[27 de fevereiro de 2008]

Brasileiros no Twitter

O pessoal do Twitter divulgou hoje diversas estatísticas a respeito do uso do sistema. Chamou minha atenção o número de brasileiros no sistema. Fora os Estados Unidos, que detêm 40% do tráfego total, o Brasil já está entre os países com tráfego relevante na parte internacional e já é o primeiro latino-americano a aparecer nas estatísticas. Depois do Japão, Espanha e UK, vem o Brasil empatado com o Canadá.

traficotweet.jpg


Acho que o percentual do Brasil é bastante alto para um sistema que é totalmente em inglês e que tem um cadastro difícil para o usuário médio. Recentemente estive fazendo o cadastro com os alunos para usar o sistema para algumas disciplinas de jornalismo e de novas tecnologias e percebi que havia uma grande dificuldade em compreender a lógica e a organização do Twitter. Além disso, a lentidão e os constantes "crashs" do Twitter por aqui também dificultam o uso.

relationships.jpg


Outro gráfico legal é o das relações entre os twitters (quem segue quem). O gráfico mostra, por exemplo, que menos de 10% dos twitters têm mais de 80 seguidores e seguem mais de 70 twitters. Neste número, há uma considerável diferença entre seguidos e seguidores, o que pode indicar a presença de twitters de grande audiência, mas que seguem um número bem menor de outros twitters. Em outras palavras, parece que, se esses números fossem colocados num grafo, veríamos o aparecimento de hubs. Outro detalhe interessante é que, quanto mais baixo o número de conexões, maior a tendência de uma igualdade entre o número de seguidores e twitters seguidos, o que pode mostrar uma tendência ao uso do sistema para conversações entre pequenos grupos (localização). O gráfico é um pouco antigo (em se tratando de Internet, um mês é muita coisa), mas pode mostrar um tipo de apropriação mais local ou um sistema em crescimento. Gostaria de ver os grafos dessas relações. :-)
por raquel (09:24) [comentar este post]


Comentários

Gilberto Consoni (fevereiro 27, 2008 10:02 AM) disse:

Ainda não consegui enxergar um uso muito eficiente para o Twitter. Os usuários que usam para seguir veículos que utilizam para divulgação de links de notícias podem, simplesmente, assinar o feed que vejo como o mesmo. Tem a possibilidade de fazer uma cobertura online de um evento e tal. Mas, na primeira vez que tentei utilizar o sistema para acompanhar um evento (Keynote), o sistema simplesmente trancou devido ao grande número de acessos.

Quanto ao Brasil estar tão bem no gráfico, mesmo que esteja havendo uma boa aceitação pelos internautas daqui, vejo que é importante lembrar que o nosso país é continental. Com um grande número de internautas. Então, acho que para se ter uma idéia da aceitação do sistema, seria necessário comparar com os outros sites daqui. Por exemplo, em relação ao Orkut, que ocupa o 1º lugar nacional, enquanto o Twitter nem figura entre os 100 primeiros.

Gilberto Consoni (fevereiro 27, 2008 10:12 AM) disse:

A propósito, o link para o alexa.com de uma das tuas postagens anteriores tem sido muito útil. Preciso estudar mais esses sisteminhas :D

Gabriela (fevereiro 27, 2008 2:13 PM) disse:

Essas estatísticas tinham sido postadas antes lá no blog oficial do Twitter, e fiquei enrolando para postar no Twitter Brasil. Mas de hoje não passa :P

De qualquer modo, as relações entre os usuários é um fenômeno interessante de ser estudado. (Por exemplo, como o Gilberto pretende encontrar uma utilidade diferente para o Twitter seguindo apenas 2 ou 3 pessoas? :P hehe). De repente também pode ter alguma relação com o tempo de uso ? quem usa há mais tempo pode ter se apropriado da ferramenta de um jeito diferente do que os novos usuários. Tipo, alguém que entre agora pode encontrar vários conhecidos e segui-los (uso mais local, conversações). Já os early adopters não tinham muita opção, e acabaram conhecendo gente nova pelo Twitter. Ou não. Mas dá para viajar bastante em cima desses gráficos :)

Raquel (fevereiro 28, 2008 8:18 AM) disse:

Gilberto: Excelente colocação. Apesar disso, eu tb nao conseguia encontrar nenhum uso muito eficiente para o Orkut em 2004. E mesmo assim, as pessoas usaram como loucas. A coisa legal da apropriação é bem por ai, eu acho, encontrar motivações e usos que não foram pensados antes. :)

harrison (julho 22, 2009 5:13 PM) disse:

bem acho que a importancia do twitter na vida, social, é bem maior do que era antigamente, pois muitas pessoas são adptas à tecnologia em geral, mostando que é possivel se comunicar, se expressar dentro de um espaço que só você e quem te segue sabem, mostrando um convivio com a diferença, muito maior,do que no passado. Globalmente a tendencia é de um maior número, quado se refere a tecnologia a razão pode ser bem maior, quando se entendida a melhor forma de uso do mesmo.
atensiosamente Harrison

harrison (julho 22, 2009 5:14 PM) disse:

bem acho que a importancia do twitter na vida, social, é bem maior do que era antigamente, pois muitas pessoas são adptas à tecnologia em geral, mostando que é possivel se comunicar, se expressar dentro de um espaço que só você e quem te segue sabem, mostrando um convivio com a diferença, muito maior,do que no passado. Globalmente a tendencia é de um maior número, quado se refere a tecnologia a razão pode ser bem maior, quando se entendida a melhor forma de uso do mesmo.
atensiosamente Harrison

Denise (outubro 6, 2009 4:35 PM) disse:

Raquel, estou fazendo o meu Trabalho de Conslusão da Faculdade sobre a utilização do Twitter como marketing de relacionamento. Onde consiguiria dados de faixa etária e genero dos usuários, e de representação de empresas no Twitter?

Atenciosamente, Denise

Comente este post