[26 de março de 2007]

O fim do Orkut?



alexa.png


Hoje estava conversando com uns amigos e fazendo umas buscas no Alexa quando notei algo curioso: uma queda considerável no tráfego do Orkut (vide gráfico).

Em 2006, acompanhando o tráfego pelo Alexa, notou-se um crescimento quase exponencial das buscas pelo Orkut (linha azul). Esse aumento é bastante posterior à adoção massiva que aconteceu no Brasil em 2004 e 2005 (que não aparece no gráfico), possivelmente devido a um não-uso da barra do Alexa pelos usuários brasileiros. Assim que o crescimento de 2006, juntamente e proporcionalmente com o do Fotolog (linha verde), parece ter sido uma conseqüência direta não da adoção dos respectivos sistemas, mas simplesmente da adoção do Alexa. Outro indício seria a aproximação do Orkut com o MySpace (linha vermelha). Como o Orkut não tem - aparentemente- aumentado o número de usuários americanos, a explicação mais plausível parece ser a de que algum grupo representativo de usuários do Orkut e Fotolog (o Brasil, possibilidade mais concreta) adotou o Alexa.

Enfim, em 2006 o Orkut se aproxima bastante do MySpace, mas ao final do ano, começa a cair vertiginosamente, enquanto o MySpace retoma o crescimento. Será esse um indício de que o uso do Orkut esteja caindo dentro de um determinado grupo de usuários que também utiliza o Alexa? Será um indício de uma nova onda de adoção do MySpace entre usuários do Orkut? Estranhamente, o fluxo do Fotolog permanece estável no período, mostrando que a oscilação está mesmo no Orkut.

Parece, do ponto de vista do meu trabalho qualitativo, que está mesmo acontecendo uma saturação no uso do Orkut, que vem desacelerando desde 2006. Na época, principalmente pelo banimento do sistema, por parte de todos os administradores, e a proibição de acesso em repartições públicas, empresas e universidades. No entanto, a quantidade de novas apropriações, um dos principais indícios da "vitalidade" de um sistema social, também parece ter estagnado. A falta de novas ferramentas, a falta de novidades significativas e a queda da utilidade perceptível também apresentam entraves. A última "mania", o projeto de apagar os recados para proteger a privacidade, parece ter contribuído de algum modo para esse desencanto. Com o espalhamento do comportamento, é cada vez mais difícil aos usuários "xeretar" pelo Orkut, um dos usos que mais popularizou o sistema. Além disso, a parte de mensagens para o celular, que comentei algum tempo atrás, não funcionou em todo o Brasil tão bem quanto deveria, rapidamente caindo no ostracismo tanto pela falta de usabilidade, quanto pelos problemas da operadora. A última novidade, o aparecimento da propaganda, pode representar o golpe final: O sistema já é cheio de spam através de scraps, comunidades e etc. Será que os usuários aguentarão mais propaganda ainda? E nos perfis, nas suas comunidades e recados?

A verdade é que tenho uma percepção um tanto o quanto negativa. Não vejo uma possível inovação que possa acontecer rápido o suficiente para gerar um novo foco de interesse e tráfego no sistema. Penso que o único modo de gerar algo assim seria criar alguma forma de interação no Orkut, uma que pudesse ser apropriada por comunidades emergentes e que conseguisse gerar um novo foco de interesse e de capital social. Talvez isso aconteça porque a arquitetura do Orkut permita já, por si só, uma quantidade limitada de apropriações, ao contrário dos weblogs, fotologs e mesmo do MySpace, muito mais abertos. Talvez porque o grande barato do sistema, mostrar sua rede social, tenha atingido já o limite (tal qual o limite de mil amigos, ainda em uso), colocando todos os "famosos" no mesmo patamar e inutilizando uma das apropriações que inicialmente deu força ao Orkut.

