[11 de abril de 2006]

MySpace Economy

- Matéria da Wired e Forbes fala da "MySpace Economy", ou seja, da economia emergente do MySpace, o mais popular software social dos EUA.

Like mega-sites eBay and Google before it, MySpace is creating its own economic ecosystem, populated by small businesses that do everything from helping users decorate their profiles to creating tools that let advertisers target MySpace users.


É interessante que a matéria chama a atenção para ferramentas desenvolvidas pelos próprios usuários, que permitem a maior personalização dos perfis, decorações "diferentes" e propaganda. O MySpace é, nos EUA, um fenômeno semelhante ao Orkut no Brasil. Fenômeno semelhante aconteceu também no Orkut, onde o famoso site "meuorkut" proporciona ferramentas de SPAM que enloquecem uma quantidade significativa de usuários. O que chama a minha atenção é para a questão da economia emergente no sistema social, baseada, inicialmente em trocas no sentido de construir reputações e preparar terreno para outras ferramentas, desta vez, pagas. A economia de troca, emergente em qualquer sistema que lide com pessoas, é evidenciada na Internet a partir da necessidade das pessoas de realizar funções que não são permitidas pelo sistema, usando assim, sistemas alternativos. Obviamente que tal comportamento deve tornar-se abusivo um sem-número de vezes. Interessante observar como as pessoas tentam regular esse abuso e como o sistema, por si, reage.
por raquel (08:14) [comentar este post]


Comentários

MC (abril 11, 2006 8:22 PM) disse:

Economia da dádiva :P

gabi (abril 12, 2006 8:10 PM) disse:

www.myspace.com/notgabi
:)

Comente este post