[05 de outubro de 2009]

A Economia do Twitter: Mais Apontamentos

twitterraquel.jpgO modo através do qual as pessoas decidem o que twittar, quais links clicar e quais links repassar na ferramenta é um dos pontos que mais me interessa compreender. Primeiro porque o Twitter mudou radicalmente o processo de percepção da difusão de informações: Hoje, com qualquer ferramenta desenvolvida para ele, é possível acompanhar trendings, pessoas e um pouco dos assuntos que se destacam diante de uma multidão de falantes de determinadas línguas. Esses movimentos da informação acabam modificando os processos de filtragem e de comunicação entre as redes sociais: o Twitter tem mostrado, por exemplo, que a rede de filiação parece ser muito mais eficiente para transmitir informações do que a rede de conversação (para saber mais sobre esses tipos de rede, leia este paper).

Mas como se dá o processo de difusão de informações?

Aparentemente, podemos dizer que há uma espécie de "economia" no Twitter, baseada em percepções de capital social. Capital social aqui, não é uma idéia de valor material, mas de valor abstrato, construído pela rede social e apropriado pelo ator para ser transformado em outras formas de capital (por exemplo, dinheiro). As pessoas parecem perceber as informações como um bem de valor e por isso, selecionam - ainda que com critérios próprios - o que deve ser passado à sua rede de seguiradores e o que não deve. Essas decisões parecem ser tomadas com base nos objetivos do ator em termos de capital social na ferramenta: ser conhecido (popularidade), aparecer em ferramentas específicas (visibilidade), ser reconhecido como autoridade (autoridade/reputação), construir uma rede social maior (aka. adquirir seguidores - popularidade/sociabilidade), conversar com os amigos (sociabilidade), obter algum outro tipo de reconhecimento (reputação) etc. Esses valores, como são construídos na rede, precisam ser negociados com os demais atores e a qualidade da informação parece ser uma dessas moedas.

A Economia dos Links Twitter

Os atores assim, constróem estratégias para filtrar as informações, que vão desde a escolha dos seguidos até a decisão do que vai ser publicado para sua rede. Nesse último caso, estão as estratégias de economia dos links na ferramenta.

a) Como os links são valorizados?
O mecanismo de valorização dos links parece estar relacionado com a sua novidade (notícias muito velhas raramente são repassadas), com a autoridade de quem publicou (já falei disso em outro post), com o valor percebido da difusão da informação (por exemplo, se eu repassar uma mensagem engraçada de algum ator, meus seguidores irão valorizá-la, repassando-a ou comentando-a), e com os objetivos do ator (formas de capital social que ele procura).

No entanto, há maneiras de burlar esses mecanismos e obter o valor mesmo sem dividir com a rede a informação. É o caso dos spammers que ficam enviando "@s" com links falsos, do uso de máscaras para links diferentes do assunto divulgado, O uso do "please RT" também é um modo de tentar conquistar os seguidores e fazê-los repassar a informação sem que ela, necessariamente, tenha o valor que o seguidor deseja.

b) Mecanismos de troca no processo
Repassar um link com a "@" de seu primeiro tweet é dar o crédito da informação para o ator que a passou originalmente. Esse processo também envolve uma troca, pois o ator que retuíta empresta mais divulgação para o ator que originalmente publicou e este, em retorno, empresta o valor de sua informação para o segundo grau da rede. Assim, há um processo de troca de capital social entre os atores, que está afinado com o capital social que desejam perseguir e obter, e com seus objetivos no Twitter, que parece guiar suas ações. Assim, há uma espécie de economia interna no processo, baseada na percepção de capital social, que parece influenciar muito a difusão de informações no Twitter. Em retorno, toda a rede obtém algum tipo de conhecimento em torno das informações que mais ecoam no processo, através de trending topics e do buzz gerado. E esse buzz pode sim influenciar muito as redes sociais que não estão no Twitter, repassando parte dos valores construídos ali para elas. Mas isso é assunto para outro post.


Para saber mais do que estão "falando" no Twitter há várias ferramentas focadas em tweets brasileiros:
Bla Bla Bra - Mais focada nos assuntos e palavras-chaves mais citadas.
Migre.me - Mais focada nos atores e nos links repassados.
por raquel (10:16) [comentar este post]


Comentários

arnaldo queiroz ribeiro filho (outubro 5, 2009 11:09 AM) disse:

Muitas pessoas repassam informações sem dar crédito também, porquê o próprio twitter não permite mais de 140 caracteres e a vezes não é possível, dar credito, quando várias fontes são citadas. Outras fazem isso para ganhar credibilidade mas não têm o mesmo impacto, que pessoas que ja têm reputação, e muito mais difícil você clicar em um link passado por uma fonte de informação reconhecida, do que alguém que esta começando agora.

abraão silva (outubro 5, 2009 4:27 PM) disse:

no meu twitter procuro aspectos de relevância quanto às notícias postadas próximos daqueles que você mencionou. acompanho cerca de 90 blogs, principalmte da minha área (faço biblioteconomia) e como sei q nem todos tem esse interesse (ou tempo) envio sempre o que acho de mais relevante, e tenho até uma 'biblioteca de links' que pode ser útil em momentos futuros.

outra coisa que faço é organizar mensalmente um 'clipping de twetts' [ http://abrapira.posterous.com/clipping-de-twetts-setembro-2009 ] com foco, novamente, em notícias da minha área de atuação. ainda estou no começo, mas vi que muita gente que antes não acessava o twitter, com tal clipping, continua não o acessando, mas pelo menos tem acesso a boas informações propagadas através dele.

parabéns pelos belos posts, e desculpe se fiz um 'jabá' excessivo :P

Ocappuccino.com (outubro 15, 2009 1:10 AM) disse:

Oi Raquel. Hoje publicamos uma lista dos 10 RPs brasileiros que mereceem ser seguidos no twitter. Para fundamentar a análise citei diversos textos teus, inclusive este. Espero não ter cometido nenhum erro de entendimento dos conceitos que estuda (visibilidade, credibilidade, reputação, laços sociais, autoridade...) Abraço, MATEUS

Paulo (outubro 15, 2009 3:38 PM) disse:

Olá, Raquel.

Naveguei muito na Internet para encontrar alguém como você. PARABÉNS pelos seus trabalhos, pelas suas pesquisas, por tudo o que vc já realizou (CV Lattes impressionante!) e pela contribuição na rede.

Irei seguir você pelo Twitter (http://twitter.com/betoguitarra) e pela sua página aqui.

Gostaria de entrar mais em contato com você para trocas de informações que me ajudarão muito no futuro como Bibliografias, fontes de pesquisas e, principalmente, suas idéias e visões, pois tenho muito a aprender com vc.

Espero que o fato de estar em Sp não seja impeditivo para nossa conexão.

Não encontrei seu email, por isso desculpe escrever por aqui. Por outro lado, tenho esperanças que vc faça contato, pois temos muito a falar!

Sinceras saudações.

Paulo

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