Enfim, é um bom tema para debate. A análise acima é pseudo-científica, já que não tenho como saber se efetivamente o tráfego está caindo, apenas tenho a intuição de que a utilidade e a apropriação estão. Também não está baseada em dados completos e reais, já que não tenho acesso a quaisquer dados que não os da minha pesquisa. De qualquer forma, vale a discussão. O que os leitores pensam?
por raquel (17:37) [comentar este post]


Comentários

Adri Amaral (março 26, 2007 6:19 PM) disse:

pois é raquel, eu mesma acesso muito menos o orkut do que acessava há alguns anos, acho q é um processo de estabilização da rede social, mas ´eum chute... depois eu falo mais sobre isso

MC (março 26, 2007 6:26 PM) disse:

Belo post! Lendo ele eu achei o artigo que estou escrevendo um lixo, não pelo conteúdo, já que nem tem a ver com Orkut, mas pelo modo como escrevo. Como eu queria escrever que nem tu. Em um pequeno post, um monte de informação... já eu, escrevo parágrafos e parágrafos pra dizer uma coisinha de nada aaaaffff... inveja hehehehe

Quanto ao Orkut, ando achando aquilo um marasmo, mesmo :P

marcia (março 26, 2007 9:49 PM) disse:

acho que vc matou a pau quando identificou os problemas. é claro que apagar scraps retirou do orkut seu grande charme, que é espiar com quem os outros estão interagindo, o que estão dizendo e como se comportam.

o problema dos scraps é que as pessoas geralmente utilizam o orkut como algo "sério" e acabam fornecendo informações privadas em local público. ou seja: a falta de compreensão sobre o orkut como ferramenta de comunicação (e sua distinção do e-mail, dos blogs, do msn etc.) acaba sendo um tiro no próprio pé.

eu me divirto muito, e é apenas isso. desisti das comunidades há muito tempo, não apenas porque elas eram veículo de spam, mas também porque a discussão geralmente não avança, a menos que haja um mediador interessado e presente (e disposto a atitudes antipáticas como excluir os inconvenientes).

se o orkut investisse na inclusão de links preferidos, por exemplo, e permitisse maior mobilidade, seria mais presente.

também existe muito preconceito em relação ao orkut. se vc estiver no seu local de trabalho, com uma janela do orkut aberta, todos pensam que vc não está trabalhando. então vc não entra, ou esconde, ou age furtivamente, o que é ridículo. eu assumo para todos que uso, sim, sempre que tenho tempo. mantenho um contato virtual com pessoas divertidas e acho que o orkut revela uma multiplicidade de personalidades, temperamentos e conceitos (preconceitos também) muito interessante de ser observada.

Raquel (março 27, 2007 7:51 AM) disse:

Marcia,

Sobre isto que disseste do preconceito com o Orkut: É justamente uma burrice. Nunca entendi porque as repartições públicas e empresariais consideram qualquer tipo de ferramenta social uma "perda de tempo". Na realidade, essas ferramentas podem ser completamente úteis! Um MSN bem utilizado, por exemplo, pode desobstruir diversos fluxos de comunicação, permitindo que as informações trafeguem mais facilmente dentro da rede da empresa/instituição. Ao mesmo tempo, permite que os funcionários "falem bobagem" uns com os outros, que permite a criação de capital social, que é crucial para que as pessoas "vistam a camiseta". O mesmo eu acho do Orkut: As pessoas ali podem interagir, gerar capital social, tirar dúvidas e mesmo, criar novos canais de comunicação. :P Mas todo mundo só vê o uso negativo. :P

Vai entender...

