« Questionário | Inicio | Nemo, cadê você meu filho? »

julho 9, 2003

W3C

Fui a uma palestra, na UFRGS, do Dr. Vincent Quint (lê-se "Vansan Quan"), diretor francês da W3C, onde ele abordou basicamente os gráficos SVG em um nível introdutório, mas também deu um bom overview de XML e seus variantes (XHTML, MathML etc.). Isso por quê, e eu não sabia, SVG é um formato gráfico totalmente baseado no XML.

SVG é a sigla para Scalable Vector Graphics, ou gráficos vetoriais escaláveis ou, em outras palavras, gráficos para uso na web que permitem que você o transforme sem perder "resolução" (aka. ficar com aqueles pixels horrendos aparecendo). Durante a palestra ele mostrou o que pode ser feito em SVG, inclusive animações.

Mas o que me chamou a atenção foi o ambiente que ele estava usando tanto para a apresentação quanto para mostrar os exemplos de XML e SVG. Questionado depois, ele deu a resposta: trata-se do Amaya, um editor/navegador desenvolvido pela própria W3C com a intenção de integrar a maior quantidade de padrões e tecnologias existentes hoje em um único ambiente. Isso quer dizer que, como browser, ele lê todos os sabores de XML, incluindo o XHTML, MathML, SVG e outros tantos, além de interpretar estilos, como o CSS.

Como editor, o Amaya se propõe a ser um editor on-line. Isto é, você abre a página como um navegador normal e já pode sair editando. WYSIWYG ou através de algumas ferramentas. É estranho poder ficar alterando a página dos outros (claro que ele não grava no servidor as alterações). Ele também é um ótimo validador, que mostra os erros na sintaxe ou gramática de um site.

Partindo da premissa que um navegador da W3C é absolutamente fiel aos padrões, fiz o download para conferir. Este blog abriu, mas ficou todo distorcido, com espaços enormes entre as caixas de posts. O que acontece é que o navegador é extremamente rígido com os padrões. Frames, por exemplo, ele simplesmente ignora. Nenhum site em XHTML passou ileso, sendo que os HTML (sem frames) abriram normal com mínimos erros.

Não é um browser para ser usado no dia-a-dia. Ele é lento e exigente demais. Mas pode ser uma mão na roda para desenvolvedores que querem ser rigorosos com seu código (aka. Rafael, que vai ficar louco quando ver o site dele no Amaya). Para quem é curioso, vale conferir.

4 comentarios

Eu acho que jah tentei abrir o meu blog nele. E acho que ficou uma m* :)

Olá. Do FAQ no site do Amaya:

?Amaya supports cascading style sheets (CSS), but the implementation is not complete yet.?

Sendo que uma das propriedades não suportadas é justamente a ?position? usada para posicionar os elementos no meu blog.

Meu código é perfeito, o problema é o suporte do Amaya ao CSS. ;)

Ah, esqueci de colocar aqui, uma lista da situação atual do suporte ao CSS pelo Amaya está disponível aqui:

http://www.w3.org/Amaya/User/CSSStatus.html

Mais um comentário. :D

A Macromedia tem um produto com o mesmo objetivo do Amaya, o Macromedia Contribute, estou usando ele para fazer a atualização daquele site de História da Arte, é simples e funciona muito bem. Sem falar na interface que dá um banho no Amaya.

http://www.macromedia.com/software/contribute/

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el julho 9, 2003 6:50 PM.

Questionário es la entrada anterior en este blog.

Nemo, cadê você meu filho? es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.