[20 de fevereiro de 2009]

Pesquisa sobre o Twitter II

Agora falando de outro conjunto de dados, quantitativos, retirados de uma rede ego-centrada no Twitter. A idéia, minha e da Gabi Zago, foi mapear algumas características dessas redes a partir das correlações dos dados desses indivíduos. Nesta rede, pegamos um total de 86 nós, para os quais coletamos todas as atualizações, todas as "@s", número total de seguidores e seguidos e número de conversações. Algumas coisas interessantes:

Há uma correlação forte entre o número de seguidores dos atores e o número de conversas mantidas ao longo do tempo. Isso significa que há uma tendência a aumentar a rede conversacional na medida em que aumenta a rede de conexões do ator. No entanto, há uma correlação apenas moderada entre o número de seguidores e o número de "@s". Isso significa que quanto mais seguidores, há tendência leve de um determinado ator da rede a dirigir mais "@s" para pessoas diferentes. Poderíamos discutir que o crescimento da rede influencia, assim, a presença de conversações, mas não tanto a maior quantidade de mensagens direcionadas. Isso pode ser explicado pelo fato de que o aumento da rede pode dificultar o acompanhamento das conversações e possivelmente, também que exista uma concentração de @s, ou seja, de direcionamento de mensagens de um determinado ator para os mesmos usuários. Também poderíamos discutir que a correlação pode ser referente ao aumento do uso e do aprendizado do suo, uma vez que os dados coletados são de todo o período de atividade dos atores.

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Imagem: Conversas x Atualizacões (Recuero & Zago, 2009)

Também observamos que há uma correlação forte entre o número de seguidores e seguidos, onde quanto maior o número de seguidores, maior tende a ser o número de seguidos no sistema. Como eu já tinha comentado na primeira parte, com outros dados, no entanto, parece que há uma saturação em torno de 500 seguidos e 1000 seguidores.

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Imagem: Seguidos x Seguidores (Recuero & Zago, 2009)

Finalmente, vimos que há também uma correlação forte entre o número de seguidores e seguidos e o número de atualizações. Isso pode mostrar que a atividade no sistema é proporcional ao crescimento da rede e das conexões entre os atores. Mas também é importante marcar que claramente a audiência é um fator motivador para o ator, que possivelmente tenda a twittar mais se tem maior número de seguidores e se receber mais "@s". (Também observamos uma correlação forte entre o número de "@s" e o número de atualizações.)
por raquel (09:39) [comentar este post]


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