[11 de abril de 2012]

Trackeando memes: #DesafioSubCelebridade

Pensando um pouco sobre os conceitos de influência, influenciadores e redes sociais nos últimos tempos, ando coletando comportamentos associadoss a memes e a difusão de idéias. Recentemente, trackeei um meme criado no Twitter, o #DesafioSubCelebridade. A questão pra mim é entender quem influencia a propagação do que. Aparentemente, ter muitos seguidores não é necessariamente uma relação direta com influência, como esse trabalho já mostrou. Mas fico pensando o quanto a visibilidade de usuários ativos não pode implicar em influência na criação de TTs.

Pois bem, estudando a difusão da tag #DesafioSubCelebridade, temos cerca de 8 mil tweets citando-a durante um período curto de tempo, ao longo de um dia, (o que garantiu a sua estada nos TTs brasileiros por várias horas).

desafiosubmapa.jpg

Mapeando os usuários mais influentes em termos de menções e retweets dos primeiros quatro mil tweets temos claramente o aparecimento de usuários muito bem conectados como aqueles que fundamentalmente deram visibilidade para o meme: @bicmuller, @naosalvo, @bobagento e @pecesiqueira . Esses usuários foram os mais citados e retuitados no início do meme. Talvez os RTs de suas postagens tenham influenciado a propagação do meme e estimulado outras pessoas a também repassá-lo. No mapa abaixo, temos as citações.

desafiosubcelebridade2.png

E nesse mapa, a seguir, vemos como esses usuários influenciaram suas conexões. Vejam que o meme espalhou-se entre pessoas que se seguiam entre si e que inicialmente influenciam laços mais próximos (indicados pela clusterização) de atores que estão interconectados.

desafiosubcelebridadeseguidores.png

De uma certa forma, isso parece corrobar a idéia de que determinados tipos de influenciadores com muitos seguidores podem sim dar visibilidade para algumas idéias. A questão é: quais? Em termos de memes engraçados e divertidos, parece funcionar bem com influenciadores muito conectados. Mas e em outros tipos de memes? E com outros tipos de informação? Basta o meme ser legal para despertar a atenção das pessoas ou é preciso uma ação no sentido de popularizá-lo? Questões para futuro debate. :)
por raquel (10:16) [comentar este post]


Comentários

Arthur (maio 3, 2012 2:46 AM) disse:

Raquel, penso que a popularização tem a ver com o grupo que os usuários fazem parte, tipo. os TTs citados do exemplo são voltados para o humor, o que acho mais fácil de espalhar do que outros memes (falando na internet). B. F. SKINNER diz que: "A evolução dos processos através dos quais o comportamento se modifica também
precisa ser explicada. Um exemplo inicial deve ter sido a imitação". e "A imitação
filogenética poderia ser definida como se comportar como outro organismo está se
comportando, sem nenhuma razão ambiental alternativa. Mas alguma outra razão pode
ter sido inicialmente necessária". acho q é por ai.

Comente este post