[28 de outubro de 2008]

Reputação, Popularidade e Autoridade em Redes Sociais na Internet

redesocial.gifUma das coisas que tem chamado minha atenção já há algum tempo são os processos de construção de capital social nas redes sociais na Internet. Isso porque os sistemas que suportam tais redes implicam em mudanças bastante expressivas nos modos através dos quais esses valores são construídos e moldados. Primeiro porque há uma maior controle disso na Rede - inclusive passível de mensuração quantitativa- ao contrário das redes offline (quando há mais uma percepção do que uma efetiva mensuração). Segundo, porque esses valores são bastante alterados quando trazidos para a rede. Vejamos alguns:

Reputação

Um dos valores principais construídos nas redes sociais é a reputação. Reputação compreendida aqui como a percepção construída de alguém pelos demais atores e, portanto, implica em três elementos: o "eu" e o "outro" e a relação entre ambos. O conceito de reputação, portanto, implica diretamente no fato de que há informações sobre quem somos e o que pensamos, que auxiliam outros a construir, por sua vez, suas impressões sobre nós. Partindo informalmente das noções do Goffman, por exemplo, poderíamos dizer que a reputação de alguém seria uma conseqüência de todas as impressões dadas e emitidas deste indivíduo. A reputação, assim, pode ser influenciada pelas nossas ações, mas não unicamente por elas.

Um dos pontos -chaves da construção de redes sociais na internet é, justamente, o fato de que os sistemas que as suportam permitem um maior controle das impressões que são emitidas e dadas, auxiliando na construção da reputação. Assim que eu considero que uma das grandes mudanças no conceito de reputação é que as chamadas "impressões emitidas" (aquelas sobre as quais não temos tanto controle, que são percebidas pelos outros nas nossas ações). Ou seja, as redes sociais na Internet são extremamente efetivas para a construção de reputação. Mas a reputação não é simplesmente o número de leitores de um blog, ou o número de seguidores do Twitter. A reputação é relacionada com as impressões que os demais autores têm de outro ator, ou seja, do que as pessoas pensam de um determinado blogueiro, por exemplo. A reputação é uma percepção qualitativa per se. Todos os nós em uma rede social possuem reputação.

Popularidade

A popularidade é um valor relacionado à audiência, que é também facilitada nas redes sociais na Internet. Como a audiência é mais facilmente medida na rede, é possível visualizar as conexões e as referências a um indivíduo, a popularidade é mais facilmente percebida. Trata-se de um valor relativo à posição de um ator dentro de sua rede social. Um nó mais centralizado na rede é mais popular, porque há mais pessoas conectadas a ele e, por conseguinte, esse nó poderá ter uma capacidade de influência mais forte que outros nós na mesma rede.

A popularidade, assim, é mais facilmente percebida nos sistemas da Internet por causa da chamada permanência ou persistência (como explica boyd, 2007) das interações no ciberespaço. Quando falamos em blogs, por exemplo, há links que podem ser utilizados para avaliar popularidade. Podemos, por exemplo, avaliar a popularidade de um perfil no Twitter pela quantidade de seguidores que esse perfil possui. Ou pela quantidade de referências que são feitas ao perfil em uma conversação. A popularidade também não é relacionada com autoridade mas, simplesmente, com algum tipo de reputação (boa ou ruim, por exemplo). Um blog pode ser popular porque é ruim, porque é engraçado, porque é crítico... e não necessariamente porque o blogueiro tem autoridade. A popularidade pode ser, assim, uma medida quantitativa da localização do nó na Rede.

Autoridade

Um terceiro tipo de valor é a autoridade. A autoridade refere-se ao poder de influência de um nó na rede social. Não é a simples posição do nó na rede, ou mesmo, a avaliação de sua centralidade. É uma medida da efetiva influência de um ator com relação à sua rede, juntamente com a percepção dos demais atores da reputação dele. Autoridade, portanto, compreende também reputação, mas não se resume a ela. Autoridade é uma medida de influência, da qual se depreende a reputação.

O Technorati mede a autoridade dos blogs, por exemplo, a partir da quantidade de links que um determinado post recebe. Ou seja, a autoridade é medida a partir da influência, da capacidade de um blog de gerar conversações na blogosfera. A autoridade de um ator no Twitter, outro exemplo, poderia ser medida não apenas pela quantidade de citações que um determinado ator recebe, mas principalmente pela sua capacidade de gerar conversações a partir daquilo que diz (o que não é, necessariamente, um sinônimo de citação). Como muitos atores utilizam o twitter como uma fonte de informações (vide o trabalho de Honeycutt & Herring, 2007, por exemplo), há uma possível capacidade de gerar autoridade (a partir da influência) muito grande no sistema. Portanto, o número de seguidores de um perfil no Twitter poderia ser, também, uma medida de autoridade. Assim, a medidade de autoridade é uma medida que só pode ser percebida através dos processos de difusão de informações nas redes sociais e da percepção dos atores dos valores contidos nessas informações.

