[18 de dezembro de 2008]

Mapeamento de Redes Sociais: Conversação e Mídia Social

Como todos sabem, o estudo das redes sociais na Internet tem chamado a atenção dos pesquisadores, estudiosos, profissionais de mídias sociais e curiosos a respeito do assunto. Todo esse interesse acontece, basicamente, porque a Internet permitiu que se visse, em larga escala, essas redes. Vou comentar alguns apontamentos de meu trabalho.

Redes Sociais e Sites de Redes Sociais

Redes sociais são metáforas. Metáforas estruturais que permitem que os grupos sociais sejam representados e que sua estrutura possa ser compreendida. Além disso, o estudo dessa estrutura auxilia a perceber, por exemplo, os possíveis caminhos de uma informação no grupo; quais atores são mais centrais ou influentes e etc. Na Internet, o estudo dessas redes ficou facilitado porque, online, os rastros das conexões são mais evidentes, pois permanecem no ciberespaço, principalmente através dos sites de redes sociais (lembrando que a rede é expressa no site, mas o site não é a rede).

No entanto, há diversos tipos de rastros deixados no ciberespaço. Mais comumente, são utilizados para mapear essas redes, os links, que são conexões per se. No entanto, minha proposta, nos últimos anos, é que estudemos não mais os links (ou apenas eles), mas as conexões forjadas através das interações entre os atores, ou seja, as conversações mediadas pelo computador. A rede obtida através desse estudo é completamente diferente da rede mapeada apenas pelos links. Vejam os exemplos:

Rede A
rede1.jpg
Na rede A, por exemplo, vemos uma rede ego-centrada, mapeada a partir dos comentários recíprocos de um fotolog durante um mês (2 graus de separação). Vemos que o fotolog, que não é especialmente popular no sentido da quantidade de links (apenas 7369 nós faziam parte das conexões da rede), mas com uma quantidade grande de comentários trocados entre os mesmos atores, mostrando uma clusterização da rede. Há um total de 970 interações trocadas, por exemplo, entre apenas 82 nós que representam um atores, e uma média de 4,21 comentários por ator. Se analisarmos ainda o conteúdo dessas conversações, veremos uma pluralidade de informações e capital social gerado.

Rede B
rede2.jpg
Na rede B, vemos novamente uma rede ego-centrada mapeada a partir dos comentários recíprocos de um fotolog durante um mês (2 graus de separação). Esse fotolog era bastante popular, com uma imensa quantidade de conexões (78439 nós estavam conectados na rede original). Mas quando reduzimos a rede apenas aos comentários recíprocos, vemos que esta se desestrutura, em vários pequenos clusters. Apenas 294 nós permanecem na rede como atores realmente ativos e apenas 1410 interações entre os atores. Há uma média de apenas 1,34 comentários por ator. Se analisarmos ainda o conteúdo dessas conversações, veremos que há apenas assuntos amenos e uma ou outra troca que implique em algum tipo diferente de capital social.

O que podemos aprender desses exemplos?

Links não implicam necessariamente em influência na rede. Um fotolog como o ego da Rede B, por exemplo, é muito popular, mas é incapaz de gerar conversação nos nós que estão conectados a ele. Se mapearmos a conversação desse nessa rede, veremos que o papel do fotolog em questão é mínimo e que a rede é desestruturada em torno dele (como mostra a figura). Ou seja, ele é bastante visível, mas não necessariamente influente na rede e capaz de gerar conversações. Esse nó tem tem um aspecto broadcast na rede.

Já o nó ego da rede A é mais influente em termos de gerar conversação. Mapeando a rede a partir dele, vamos que há uma quantidade enorme de conversações geradas e de informações trocadas. Assim, um nó mais popular não é necessariamente um nó ativo na rede. Se levarmos em conta as conversações, há uma força muito grande dos grupos mais descentralizados, que implicam em mais trocas entre os atores, mais capital social construído e maior influência na difusão de informações.

Assim, mapear uma rede pela conversação pode indicar coisas diferentes do que uma rede mapeada apenas através dos links. Na observação da conversação, vemos redes menores, mais clusterizadas, que mostram influências diferentes e capital social mais variado, além de laços mais multiplexos. É uma rede dinâmica, que se morifica o tempo todo. É uma rede emergente. Em uma rede mapeada apenas pelos links, vemos uma rede estável, que exige menos esforço dos atores envolvidos e por isso, é maior. Mas não necessariamente tem uma construção de valores significativa e uma influência total.

