« ADSL | Inicio | New blog »

maio 30, 2003

DOTT

dott.jpgEstes dias joguei de novo Day of The Tentacle (DOTT), aquele "adventure" continuação do Maniac Mansion, lembram? Como ele é bem antigo, tive que usar uma máquina virtual para rodá-lo (ScummVM). Mas rodou perfeitamente.

Levei apenas duas tardes para terminar o jogo, na primeira vez foi bem mais que isso. Como minha memória não é muito boa, creio que a razão disso é que já entendo um pouco a lógica dos jogos da Lucasart, de uma maneira geral. Mas o jogo ainda é divertidíssimo. E ele une o melhor de dois mundos: bons diálogos e histórias com gráficos razoáveis. Pois a medida que os gráficos foram melhorando, na evolução dos jogos, menos atenção passou a ser dada aos diálogos e a trama, sendo a culminação disso, creio, no King´s Quest V (péssima história e ótimos gráficos). DOTT, por sua vez, ainda trás uma inércia dos bons diálogos e trama com a iniciação de bons gráficos, em um equilíbrio próximo da perfeição.

E foi o último de sua geração a resistir e utilizar o sistema de ações explícitas (um menu contém todas as ações possíveis de se fazer sobre um objeto), que era muito melhor do que o atual sistema de ícones. Hoje, os jogos parecem se resumir a ficar passando o mouse pela tela esperando que ele indique que tem algo para se fazer. Não há mais imaginação envolvida. Bom mesmo era, como o Quest For Glory I, quando se tinha que digitar o que se queria fazer ("use cheese with mouse hole"). Bons tempos.

DOTT é o jogo de uma geração. Nunca tantas qualidades foram envolvidas em um único jogo, especialmente com tão bom humor. Quem não jogou, recomendo que jogue o mais rápido possível. Quem já jogou, não custa jogar de novo. Há sempre um detalhe em algum diálogo para ser notado.

Agora quero jogar Sam and Max, assim que eu achar como vestir o maldito coelho e entrar no jogo. Mas esse só é engraçado, pois o jogo já usa o sistema de ícones e, portanto, é bem inferior.

10 comentarios

cara, esse jogo é muito bom

a história por si só é muito engraçada
e os personagens são um quadro

é meio que uma mistura de desenho animado com HQ com tiradas teen

é legal pq ele coloca de alguma forma essa coisa das "tribos"...

tem o metaleiro, o nerd e a esquisita

o contraste de "estilos" é que ficou interessante, e é massa pq tu identifica as tiradas com coisas do mundo "real"
digamos assim

e ainda tem uma coisa meio "de volta para o futuro"...

viagem no tempo, o velhinho que me lembra o doc..

fazia anos que eu tinha jogado ele e esses dias peguei denovo

passei tardes perdendo meu tempo
hehehehe

mas deixei ele de lado, ainda nao consegui chegar no final...

Ricardo, tenho lido seu blog eventualmente há algum tempo. Eu acho excelente tudo aquilo que você publica. Tomei a liberdade - talvez por ser saudosista com relação a adventures - de colocar um link para o SCUMM na minha página também, citando o seu blog... Um grande abraço, e continue postando novidades :)

Ricardo, o Bruno ainda deve ter em algum lugar o arquivo com a lista de combinações para as roupas do Max. :)

hehehehe
tenho aqui na gaveta, impresso! :P

ahh, adoro esse joguinho!!

Realmente, é um jogo sensacional. Joguei pela primeira vez em 93, ainda no 386 sem som...

nossa kra, eu deletei sem quere esse jogo do meu pc, e agora num axo pra baxa, c pode passa o site?

Esse jogo é simplesmente fabuloso. Já cheguei no fim umas 20 vezes, e nunca canso de jogar novamente. Atualmente terminei também The Secret of Monkey Island novamente, desta vez no PC, da primeira tinha jogado só no AMIGA. Sam & Max Hit the Road é legal, mas os enigmas são meio absurdos e o único jeito de chegar no fim é testando tudo mesmo. Os jogos antigos da LucasArts, da Sierra, da Infocom e de outras empresas dinossáuricas de games dos "eighties" tinham um feeling que parece já haver se extinguido, com o qual produziam jogos absolutamente mágicos e envolventes, que possibilitavam um nível de interação no qual o usuário precisava saber fazer mais do que simplesmente "arrastar o mouse" ou simplesmente dar tiros por tudo, jogos nos quais era preciso usar a imaginação e pensar. São algo que quero poder mostrar para os meus filhos, e espero que eles também se estimulem pela complexidade e riqueza destes jogos que, na minha opinião, são verdadeiras obras de arte, apaixonantes. Um abraço e parabéns pelo blog.

Tem pra baixar no suprnova.org, eu baixei, mas chega na hora de dar a senha eu naum tenho nada. por favor alguem pode me enviar um arquivo com as senhas.

Alguém por acaso tem esse Jogo Original?? .. To atrás desse jogo faz tempo, mas o o original, cópia eu já tenho. .. Quem tiver qualquer Jogo Antigo Original me avisa, pois tenho interesse. Valeu! duduzets@bol.com.br

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 30, 2003 10:22 AM.

ADSL es la entrada anterior en este blog.

New blog es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.