[16 de setembro de 2010]

O Twitter e as Redes Sociais

twitter_bird.gifRecentemente, o VP do Twitter, Kevin Thau, deu uma palestra no evento da Nokia 2010 dizendo que o mesmo não é uma rede social. Claro que a fala dele gerou milhares de comentários e discussões e um monte de gente perguntou o que eu pensava. Afinal, o Twitter é uma rede social?

O Twitter não é uma rede social

Já falei isso aqui umas quantas vezes. Mas antes de dizer se uma coisa "é" ou "não é" outra coisa, precisamos definir o que entendemos como cada uma delas. O Twitter, já falei várias vezes, é uma ferramenta. Rede social é, basicamente, um grupo de pessoas interconectado. A rede social seria, assim, constituída pelas pessoas que usam o Twitter através dele. O Twitter, portanto, não é mesmo uma rede social. Mas está CHEIO delas.:P

O que eu imagino que o Thau quis salientar na sua fala, no entanto, não é que o Twitter não tivesse redes sociais, mas que ele tem outro valor, diferente dos sites de rede social tradicionais - o que eu concordo. Enquanto a maioria dos SRSs está tentando construir outros valores para a rede além do óbvio - publicizar a rede social -, o Twitter já conseguiu isso. Lá no início de 2009, eu e a Gabriela Zago já tínhamos pesquisado e mostrado que o principal valor construído no Twitter é o de filtro social de informações. O Twitter hoje é uma ferramenta cuja importância está nas informações que circulam a partir das redes sociais que apropriam a ferramenta. Todas as redes sociais fazem circular informação, mas o Twitter potencializa essa circulação.

twitterraquel.jpg

Mas o Twitter é a rede social

Essa apropriação informacional, no entanto, não era algo previsto desde o início. A pergunta inicial do Twitter "o que você está fazendo?" é talvez um indício disso. O propósito inicial da ferramenta parece ser aquele mesmo dos SRSs: o da sociabilidade. No entanto, foi com o uso e a apropriação das redes sociais que o Twitter passou a apresentar o que hoje é seu maior valor. Portanto, nesse sentido, o Twitter também é suas redes sociais, pois depende dos valores que são criados por elas e de seu uso. São as redes que dão, em última análise, valor ao Twitter.
por raquel (08:29) [comentar este post]


Comentários

Rômulo Verçosa (setembro 16, 2010 9:41 AM) disse:

Interessante sua observação. De fato, analisando a proposta inicial do serviço, este não foi pensado como rede social, embora valores tenham sido agregados à ele neste sentido.

Diego Balinhas (setembro 16, 2010 9:50 AM) disse:

Eu nunca tinha pensado as redes sociais ou ferramentas a partir de valores! Começo agora a entender que essa discussão permeia mares bem mais profundos que eu imaginara!
A chave é entender a utilidade de cada ferramenta e qual o valor que cada uma possui!
Show o post! Parabéns!

Suzana Gutierrez (setembro 16, 2010 9:55 AM) disse:

Oi Raquel

Um tempo atrás dei uma entrevista (por escrito) e um dos assuntos foi redes sociais. O entrevistador, nas suas perguntas, fazia esta confusão conceitual entre o suporte e a relação. Eu, argumentei, expliquei, ...
Mas, ... na matéria publicada saiu a 'ferramenta' como se fosse a rede. Como o autor da matéria é uma pessoa inteligente e me compreendeu perfeitamente, eu penso que usar a ferramenta no lugar da relação é uma opção consciente, em muitos casos. E aí podemos refletir sobre as razões :)

abração

Ocappuccino (setembro 16, 2010 11:14 AM) disse:

Raquel, o que é mais forte hj no twitter, o aspecto informacional ou conversacional?

Mateus
@ocappuccino

Alan (setembro 16, 2010 10:01 PM) disse:

eu uso o twitter como rede social e de informação...

Dennis (setembro 17, 2010 12:18 AM) disse:

Essas definições sempre são complicadas e com certeza geram muita polêmica.

