« Red Hat 8 | Inicio | Blog e morte »

abril 22, 2003

Regras do blog

Há um tempo atrás eu publiquei algumas regras para um bom blog. Há pouco vi, em algum lugar, dez regras de blogs ruins. Então resolvi recompilar minhas regras antes que alguém o faça e fique famoso:

1. Periodicidade é tudo. É importante ser regular nas postagens, para manter um público interessado e cativo. Quanto mais freqüente, melhor, mas até um limite. Em geral, uma ou duas vezes ao dia é o ideal. Seu público tem que pensar "fulano já deve ter atualizado".

2. Poucos posts por vez. Não adianta ficar um mês sem atualizar e, em um dia, colocar 30 posts. Ninguém tem paciência de ler - blog é entretenimento acima de tudo (por enquanto, pelo menos), e só é divertido ler um pouco de cada vez.

3. Conscisão. Quanto menor o texto, mais gente o lerá até o final. O texto tem que ser simples e divertido de se ler.

4. Imagens são legais. Um texto corrido, como este, não chama a atenção. Utilizar imagens pequenas e simples ajuda a ilustrar e, principalmente, identificar um post novo.

5. Previsibilidade. Seu blog deve ser previsível, no que concerne quantidade de texto por período. Seus leitores tem que ter uma boa idéia de quanto eles terão que ler quando acessarem seu blog. Se em um dia houver dois posts e no outro quinze, é muito provável que eles leiam apenas os primeiros ou desistam de ler tudo. Eles devem ter uma noção correta de quanto vão ter que ler se ficarem alguns dias sem acessar. E não só em número de posts, mas também em tamanho.

6. Design. Se você não for fazer seu próprio design para o blog, escolha um template que represente o que você pensa. A cor de fundo do seu blog dirá muito sobre a sua pessoa.

Não chega nem a dez. Simples, não? Gostaria de eu mesmo seguir alguma delas...

9 comentarios

Já tinhas publicado este texto, não?

olha isso
http://jeremy.zawodny.com/blog/archives/000521.html

Tudo isso faz sentido. Porém, eu não consigo ser assim. Sou instável e faço meu blog mais para mim do que para os outros. :/

Abaixo a ditadura dos manuais de redação!! Blogs são a 'anarquia' da liberdade de expressão!!!

Texto menor e texto conciso é diferente, hein? Dá pra escrever muito sem enrolar. Confesso que, vez ou outra, eu exagero. Mas é o que eu digo: não consegue ler, imprime!

Abraços!

Periodicidade, hen?
mas tu nao escreve desde o dia 22 =P

exatamente ...

é pq agora ele entrou no modo UFRGS de ser ...
:)

Olha este aqui: (Bom e barato)
http://www.lectorbrasil.com.br/produtos_detalhes.php?products_id=163&session_cliente=bc125a64d44fb70eeb570703192a82b8

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el abril 22, 2003 8:11 AM.

Red Hat 8 es la entrada anterior en este blog.

Blog e morte es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.