[20 de março de 2008]

Leituras de Quinta

Uma geral sobre as excelentes coisas que li esta semana na Web.

# O Henry Jenkins falando sobre The Moral Economy of Web 2.0 (parte 1 e parte 2). Ele fala da Cultura de Convergência, das mudanças de produção e consumo na mídia, do trabalho dos produsers, e etc. A parte mais interessante, para mim, é a questão da "economia da moral", que ele define como:

"Moral economy" refers to the social expectations, emotional investments, and cultural transactions which create a shared understanding between all participants within an economic exchange.


A idéia é muito parecida com as aplicações de capital social nas redes que tenho estudado, principalmente porque essas aplicações acabam resultando em algum tipo de ganho, embora nem sempre econômico.

# A Suzana Gutierrez fala de um dos livros que mais me inspirou quando eu estava pensando nas questões da tese, o Sync, do Strogatz. A questão da sincronia é muito interessante como dinâmica social observada em blogs, fotologs e em outras ferramentas.

# O Ecuaderno postou um vídeo do Arthur C. Clark, inspiração para todos os cientistas e leitores de ficção científica do mundo. Eu sempre digo aos alunos que a ficção científica fala do futuro e dos anseios mais profundos da humanidade. O Fabio Fernandes postou uma lista dos livros mais importantes dele com uma pequena resenha.

#O Fred Stutzman faz uma crítica às ferramentas de privacidade desenvolvidas pelo Facebook. Considerando-se que a privacidade é considerada a grande preocupação e o maior problema nos sites de redes sociais, vale dar uma olhada.
por raquel (08:05) [comentar este post]


Comentários

adri amaral (março 20, 2008 8:29 AM) disse:

Raquel, só uma questãozinha: a FC não fala do futuro, ela fala do presente criando uma extrapolação do futuro :) mas é isso ai, tem mais é que mandar ler FC mesmo!

Raquel (março 20, 2008 8:34 AM) disse:

Acho que nao expliquei direito. O que eu digo é que a FC sempre traz, no passado, aspectos de coisas que vão ser pesquisadas e que acabam aparecendo no futuro justamente pq reflete os anseios da humanidade. :D

Mas concordo contigo. Acho que é presente, que se realiza no futuro. hahahahah Tri Lévy!!!

adri amaral (março 20, 2008 8:57 AM) disse:

Sim, agora está bem explicado...rs É que sabe como é pesquisador ... se fica um conceitinho mal amarrado já pode gerar confusão hehehe bjo

Urubu (março 20, 2008 10:39 AM) disse:

outra questãozinha: Arthur C Clarke foi um cientista antes de um escritor de sci-fi. E inventou o satélite geoestacionário, entre outras coisas - quase todas nos livros de sci-fi, porque cientista que é bom não viaja na batata :P

Raquel (março 20, 2008 11:15 AM) disse:

Urubu: Pois é mesmo! Eu não sabia dessa, fiquei sabendo lendo textos sobre ele nessa semana. Que coisa incrível!

Urubu (março 21, 2008 4:27 PM) disse:

quando eu crescer vou ser como ele! A genialidade eu não tenho, mas não faz mal, o que eu quero mesmo é passar o meu tempo curtindo e escrevendo sci-fi :)

Comente este post