« X2 | Inicio | Windows »

maio 2, 2003

O Livro dos Códigos

bookofcodes.jpgO Livro dos Códigos é do Simon Singh. Isso deveria bastar para fazer qualquer um correr para ler, mas se não bastar vale a pena informar também que Singh foi quem escreveu o ótimo O Último Teorema de Fermat. Em "O Livro dos Códigos", ele repete sua fórmula, desta vez aplicando ao mundo das codificações, decodificações, deciframentos e variantes. Isto é, a arte de encriptar informações para que apenas o receptor possa compreendê-la e a arte de quebrar as encriptações, por quem quer interceptar tais informações.

O livro é ótimo. A fórmula de Singh é não deslanchar em palavreado técnico, mas traçar a história da técnica do ponto de vista dos seus criadores e coadjuvantes, de uma forma quase romântica, mas sem perder o foco do que realmente interessa. Dá certo, pois é como ler um romance em que você realmente aprende algo enquanto lê.

A tradução é impecável também. Apesar de alguns pequenos deslizes, normais em um livro que trata de cifras e textos em várias linguas, estes não comprometem de forma alguma a leitura. Corra para ler, mesmo se você não tem grandes interesses em criptografia. Em tempo: o livro, como o do Fermat, foi um empréstimo do Alexandre.

4 comentarios

Po, e de todos os livros que eu te dei de formatura, nenhum mereceu um simples postzinho?? Jah vi que naum sei dar presentes, mesmo :PPP

Tss.. O que seria de ti sem mim? :)

123456789 o codigo do meu livro!!!!!!!!!!!!!!!!!

"preciso deste livro, fui informado que é muito bom"

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 2, 2003 8:46 PM.

X2 es la entrada anterior en este blog.

Windows es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.