Esse post foi uma tentativa de sistematizar um pouco como se relacionam e se diferenciam alguns dos valores construídos nas redes sociais, e de um modo específico, nas redes sociais na Internet. Há outros valores, dos quais não falei aqui, mas que depois espero discutir em outro post.
por raquel (10:36) [comentar este post]


Comentários

Roberto (outubro 28, 2008 1:25 PM) disse:

Oi Raquel,
Muito importante e útil esse seu Post.
Esses conceitos normalmente são misturados e mal compreendidos. Eu trabalhei no meu mestrado com o conceito de Autoridade Cognitiva, e uma das perguntas que eu mais tive que responder foi: "Por que chamar de autoridade quando já têm tantos trabalhos sobre Reputação?".
A resposta está toda aí no seu Post.

Abraços

**PS: o Workshop sobre a web social lá no IHC foi um SUCESSO!!! vou te mandar um e-mail com os proceedings e com alguns comentários.

Heleno Nazário (outubro 28, 2008 7:24 PM) disse:

Oi, Raquel.
promessa é dívida: vou esperar o post com os demais tipos de valores...
Esse post me deu o que pensar: é possível que existam diversas gradações de autoridade, tantos quantos sejam os temas centrais de cada autor - e que cada autor detenha um certo grau de autoridade no seu tema central, dependendo da reputação que construiu? Assim, se eu entendi o teu post, a facilidade que as redes sociais na Internet oferecem ao autor para obter o retorno ("feedback?" - lembrei do Cilon, agora) através das "impressões emitidas" permitem ao autor o reordenamento de suas manifestações em prol da construção da reputação.
Teclei besteira?

Fiquei com vontade de entender as diferentes posições que jornalistas "offline" passam a ocupar nas redes quando se tornam "online" e as diferentes variáveis que fazem com que eles, possivelmente, tenham resultados diferentes no processo de inserção ou de criação de redes. Viajei...
Corre a ler, Heleno, que alguém já estudou isso...

abraços

Roberto (outubro 30, 2008 1:12 PM) disse:

Olá Heleno... permita-me me intrometer no seu recado pra Raquel... ehhee, mas esse assunto me empolga bastante...
Há um livro chamado "Second-hand knowledge : an inquiry into cognitive authority" do Patrick Wilson que explica essa questão de autoridade. Ele aborda justamente essas questões que você levantou: autoridade é subjetiva pois depende de quem a julga; autoridade é relacionada à esfera de interesse (depende da área, assunto ou tópico) e autoridade também é uma questão de grau (pode-se ter muito ou pouco dela). Wilson aborda desde impactos da autoridade, até a sua relação\diferença com reputação e confiança.
Além disso, alguns trabalhos de uma pesquisadora chamada Soo Young Rieh, são fundamentados nessa teoria e falam da autoridade como algo Subjetivo, Relativo e Situacional.
São trabalhos muito interessantes e pertinentes sobre a área.
[]'s

Alessandro Barbosa Lima (outubro 30, 2008 8:47 PM) disse:

Raquel, muito legal o post. Acompanho o seu trabalho. As métricas das redes sociais devem levar em consideração a topologia das redes sociais, pois eles é que tornam mensuráveis a autoridade e a popularidade. O grande desafio nosso é demonstrar como a popularidade e a autoridade podem gerar reputação. Há casos onde a autoridade/popularidade geraram reputação, como o Edney do Interney.net. Mas será que isso é sempre verdadeiro? Nos interessa muito a pesquisa na área. Se pudermos colaborar... abraço e parabéns.

Heleno (outubro 30, 2008 10:50 PM) disse:

Olá, Roberto!
Puxa, vou correr atrás dessas referências. Obrigado.
A tua dissertação trabalhou com esse conceito, pelo que vi do teu recado para a Raquel. A tua pesquisa está disponível para download? Vou ler...parece que o objeto borrado no horizonte começa a querer se definir. Mais uma vez,obrigado!
:D
Abraços!
P.S.: para qual endereço posso mandar e-mails ou trocar idéias contigo?

Roberto (novembro 1, 2008 1:07 PM) disse:

Olá Heleno,
Meu e-mail é roberto.uem@gmail.com

Entre em contato que lhe envio o material que tenho sobre o assunto!

[]'s

Raquel Recuero (novembro 2, 2008 8:07 AM) disse:

hahahahaha
O Heleno e o Roberto já desenvolveram um alto papo enquanto eu não vinha aqui ver os comentários. :D Boas dicas aí, Roberto! Vou aproveitar e escrever sobre alguns livros que andei lendo que são bem legais tb.