Maroto (março 27, 2007 8:45 AM) disse:

uma vez me falaste que haviam ciclos de enxugamento e crescimento do número de usuários do Orkut. Sabendo disso, eu comecei a intuir que as retomadas de crescimento eram sempre a entrada de um novo grupo no Orkut - grosso modo, associado a níveis de educação e renda. Nunca tive tempo nem saco de tentar fazer uma pesquisa séria disso, mas o fato é que no meio do ano passado um projeto de telecentros de SPaulo entrou em contato comigo porque os usuários do telecentro estavam direto no Orkut. Alunos de escolas públicas eu já sabia... enfim, o povão chegou ao Orkut. Nada contra (aliás, o povo de SPaulo me ofereceu uma consultoria para dizer como fazer os caras pararem de usar o Orkut e passarem a usar a internet para 'coisas úteis' e eu fiz um discurso sobre essa inclusão sacana em que o incluído faz o que eu digo, não o que eu faço - resultado: fiquei sem a grana da consultoria :( )
Mas, voltando ao assunto do post, a questão que me parecia crucial, e que agora o teu gráfico parece expressar é a seguinte: se periodicamente um grupo enche o saco do Orkut, sai, e o sistema só continua porque outro grupo entra, o que acontece quando não houver mais grupo novo fazendo fila na porta? Acho que é isso o que aconteceu... o último ciclo foi o do pessoal dos telecentros, agora eles estão se cansando e saindo também, não há mais brasileiros na fila (e o Orkut fiascou com as demais nacionalidades há muito tempo).
Só vai sobrar o grupo da Márcia e do Sean e suas deliciosas conversas nos livros de recados (que eu leio ávidamente, é claro)

Raquel (março 27, 2007 9:06 AM) disse:

Outra hipótese plausível é que a queda seja simplesmente parte do "efeito férias" no sistema.

MC: Esqueci de te responder- Esse texto é apenas um conjunto desordenado de idéias, não tem nada de especial. :P

Adri Amaral (março 27, 2007 11:00 AM) disse:

Gurias, muito boa a discussão e estou com saudades de todas, ainda bem q nos veremos na compós. Eu acho um absurdo esse preconceito contra as redes sociais pq elas não são "sérias". Eu estou farta de coisas sérias...rs
bjs

sam (março 27, 2007 12:00 PM) disse:

concordo muito, principalmente sobre a onda de apagar recados. sim, eu sou uma que fica xeretando, admito, hehe! :D
e exatamente por isso que não apago os meus: se eu xereto o dos outros, qualquer um pode vir me xeretar também. se bem que eu acho que ninguém faça isso, só tem bobagens nos meus scraps :P

marcia (março 27, 2007 4:26 PM) disse:

todo mundo é um pouco voyeur. isso é absolutamente humano, e eu francamente acho que deveríamos assumir nosso lado voyeur sem tanta culpa cristã.

sobre os scraps apagados, eu entendo e respeito. é um direito inquestionável. mas eu só apago spam. bem levianamente, e sem nenhuma pretensão de rigor, acho que existem dois tipos de pessoas: as que apagam porque realmente querem se preservar e as que apagam porque isso ajuda a criar uma aura de mistério em torno delas. podemos ver isso nos recadinhos que estas pessoas deixam, tipo "a-há, se deu mal, hein? veio bisbilhotar, hein?"... hahahahaha... para estes eu penso: "é, vim, mas certamente não virei mais".

boa discussão.

sean (março 27, 2007 4:36 PM) disse:

*


quando o assunto é tecnologia, as pessoas adoram a útlima moda. e parece que o boom do orkut já foi. até mesmo por todos os problemas relatados aqui.
o second life taí atraíndo mil olhares e logo deve estourar pra valer. se o orkut permitiu que se tivesse uma perosna virtual fake, mezzo fake ou veraz, o secocond permite que vc se reinvente de vez.

por sinal, orkut fechado nesse momento. vamos ver qual a besteirinha nova eles vão colocar, e qual tirar.

