[03 de agosto de 2008]

Plurk, Twitter, Conversação e Redes Sociais

twitter2.jpgEu estava já há alguns dias com esse post pronto, mas estou migrando o sistema do blog e, por isso, ele estava fora do ar e não pude publicar. :P Então, estive pensando um pouco sobre os sistemas do Twitter e do Plurk, do ponto de vista da estrutura das redes sociais e da estrutura da conversação. Cheguei a algumas idéias interessantes, que vou procurar desenvolver aqui, mais sob a forma de hipótese baseada em observação empírica do que em um estudo sistematizado.

Quanto à estrutura da conversação
# Enquanto no Twitter é muito difícil seguir uma conversação, no Plurk, é muito fácil. Isso porque o Twitter tem uma estrutura que privilegia mensagens coletivas e não possibilita que essas mensagens sejam estruturadas a partir do assunto ou dos turnos de fala. Ou seja, é muito difícil seguir um assunto no Twitter, porque é preciso usar outro sistema para verificar as hashtags (como o Twemes, por exemplo) e isso pode levar a perder mensagens que não estão etiquetadas; ou ainda, ficar recarregando a página o tempo todo (com o risco da visualização de mensagens antigas estar "travada" pelo sistema). Já o Plurk organiza a conversação, permitindo que um ator responda a outro na mesma "janela", e organizando as "janelas" em uma linha de tempo. Embora não se possa dizer que a conversação seja estruturada por assunto (uma vez que ela "migra" entre as várias janelas), é muito mais fácil entender os turnos e os pares.

# O Plurk não possui formas automáticas de "seguir" uma conversação mas, de tempos em tempos, o sistema recarrega e mostra se há mensagens novas e onde. A organização não é perfeita, mas permite vínculos maiores com uma conversação e a rápida compreensão da organização dos turnos. O Twitter permite que se sigam os assuntos, mas os vínculos com a conversação ficam prejudicados, pois o sistema não avisa quando há mensagens novas e não se consegue acompanhar tudo o que todos dizem.

#Com isso, tenho observado que as conversações no Plurk parecem ser constituidas de muito mais turnos, embora ampliados no tempo, e com muito mais coesão entre atores e interações. Já com o Twitter parece ter pouca ou nenhuma organização de turnos, com muitas sobreposições e pouco desenvolvimento, com poucos turnos.

# Ou seja, o Plurk parece ter uma tendência maior para os aspectos sociais da conversação, enquanto o Twitter, para os aspectos informativos. Já há teorias de que o sistema determine uma parte dos tipos de interação que vai desenvolver-se nele (vide Herring, 1999, por exemplo), mas é interessante perceber essa prática.

plurk_logo.jpg Quanto ao capital social gerado
# Enquanto no Twitter, valores como voltados ao capital social de de conexão (tradução livre para bridging social capital - Putnam, 2000), aquele voltado para valores como a construção de reputação (a ampliação do número de "seguidores", por exemplo; ou a idéia de dar "informações novas" para seus seguidores); no Plurk parece-me que os valores são mais voltados ao capital social de fortalecimento (tradução livre para o bonding social capital - Putnam, 2000) ou de manutenção (maintained social capital- Ellison, Steinfeld & Lampe, 2007), que são aqueles voltados para valores como manter os amigos/conhecer pessoas ("conversar" com os amigos, por exemplo).

Quanto à estrutura das redes sociais
# Por causa desses elementos, as redes sociais do Twitter tenderiam a ser maiores e menos densas, com mais nós e com conexões mais fracas (menos multiplexas, menos formas de capital social, menos interações envolvidas); e muito mais centralizadas (com a presença de conectores).

cluster.jpg

Imagem do meu arquivo, meramente ilustrativa, não reflete dados reais do Twitter.

# Já as redes sociais no Plurk tenderiam a ser menores e mais densas, com menos nós e mais conexões. Ou seja, poderíamos observar conexões mais fortes (mais multiplexas, mais formas de capital social, mais interações envolvidas); e menos centralizadas, mais igualitárias e clusterizadas.

igualitarias.jpg

Imagem do meu arquivo, meramente ilustrativa, não reflete dados reais do Plurk.

Isso poderia mostrar que os dois sistemas estão fadados a ter adoções completamente diferentes. Enquanto o Twitter seria um veículo mais informativo, o Plurk seria mais social. Além disso, as conversações dos dois sistemas seriam bastante diferentes: redes menores, mais densas e mais igualitárias no Plurk, redes maiores, menos densas e mais centralizadas no Twitter. Isso implicaria no fato de que as pessoas seriam mais seletivas em sua escolha de conexões no Plurk (ou amigos) e menos seletivas em suas escolhas no Twitter (seguidores).

Referências citadas:
1. Ellison, N. B., Steinfield, C., & Lampe, C. (2007). The benefits of Facebook "friends:" Social capital and college students' use of online social network sites. Journal of Computer-Mediated Communication, 12(4), article 1. http://jcmc.indiana.edu/vol12/issue4/ellison.html
2. Herring, S. C. (1999). Interactional coherence in CMC. Journal of Computer-Mediated Communication, 4 (4). http://jcmc.indiana.edu/vol4/issue4/herring.html
por raquel (08:59) [comentar este post]


Comentários

Everton Maciel (agosto 4, 2008 3:32 PM) disse:

E tem gente que chama o Twitter de "ferramenta". Prefiro ver com uma terapia ocupacional barata. Mais pobre que um Orkut. Imagine algo que não segue uma lógica para a conversação... isso não é o mínimo que se espera de algo que se queira como "ferramenta de comunicação"? Está cada dia mais delicado. Viva o MSN!

Everton Maciel (agosto 4, 2008 3:33 PM) disse:

Devo ser um velho de 24 anos que acabará falando sozinho! Ou recorrendo a mesa do bar. Imagino que, com os colegas certos, ainda dá para tirar algo mais produtivo...

Raquel (agosto 4, 2008 3:34 PM) disse:

Tu és um dos colegas certos. ;) Eu acho que tu tens razão em muitas das coisas que colocas, mas tua posição é sempre um pouquinho dura demais. Mas consigo te imaginar um velho de 24 anos, conheço vários e eu mesma já fui uma. hahahahahaha

Hélio Sassen Paz (novembro 14, 2008 6:23 AM) disse:

Oi, Raquel! :)

Bem legal o teu post. ;)

Só cuida o spam nos comentários!

Besos,
Hélio

Gilton Nascimento (julho 25, 2009 10:42 AM) disse:

Gostei da observação final. Ainda estou aprendendo sobre Redes Sociais via net, e até agora estou gostando muito deste assunto.
Obrigado por esta matéria.

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