A verdade é que o termo "rede social" e "mídia social" não são da web, mas com o tempo foram usados. Como já falei em um post, acredito que essas ferramentas devem se chamar de "redes sociais online", porque rede social, como você disse, é um grupo de pessoas e achei interessante como você denominou, "ferramenta de rede social".

Douglas Nunes (setembro 17, 2010 1:44 AM) disse:

Esclarecedor. Muito interessante e dentro do que venho buscando. Estou trabalhando em um projeto sobre redes sociais. Acessei o seu blog e comprei o seu livro "Redes Sociais na Internet" (lembrei de tê-lo visto nos materiais de uma professora da graduação que, atualmente, desenvolve pesquisas nessa área pela PUC SP). Na época, 2005/2006 debatíamos a respeito dos conceitos do seu livro e por incrível que pareça, hoje está tudo bem mais "claro". Virei fã e vou seguindo... no blog, no twitter... Parabéns pelo brilhante trabalho e demonstração de "enorme capacidade".

raquel (setembro 17, 2010 8:20 AM) disse:

Oi Douglas!
Obrigada! :D

raquel (setembro 17, 2010 8:22 AM) disse:

Mateus, eu nao tenho pesquisado o Twitter, mas acredito que é informação. A conversação aparece, mas não com tanta força (daí o comentário do VP do Twitter).

Maria Fernanda Lacerda Pereira (setembro 20, 2010 4:45 PM) disse:

Raquel, podemos dizer que o twitter é muitas coisas: informação instantânea, ferramenta, agregador de redes de relacionamentos, enfim - acredito ser uma plataforma única e que só agora começa a ser explorada em parte de seu potencial.
Abraços.
http://www.webcntexto.com.br

luciano toledo (setembro 21, 2010 2:08 PM) disse:

Estava a deriva na internet buscando informações quando numa súbita mudança de mares encontrei esse blog. Parabéns, bem informativo é muito útil para ser usado em minhas aulas.

Professor Doutor Luciano Toledo
Universidade Presbiteriana Mackenzie
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4730487J6

Luciele (setembro 23, 2010 10:51 AM) disse:

"Raquel Recuero, outra vez!" Assim, me peguei pensando várias vezes enquanto "fuçava" na rede em busca de artigos. Realmente eu gosto dos seus textos. E hoje, resolvi socializar. Ganhou uma seguidora e uma admiradora do seu trabalho. Parabéns por todos os seus escritos, eles tem acrescentado muito na minha jornada (em fase inicial), um dia eu chego lá.

Um abraço e dias iluminados!
;o)

Samuel Mota (outubro 21, 2010 10:14 PM) disse:

Oi Raquel.
Estava em sua palestra no CIED da UFPEL. Neste sentido, um rapaz perguntou a você sobre um futuro uso do M-learning( uso do celular como ferramenta para o ensino). Ressalto que o M-learning esta sendo amplamente usado em diversos paises (procurar por : m-moodle, cule e clue), como , no caso do AVA Moodle ele pode ser acessado pelo smartphone sem sofrer qualquer alteração. Neste sentido o M-learning e' uma reaidade. Eu, por exemplo, sendo tutor da UFSM/UAB, acesso o Moodle so' pelo smartphone.

Priscila (novembro 21, 2010 11:10 PM) disse:

Raquel,

Tive contato com seu material atraves de uma pesquisa no Google sobre Redes sociais e Twitter para escrever minha monografia: a marca Veja no Twitter [ainda em desenvolvimento] e quero agradecê-la e parabenizá-la pelo seu conteúdo, será de grande valia para este trabalho!

[]s

Priscila (novembro 21, 2010 11:10 PM) disse:

Raquel,

Tive contato com seu material atraves de uma pesquisa no Google sobre Redes sociais e Twitter para escrever minha monografia: a marca Veja no Twitter [ainda em desenvolvimento] e quero agradecê-la e parabenizá-la pelo seu conteúdo, será de grande valia para este trabalho!

[]s

Alexandre (outubro 1, 2011 11:20 AM) disse:

Concordo com o Dennis ai em cima. Todas essas ferramentas se tornaram redes sociais on line. O termo define melhor todas essas ferramentas, que no fim das contas, desenvolvem relacionamentos, ou seja proporciona relações sociais.

Comente este post