*

RAQUEL, lê minha mão?
te dou um doce.
não de pelotas.
:)


*

MC (março 27, 2007 6:00 PM) disse:

uma pergunta: eu vi que tu joga second life. tu paga? dá pra jogar sem pagar, sem dar os dados do cartão? eu já criei um avatar, mas achei tudo meio lento e não joguei ainda, só li a matéria da época que tem um relato hilário do avatar do jornalista hehehe

Davi (março 28, 2007 12:08 AM) disse:

Raquel, é só entrar na desciclopedia e procurar por "Orkut" que tu vai encontrar todas as respostas!
De nada!

deysi (março 28, 2007 5:17 PM) disse:

Perdeu a graça..até eu ando me irritando!!! Continuo gostando mesmo é do blog!!

Gisele (março 28, 2007 11:27 PM) disse:

Engraçado isso... eu tava numas de entrar direto no orkut, mas de repente só me mandam spam... e eu fui deixando de lado mesmo.
Pois é, não imaginei que fosse algo coletivo, achei que eu que tinha ficado desinteressante.
Legal as discussões aqui!

Gisele (março 28, 2007 11:28 PM) disse:

Quer dizer, legais as discurssões aqui... ooops! :-)

Raquel (março 29, 2007 5:26 AM) disse:

Bem, eu não estou dizendo que o Orkut vai cair no ostracismo em um futuro próximo, mas que o uso está diminuindo consideravelmente e que este é um caminho possível. Apesar disso, andei conversando com algumas pessoas e elas acham que eu estou errada, e que o Orkut é usado, agora, como nunca.

Qual é a percepção de vcs?

marcia (março 29, 2007 9:58 AM) disse:

tá bombando isso aqui. nada como um tema relacionado à galinhagem virtual. :P

Gisele (março 30, 2007 12:44 AM) disse:

Galinhagem virtual é ótimo... pois pelo Alexa aparecem essas oscilações e visível queda mesmo... não acredito em ostracismo, pelo menos não em breve. Talvez se o myspace for traduzido pro portugês ou quando algo mais mais aparecer... as pessoas gastam de novidades né?! E imagino que os googlers não vão querer perder esse nicho e deixar a coisa degringolar, mas isso tu podes dizer melhor do que nós né.

sam (março 30, 2007 10:04 AM) disse:

e esse myspace, hen? o que vocês acham? eu já entrei em algumas páginas e achei tudo tão confuso.. acho que é muita liberdade pro pessoal configurar o seu próprio myspace e fica uma poluição visual muito... brega! será que os brasileiros vão aderir?

Patrícia Moura (abril 11, 2007 9:47 AM) disse:

Olá Raquel;
Falei com você no ano passado sobre a minha monografia (As comunidades do Orkut como ferramenta de e-CRM), não sei se você lembra. De qualquer forma, suas referências me foram extremamente úteis.
Discordo que o Orkut esteja caindo no ostracismo, muito pelo contrário, os usuários que ainda frenquentam a rede passam um tempo cada vez maior acessando. As pessoas têm usado os scraps como uma "secretária eletrônica", li isso no outro dia em uma comunidade de cibercultura e tenho que concordar. No mais, a rede tem investido em novidades o tempo todo: scraps em forma de torpedo, enquetes nas comunidades, novidades para acessibilidade, nova home, links patrocinados, vídeos do youtube, mudanças no layout e pequenas outras modificações que a maioria nem se dá conta, mas que geram modismos e prendem atenção do público jovem.
Concordo que a propaganda e os links patrocinados sejam um tiro no pé. Fica com uma "cara de google" que a rede não tinha antes, ela tinha sua própia personalidade, era diferente dos outros produtos da empresa. Não creio que os links patrocinados tenham tido sucesso... Enfim, são apenas minhas opiniões. Continuo estudando o assunto e acompanhando debates e modificações.
Um abraço;
Patrícia.

qpjwdct eatpmjxg (abril 27, 2007 1:24 PM) disse:

ixwn skafuqv anmtoyhup nsevz gdmxiotc sdre xvtjkeunc

marina fernada nocete (abril 29, 2009 11:42 AM) disse:

marina e uma loira de 8 anos quer montar
um orkut: para conversar com algumas comunidadess
mas ela nao consegue: assinado:com amor :marina****

Comente este post