Alessandro: Pois é, também questiono a mesma coisa. Como disseo Roberto, autoridade depende de subjetividade, pois ela é, digamos "concedida" pelos demais membros da rede social. Vale o debate!

Heleno (novembro 2, 2008 11:53 AM) disse:

Roberto: muito obrigado! Essas referências vão enriquecer minhas dúvidas! :)
Já encontrei alguma coisa da Rieh, vamos à leitura!
Raquel: é...o teu blog é um ótimo ponto de encontro e troca de idéias! Vou à leitura. Espero em breve poder oferecer alguns centavos de dúvidas relevantes.
Abraços!

Roberto (novembro 4, 2008 11:53 PM) disse:

Olá Alessandro, Raquel e Heleno =)

Eu também me questiono sobre essas questões que você levantou Alessandro. Os conceitos de Popularidade, Reputação e Autoridade são fortemente relacionados e sofrem influência de acordo com o domínio (como os exemplos que a Raquel citou).

Pensando do ponto de vista de um indivíduo membro de uma rede social:

A popularidade parece estar sempre ligada à alguma medida quantitativa: número de contatos, quantidade de vezes que foi citado\referenciado, quantidades de mensagens num fórum, etc.

A reputação se apresenta como a representação da opinião coletiva sobre o indivíduo, e baseada em algum critério específico: reputação de ser popular; reputação de ser expert em redes sociais, reputação de ser uma autoridade, reputação de enviar spams, etc. Algo importante de se considerar é que todo indivíduo possui alguma reputação, boa ou ruim, mas possui.

Já a autoridade depende do reconhecimento de alguém. Ninguém é uma autoridade somente para si. Diferentemente de reputação, a natureza da autoridade parece ser necessariamente boa (talvez entender isso como reconhecimento ou meritocracia seja mais adequado). Numa rede social pode haver membros muito populares e com a reputação de serem bons conhecedores de determinado assunto, mas para que isso seja caracterizado como autoridade, alguém precisa reconhecer como tal (olha a subjetividade).

A autoridade que abordei é relacionada às competências de um indivíduo\entidade\organização (autoridade cognitiva). No caso que a Raquel citou dos blogs, os que recebem muitos links seriam os blogs mais populares, que se tornam autoridades pelo reconhecimento e recomendação do Technorati.

Eu só acho que nós não temos como mensurar diretamente a autoridade por meio da análise topológica das redes. Podemos considerar os relacionamentos entre os nós, mas então, essa autoridade nada mais seria que um nó muito conectado (popular, e que pode gerar uma reputação de ser popular), mas e quanto aos aspectos qualitativos disso?

[]'s
Roberto

Raquel (novembro 5, 2008 2:04 PM) disse:

Roberto: Concordo totalmente contigo. Acho que autoridade vai além de links. Veja no Twitter, por exemplo... tem um monte de gente com milhoes de seguidores fantasmas que não implicam em autoridade. Acho que autoridade é o mais subjetivo de todos, e aquele que tem mais a ver com a audiência e menor, com o blog/fotolog etc.

Heleno (novembro 7, 2008 8:02 PM) disse:

Minha vez... Raquel, Alessandro e Roberto: nesse ponto que o Roberto levantou, o da subjetividade necessária ao status de autoridade concedido a alguém, me parece muito interessante imaginar que num estudo dessa relação entre autor/visitante (poderia ser dito assim?) caberia ponderar os graus que separam uma "autoridade" de outra. Acho que aí se deve analisar quem são os "mestres" e os "discípulos" de quem - e aí a topologia da rede parece ganhar em utilidade qualitativa.[para um leigo, este post até parece fundamentado...]
A tua dissertação está interessantíssima, Roberto. Está inspiradora. Ainda estou lendo, mas ela já está dando idéias e referências legais - como essa, se entendi direito o conceito.

Macarena (novembro 16, 2008 8:15 PM) disse:

Oi Raquel, muito legal o post, gostaria muito convidar-te a nosso gupo do trabalho na redes sociales. Nos utilizamos sua blog na cita pra nossa investigacion , gostariamos muito da sua opinion, muito brigada!
http://www.facebook.com/topic.php?topic=7654&post=47228&uid=35837561756#post47228

Rosita (novembro 11, 2009 6:06 PM) disse:

Olá Raquel!
Estou terminando uma dissertação de mestrado na qual utilizei o seu livro "Redes Sociais na Internet", o meu trabalho ficou muito legal. O tema é Utilização da ferramenta blog como rede de interação para socialização e cionstrução de conhecimento.

Estes são meus endereços das produções, multimídia que acompanham a Dissertação

http://cte-seductocantins.blogspot.com/
http://redeinterativadeblogs.blogspot.com/

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