[20 de janeiro de 2010]

Crescimento do Twitter é reduzido. E sua influência?

twitter.jpgDados recentes divulgados pela HubSpot mostram que o ritmo de crescimento do Twitter decresceu bastante ao redor do mundo, coisa que o último relatório do Ibope/Nielsen também demonstrou estar ocorrendo também no Brasil (redução do número de usuários entre o meio do ano e o final). No entanto, o trabalho da HubSpot mostrou que, apesar da redução do número de usuários, os que se mantém na ferramenta estariam mais engajados (usando mais a ferramenta). Outro estudo realizado pela Semantic Hacker também divulgado há alguns dias, trouxe outros dados interessantes sobre o uso da ferramenta. De acordo com ele, a segunda língua mais usada no Twitter hoje é o Português, o que leva a conjectura dos analistas de que o Twitter seja bastante popular no Brasil, mais do que no restante da América Latina. Na verdade, de acordo com o relatório do Ibope/Nielsen, o Twitter é o segundo site de rede social mais visitado do Brasil, atingindo 8,8 milhões de visitas em novembro de 2009 (apesar do decréscimo em relação ao meio do ano).

Twitter como Rede de Influenciadores

Ou seja, pelos dados divulgados podemos observar que, apesar do Twitter estar reduzindo o ritmo de crescimento, ele ainda é uma ferramenta bastante popular (em termos de Internet) no Brasil. Mas o que me parece mais importante salientar é que, apesar dos pesares, o Twitter parece ter um papel fundamental na convergência entre as mídias mais "tradicionais" e a Internet. Todos sabemos que o Twitter tem sido usado por aqui por veículos de comunicação como jornais e revistas para amplificar o alcance de suas matérias, bem como, por jornalistas e trabalhadores de mídia, para angariar informações que possam virar pautas e medir a audiência relativa daquilo que divulgam.

No início do ano passado, eu e a Gabriela Zago conduzimos um estudo onde observamos que um dos principais usos do Twitter, na época, já era a busca e a reverberação de informações, mais do que a conversação. Recentemente, outros trabalhos também apontaram essa tendência, onde a maioria dos usuários brasileiros usa a ferramenta para informação.

Toda essa apropriação, no entanto, é um reflexo de uma uma pequena esfera de influenciadores: usuários que, apesar de poucos em número, possuem uma capacidade de amplificar as informações muito maior (como é o caso dos jornalistas, por exemplo, que vão trazer para os veículos tradicionais ou online pautas que foram observadas no Twitter). Com isso, o "barulho" produzido pela ferramenta é amplificado, gerando uma percepção maior de impacto, que é desconectada do seu número de usuários.

Twitter, Convergência e Big Brother

No entanto, apesar do Twitter ser popular entre os chamados influenciadores, ele nunca foi uma ferramenta popular para o público geral da Internet brasileira. Para o usuário comum, que deseja utilizar a Rede para lazer e informação, o Twitter ainda é de difícil adoção e retenção, exige uma certa dose de paciência em angariar uma rede de informações que seja relevante e em compreender o funcionamento que nem sempre é compensatória. Assim, muitos que criam contas acabam tornando-se rapidamente inativos no sistema.

No entanto, mesmo com a redução do número de acessos, o Twitter parece ter sido levado ao mainstream da convergência midiíatica mais uma vez, através da recente adoção da ferramenta no Big Brother Brasil. A aposta da Globo foi interessante não apenas pela adoção da ferramenta como uma das formas de comunicação entre os participantes e o público, mas igualmente porque uma das participantes parece ter sido escolhida pela sua popularidade (e polêmica) no Twitter. Embora não saibamos exatamente qual será o impacto dessa convergência, o uso do Twitter no Big Brother Brasil parece ser um passo significativo nela. Enquanto a audiência do programa ultrapassa a audiência tradicional da Internet, o uso da ferramenta tende, ao menos a consolidar uma influência na mídia tradicional, enquanto forma de convergência e de amplificação do impacto das informações.
por raquel (09:34) [comentar este post]


Comentários

Thiago Almeida (janeiro 22, 2010 12:58 PM) disse:

Olá Raquel,

Recentemente adicionei o seu blog nos meu feeds e desde então venho acompanhando os seus textos.

