (outras) mudanças, perdeu seu servidor. Dentre os projetos que estou trabalhando este ano: 

  • Projeto "O Discurso de Gênero na Mídia Social: Mapeamento da Violência contra as Mulheres no Twitter"- Faz algum tempo que o pessoal do MIDIARS vem estudando a questão do discurso de gênero e a violência simbólica. Ao "apagar das luzes" de 2016, recebemos a notícia de que tínhamos (finalmente) sido contemplados no Edital Universal do CNPq e que receberíamos uma verba importante para prosseguir com este trabalho. Essa verba não tem data para chegar, pois o CNPq ainda não entrou em contato, mas espero que chegue um dia e que nos permita fazer esse mapeamento. A questão do discurso de gênero será uma das mais centrais.
  • Projeto Discurso Político e Mídia Social - Este é o segundo projeto que também quero tocar este ano, dando continuidade ao que vínhamos trabalhando no MIDIARS no último ano. O foco aqui é observar como o discurso político reverbera e como pode moldar o voto através da mídia social.
  • Livro introdutório sobre análise de redes sociais - Este é outro projeto que deve sair este ano. O livro será especificamente um estilo de "manual", sintético, para ser usado em sala de aula e para o pessoal da UFBA. Vamos ver se vai sair conforme o planejado.
  • Disciplina de Métodos de Pesquisa para Internet na UFRGS - Este ano também vou dar a disciplina de métodos de pesquisa, mas com métodos específicos e adaptados para objetos online no PPGCOM/UFRGS. Será uma disciplina em caráter concentrado, ou seja, em poucos, mas intensos, dias.
  • Grupo de Pesquisa MIDIARS - Devo começar as atividades do grupo em Porto Alegre e possivelmente vamos mudar de "casa" aqui em Pelotas. Depois falarei mais sobre isso.