« Regras do blog | Inicio | POA »

abril 26, 2003

Blog e morte

Para expandir a idéia da Gisele e do artigo da Wired que a Raquel encontrou: há algum tempo, antes desse negócio de blog, eu pensei em fazer um sistema no qual pessoas poderiam incluir pensamentos sobre determinados assuntos. A cada dia o sistema (ou seu "mantenedor") proporia um novo assunto para as pessoas incluírem suas opiniões. Seria como blogs, mas mais direcionado, com intuito de centralizar idéias e opiniões. Por exemplo, em um determinado dia, o tópico seria "Guerra no Iraque", e as pessoas escreveriam o que pensam sobre isso. Mas estariam livres para falarem sobre o que quiserem.

Então alguém poderia entrar no sistema e ver o que as pessoas, ou determinada pessoa, pensava sobre algum assunto qualquer, digitando palavras-chaves para procurar. O nome que eu ia dar era "Mind Search", inclusive. Então vieram os blogs e a promessa de uma ferramenta de busca específica para blogs fez com que eu desistisse da idéia, já que uma boa ferramenta de busca teria aproximadamente essa função.

Alguém que alimentasse abundantemente o sistema seria razoavelmente bem representada virtualmente. Após a morte da pessoa, ainda seria possível saber o que ela pensava sobre algumas coisas. Um bom mecanismo de inferência, baseado em Inteligência Artificial, poderia, inclusive, fazer se passar pela pessoa, permitindo conversas virtuais. Algo semelhante já foi feito com diversas personalidades famosas, em algum lugar que já não me lembro.

Como ainda não surgiu um Google para blogs ainda, talvez eu ressucite a idéia...

4 comentarios

Aliás, eu acho que os blogs são o terror dos search engines atuais. Qualquer coisa que se tente procurar acaba resultando em vários blogs que não têm muito a ver com o que se procura. É bom eles darem um jeito nisso logo.

o legal é que isso pode inagurar uma "nova era" na questão das idéias e pensamentos das pessoas...

o que eu quero dizer, é que as vezes algumas pessoas - tipo, musicos, artistas, cientistas, etc - são reconhecidas...

e depois que elas morrem é um inferno pro pessoal acharem cadernos e diarios e coisas assim...

os blog podem acabar ajudando nesse aspecto.. em um futuro proximo...

Acredito que blogs são revolucionários e em alguns tempos todos nós iremos poder perceber a amplitude da questão melhor.

Pq escrevi 'alguns tempos'? uhhuauhahuauhauh

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el abril 26, 2003 7:02 PM.

Regras do blog es la entrada anterior en este blog.

POA es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.