[27 de julho de 2005]
EUA poderá invadir o Brasil
Idéias de teoria da conspiração a parte, eu realmente acho que seria um péssimo negócio para os Estados Unidos "intervirem" no Brasil. Se o objetivo é "deter a américa latina", os americanos não precisam fazer nada, só olhar. A gente já mostrou que o País é bem eficiente em se auto-sabotar. Recentemente, o Brasil elegeu um presidente "de esquerda" (aspas totalmente propositais) que prometia mundos e fundos sociais, pra educação, pra saúde... Não deu bem dois anos de mandato, e a cartilha do FMI foi rigorosamente seguida. A Reforma da Previdência passou. As estatais foram todinhas privatizadas (com altas denúncias de falcatruas no processo). E como se não bastasse, escândalos que a gente não via desde a época do Collor, começaram a aflorar por todos os lados: Mensalão, malas de dinheiro, dinheiro nas cuecas... Todos devidamente vinculados a pessoas-chave do governo Lula. É, o nosso presidente provou-se ou um ingênuo completamente despreparado e sem condições de governar o País ou um corrupto. Não sei qual das duas é pior.
Resumo da ópera: O Fidel está completamente desinformado, pobre alma. Se ele soubesse o que se passa no Brasil, não diria que os Estados Unidos querem "intervir" no País para "deter a América Latina". Afinal de contas, se a América Latina ainda tinha esperança no Brasil, vai morrer esperando sentada, coitada. A gente acabou de destruir a história e falir com todas as ideologias. Não ficarei nada surpresa se a democracia falir neste País também, junto com o processo. Então, quem precisa de intervenção externa?
por raquel (12:46) [comentar este post]



Comentários
Lady A (julho 27, 2005 2:29 PM) disse:
na boa, os EUAestão é assistindo de camarote aauto-sabotagem.. é foda... to sem comments até achar um sistema melhor, malditos stalkers!
Pablo (julho 27, 2005 3:54 PM) disse:
Com certeza, não há motivos para uma intervenção. Odeio essas teorias conspiratórias. Talvez por isso tenha achado um saco o "Código da Vinci".
Sinceramente, não sei em quem votarei nas próximas eleições. Heloísa Helena? Será?
Bjo.
Guigah (julho 27, 2005 7:01 PM) disse:
Assim como a modernidade é tardia a democracia também é tardia. Não se pode esperar que a autonomia da AL comece pelo Brasil. Tem gente com mais moral que nós para isso que já passou pelos mesmos processos sociais e consegui formar uma sociedade mais participativa. O clientelismo que está disseminado não só na política mas nas relações das pessoas traz raízes históricas profundas e explica um pouco esta situação. O melhor adjetivo pra isso tudo é curioso, já que ninguém sabe mais para onde correr nem para onde atirar. Pode ser doloroso mas é a primeira vez que simplesmente não sabemos o que vai acontecer. Já tivemos a tese e a antítese, e agora? Segue a dialética? (segue o ar retórico da pergunta)
deysi (julho 27, 2005 7:13 PM) disse:
Heloisa Helena pra presidente!!!!!!!!!!
Pase (julho 28, 2005 12:42 AM) disse:
O governo do Paraguai aprovou a criação de uma base militar dos EUA no solo guarani. Algum interesse p. fazer isso eles tem, nem que seja colocar o Alexi Lalas pra treinar com o Gamarra e o Rivarola :P
bj
MC (julho 28, 2005 3:26 PM) disse:
Vou lançar uma campanha "Volta ditadura, volta por favor!"
Cuca (julho 28, 2005 4:36 PM) disse:
O motivo pelo qual Fidel disse que seríamos invadidos é ridículo. Agora, sob uma alegação "ecológica" de que estaríamos destruindo a Floresta Amazônica que eles consideram patrimônio mundial, eu realemente temo tal ação. Eles têm bases militares na América Latina e, por muito menos, já invadiram outros países. Esse argumento verde, não tenho dúvidas, que teria muito mais simpatia da ONU do que qualquer desculpa esfarrapada para invadir países do golfo.
Andrew (julho 30, 2005 1:59 AM) disse:
Falando como um americano (meio abrasileirado), posso dizer com certeza absoluta que nem o governo norte-americano, em o povo norte-americano, tem interesse qualquer em invadir o Brasil. Umas coisas para lembrar:
1. Quem falou isso foi Fidel Castro, que tem uma grande queixa com os EUA e vai falar qualquer coisa para ganhar apoio e tirar a atenção internacional das suas falhas na área de diteitos humanos.
2. Mesmo depois de um ato de terrorismo na sua própria terra no dia 11 de setembro, 2001, o povo americano não está totalmente unido na questão da guerra contra terrorismo. Sem duvidas eles iam protestar vigorosamente uma invasão à america latina.
Creio eu que o que deve preocupar os brasileiros mais do que uma invasão notre-americana é a corrupção que existe nas suas próprias países, e os lideres que querem ignorar esse problemas e culpar os EUA pelos problemas (exemplo: Hugo Chaves).
(perdoa qualquer erro no português, ando meio enferrujado)
Su (julho 31, 2005 11:13 PM) disse:
Há intervenções e intervenções. Enviar sinais para barrar o sinal da Telesur ou criar uma coordenadoria para gerenciar seu programa para promover uma 'transição democrática' em Cuba ou, ainda, não abrir mão de seu monopólio sobre a internet me parecem intervenções bem determinadas e objetivas. Devem fazer parte de uma agenda que deixa tudo certinho para uma eventual "guerra preventiva".
E tudo notícias desta semana :)