[05 de julho de 2011]

Conversação Online - Pesquisa Exploratória

redesniveis.jpgHá alguns dias pedi a participação das pessoas via Twitter em uma pesquisa, com o objetivo de entender um pouco mais como os sites de rede social são utilizadas para a conversação. O meu objetivo é explorar um pouco como as pessoas compreendem esses sites como ferramentas de interação e que tipo de separação fazem nas práticas conversacionais a respeito deles.

Foram 238 respostas recebidas, 44% de mulheres e 56% de homens. 43% entre 16 e 24 anos e 41% entre 24 e 35 anos. Esses resultados, é claro, estão profundamente influenciados pelo público respondente, já que a pesquisa foi divulgada quase exclusivamente pelo Twitter.

Alguns resultados

Sabemos que as pessoas não usam todas as ferramentas para conversar. Assim, a minha primeira pergunta foi quais ferramentas são usadas para conversar, com abertura para várias ferramentas, inclusive, não focadas em sites de rede social. Nesse universo, 33% mencionaram o MSN (Microsoft Messenger) como principal ferramenta de conversação online. 22% mencionaram o Twitter, que para a minha surpresa, ficou em segundo lugar. Em terceiro, veio o GTalk, com 21%, seguido pelo Facebook, com 16%. Após, aparecem ainda o Skype (5%) e o Orkut (2%).

Esses resultados me surpreenderam um pouco. Primeiro porque a ferramenta onde é mais complicado conversar, o Twitter, apareceu em segundo. O que significa que tem mais gente usando o Twitter de forma conversacional. Também fiquei bastante impressionada com a colocação do Facebook, embora já tenha observado que tem bastante gente usando o Facebook chat no dia a dia (mais do que a combinação GTalk+ Orkut, por exemplo).

Sites de Rede Social e Conversação

Os sites de rede social mais utilizados para a conversação estão o Facebook, o Twitter e o Orkut, o que era esperado, pois são os mais usados no Brasil. Tentei explorar quais eram mais usados para falar com cada grupo da rede social. Focando nos amigos, o Facebook ficou na frente. Para 56% dos respondentes, é o site mais usado para conversar com eles, seguido pelo Twitter (30%) e pelo Orkut (5%). Com relação a "falar com a família", o Facebook tb ficou na frente (30%), seguido pelo Orkut (17%) e o Twitter (5%). Um bom percentual (33%) afirmou não usar nenhum SRS para falar com a família. Para conversar com contatos profissionais, surpresa: o Twitter pulou na frente com 30% das respostas, seguido pelo Facebook (13%) e o Linkedin (12%). Interessante notar que eu perguntei a respeito de conversação. Talvez, se a pergunta fosse focada em "browsing" o Linkedin pulasse na frente. A mim parece que o Linkedin é o espaço para "olhar" contatos e ver currículos, enquanto o Twitter oferece um espaço mais dinâmico para "seguir" e manter esses contatos profissionais. Na pergunta a respeito de "conhecidos", o Facebook de novo na frente (47%), seguido pelo Twitter (32%) e pelo Orkut (12%).

Vemos, portanto, que o Facebook parece ser o site mais apropriado para conversação, seguido pelo Twitter. Entretanto, talvez devido ao caráter caótico da conversação síncrona no mesmo, o Facebook seja mais usado por boa parte das pessoas (é mais fácil manter o contexto conversacional ali, o que significa que as conversações são mais facilmente recuperadas e podem durar mais). O próprio caráter efêmero do contexto no Twitter proporciona que as conversações tenham dificuldade em emergir por ali.

Esses resultados apontam para o fato das pessoas apropriarem sites de rede social diferentes para conversações diferentes (síncronas ou assíncronas) e com diferentes círculos sociais. Assim, por exemplo, o Twitter apareceu com um caráter profissional importante. O Facebook, por outro lado, aparece com um caráter mais "social" (hangout). Isso parece implicar em uma velha hipótese que já dividi aqui: As pessoas separam suas redes sociais em diferentes sites, organizando a manutenção de contatos e as personas de acordo com essas apropriações (ou "planos de sociabilidade").
por raquel (10:23) [comentar este post]


Comentários

Sergio Ricardo (julho 5, 2011 10:39 AM) disse:

Muito bom seus artigos Raquel, parabéns! Agora uma sugestão, estão faltando os botões no seu blog para compartilhar com as redes sociais. Coloca ai pra ajudar a gente a divulgar. Abs

Leandro Rossi (julho 5, 2011 10:49 AM) disse:

Interessantíssimo! Será que as respostas relacionadas ao Facebook levam mais em conta postagens em murais e comentários de atualizações, ou estão considerando o chat interno da rede e mensagens fechadas aos usuários? Vale pensar: com a união do chat do Facebook ao programa MSN, essa rede social leva uma enorme vantagem na conveniência e pluralidade de formas de contato com a sua rede - mas não agrega o "profissionalismo" que o Twitter obteve, possivelmente por ser uma ferramenta mais limitada e menos atrelada à jogos, vídeos, etc...

Tatiana (julho 7, 2011 12:29 PM) disse:

Olá,

Meu nome é Tatiana Dias e trabalho para uma empresa de Comunicação e Marketing, na Espanha. Gostaria de saber se te interessa colaborar com uma campanha de publicidade. Nosso cliente está relacionado com a temática do seu blog (educação).

Se está interessada na proposta, não deixe de entrar em contato comigo em este mesmo e-mail.

Atenciosamente,
Tatiana A Dias

Comente este post