Mas este comentário é porque preciso de uma opinião sua, pois um dos fundadores da empresa onde trabalho, aqui na Alemanha recebeu uma intimação da prefeitura da cidade de Mannheim, onde estamos, para que ele desista da conta do Twitter "Mannheim" que foi registrada por ele em 2007 ou ele enfrentará uma ação judicial.

Contactamos advogados, e como não existe precedentes, nenhum pôde afirmar o que pode acontecer.

Nossa idéia então foi consultar a comunidade interessada em mídias sociais em diferentes países para tentar compreender a melhor maneira de agir, porque achamos a atitude deles simplesmente ridícula.

Escrevemos um post no nosso blog sobre isso: http://www.mikogo.com.br/2010/01/22/mannheim-ameaca-processo-para-entrar-no-twitter/ caso você queira saber os detalhes.

Mas nós gostaríamos muito de ouvir uma opinião sua.

Att,
Thiago Almeida
thiago@mikogo.com
http://www.mikogo.com.br/
The Mikogo Team

Blog de Um Brasileiro (janeiro 24, 2010 1:08 AM) disse:

Olhe bem. Vou expressar uma opinião que certamente não concordará. Acho o twitter um dos instrumentos mais bizarros que já apareceu. Pelo menos da forma que vem sendo usado.
Eu não tenho, mas minha esposa tem. De vez em quando vejo uns comentários.
-Nossa, meu cabelo tá feio;
- Soltei um pum fedido;
- Hoje fiquei sem beijar na boca;
- Etc, etc, etc.
Enfim, uma ferramenta que, em 80% dos casos, é usado para banalidades e frugalidades. Mais um exercício da falta do que fazer.
Nos 20 % restantes sobram para a imprensa, propagandas, produtos.
Bom texto o seu. Abraços

Clara Vanali (janeiro 30, 2010 4:41 PM) disse:

Olá Raquel, tudo bem?
Meu nome é Clara Vanali, sou jornalista, estou fazendo uma reportagem para a revista VEJA sobre mulheres nas redes sociais. Você pode me passar um contato direto por favor? Obrigada.

André Santos Chiapetta (janeiro 31, 2010 11:19 AM) disse:

Olá Raquel! Acredito que você expôs no post muita coisa legal sobre o twitter, como o comentário do "blog de um brasileiro" eu acredito que por parte ele tenha razão, já que as pessoas não utilizam a ferramenta como forma de transmitir algo valioso para a comunidade, acaba se tornando algo como um microblog de fato. Podemos refletir sobre isso já que a proposta inicial do twitter era realmente disponibilizar um micro blog, e não uma rede social para pensadores do mundo moderno.
Em relação ao número de pessoas brasileiras que utilizam o serviço, bem, eu acredito que os brasileiros utilizam o twitter de forma mais apaixonada, de forma intensa. Você poderia ter comentado mais sobre o uso das personalidades no twitter por exemplo, já que é uma ferramenta que aproxima os fans de seus idolos, e eu digo isso porque acompanho a carreira de Marcos Mion (que inclusive utilizou o microblog em seu programa de forma que fosse transmitido ao vivo, dando uma arranhada nesse conceito de interatividade, ja podemos imaginar o avanço da TV com as redes sociais, será que daqui um tempo veremos em nossa tela de tv apenas um quadradinho de programação e o resto com janelas de nossas redes sociais sendo atualizadas constantemente?
abs.:

Priscylla Duarte (fevereiro 23, 2010 8:21 PM) disse:

Bem, sem sombra de dúvidas o Twitter é uma ferramenta de divulgação de conteúdo e notícias. Dias desses conversando com uma amiga perguntei a ela o porquê de não ter aderido ao twitter, ela respondeu que achava sem graça ficar colocando fatos corriqueiros do dia a dia dela. Pensei: ela tem toda a razão. Se a princípio a plataforma foi gerada para esse meio ( uma vez que partimos do presuposto que nos interessamos em saber o que o outro está fazendo) na verdade observeou-se uma ferramenta eficaz de comunicação de conteúdo relevante. Muitas outras plataforma, também caminham para esse lado das plataformas digitais de comunicação e publicidade, como o Facebook, com os aplicativos. Excelente post Raquel, te acompanho dos artigos do jornalista da web e baixei o teu E-book vou começar a ler e comentá-lo em meu blog. Também estou escrevendo um E-book a respeito de mídias sociais/redes sociais, assim que terminá-lo te passo para que leia-o e comente-o
Abraços.

Comente este post