Mídia Social e Mapeamento de Redes Sociais

Mapear uma rede social na Internet é um processo trabalhoso, mas que pode auxiliar a compreender melhor como as ferramentas são apropriadas pelos grupos sociais e que tipos de grupos sociais surgem de cada uma delas. Essas duas informações são fundamentais para quem trabalha com mídias sociais, pois ajuda a compreender o comportamento dos atores, sua influência e como a rede social está representada ali. Essas são informações preciosas para selecionar que tipo de ferramenta pode ser escolhida para cada campanha e que tipo de nó pode ser apontado como influente para cada objetivo. Links indicam determinados valores, conversações, indicam outros.
por raquel (10:05) [comentar este post]


Comentários

Ricardo Oliveira (dezembro 18, 2008 12:23 PM) disse:

Olá Raquel,

Sou aqui de João Pessoa (aquele da monografia sobre convergência no Brainstorm#9) e tenho ficado extremamente empolgado com seus estudos sobre mídias sociais e Twitter. Ainda mais agora que fui aprovado no mestrado de comunicação daqui e meu objeto de estudo serão as transmissões participativas do Roda-Viva, que integram live-blogging, twitter e flickr. O que gostaria de saber, era o seguinte: pra mim, esses seus textos já estão servindo como referência e tal. Mas existe alguma previsão de publicação de artigo com esse conteúdo que vc tem publicado aqui?

abração

Lia (dezembro 18, 2008 1:25 PM) disse:

Completamente off-topic, mas é que não consigo te mandar direct messages pelo twitter: se tudo der certo hoje, você vai ganhar essa cesta de produtos Talento (provavelmente só no ano que vem, mas uma delas é tua, ha ha).

Beijão (e obrigada pelo teu trabalho de pesquisa, sou apaixonada por esse tema!)

raquel (dezembro 19, 2008 7:15 AM) disse:

Oi Ricardo! Tem sim, ali na sessão de papers tem bastante coisa, mas ainda tem 2 ou 3 artigos que não coloquei porque estão aguardando a publicação, mas em breve, coloco. :)

raquel (dezembro 19, 2008 7:16 AM) disse:

Oi Lia! ebaaaa! :D hehehehee

Carlos d'Andréa (dezembro 19, 2008 10:42 AM) disse:

Oi, Raquel, você já postou sobre os softwares disponíveis para análise de redes sociais na web? Se não, vale pedir um post sobre isso? Abs, Carlos

raquel (dezembro 20, 2008 8:03 AM) disse:

Oi Carlos! É uma boa idéia, vou pensar pra 2009. :D

Fabiano Cruz (janeiro 3, 2009 12:40 PM) disse:

Ótimo post Raquel e replico a pergunta do Carlos d'Andréa. Seria realmente interessante ver os softwares disponíveis para esta mensuração da análise das redes sociais.

Feliz '09 e sucesso.

Eduardo (março 17, 2009 2:02 PM) disse:

Olá Raquel, parabéns pelo post, também gostei da idéia dos softwares...

raquel (março 18, 2009 3:50 PM) disse:

Valeu Eduardo!

Suellen (agosto 17, 2010 4:22 PM) disse:

Olá Raquel, adoro o seu trabalho, sou mestranda na área de educação, na linha de informática na educação, no momento estou no meu trabalho prático e estou precisando de umas dicas de ferramentas para fazer esse mapeamento das interações em redes sociais, se você puder me passar alguns nomes ficarei muito grata.
Abraços.

gabriel jesus santos (abril 27, 2012 12:09 PM) disse:

oi Raquel,
eu vou apresentar um seminário na proxima quarta-feira sobre os seus estudos de redess e sujeitos cujo tílolo é: diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo conputador e as redes sociais na internet. pois bem eu gostaria que vc mim enviasse como foi ter feito essa pesquisa e aque conclussão você chegou com relação ao mapeamento de redes.
um grande abraço e espero sua resposta!

Att,

Gabriel de Jesus estágiario-Assessor de Comunicação
Ministério Público do Trabalho, 5ªRegião
55 71 3324 3460
55 71 9297 5195

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