[03 de março de 2010]

Comunidades, redes e jogos

farmville-pacman-mario.jpgEssa matéria do Inside Social Games toca em um ponto que eu considero crucial para a retenção em jogos (e aplicativos em geral) para sites de rede social: as comunidades que vão emergir nesses contextos. É verdade que, quanto mais atrativo o aplicativo, maiores as chances de que grupos de usuários comecem a procurar espaços para trocar dicas a respeito, sejam em blogs, sites ou mesmo no próprio site de rede social. O interessante aqui, parece-me, é que esses jogos e aplicativos funcionam como motivação para as interações entre os participantes, que depois poderão construir uma estrutura para essa participação que dará origem a uma comunidade.

Já discuti aqui que observamos essa construção em jogos como o Mafia Wars, por exemplo. A participação desses jogadores, conversando e interagindo em outros espaços, construindo novas dimensões de participação, novas hierarquias e novos laços sociais e novas estruturas solidifica o compromisso entre o grupo, o que é benéfico para o aplicativo. Assim, ao ser convocados para uma "guerra", por exemplo, os jogadores mais comprometidos com o grupo tendem a responder e voltar ao jogo, enquanto aqueles que não têm uma conexão mais forte estabelecida poderão não participar. Assim, essa estrutura social da comunidade atua de forma a auxiliar na construção de uma rede de suporte ao jogo. Essas estruturas também criam novas apropriações, permitindo que usos criativos surjam e sejam espalhados (vide, por exemplo, os concursos das fazendas no FarmVille, onde os jogadores são estimulados a criar imagens em suas fazendas através do plantio) e esses usos vão dar "saúde" para o aplicativo, mostrando seu fôlego.

A apropriação desses aplicativos por comunidades, portanto, é uma forma interessante de avaliar o fôlego e a retenção, de um ponto de vista qualitativo. Também podem auxiliar a detectar elementos que podem ser incorporados ao aplicativo, bem como opiniões e percepções a respeito do mesmo nas redes sociais.
por raquel (08:49) [comentar este post]


Comentários

Comente este post