« Futuro | Inicio | Denix »

agosto 30, 2003

Condomínios II

No novo modelo de vida, baseado em condomínios residenciais, que emergirá no futuro não distante a política deverá voltar às suas raízes administrativas e ser o presidente-síndico do país-condomínio não vai mais ser algo que todo mundo irá querer. Na verdade o síndico de apartamentos é a coisa mais democrática que existe, as pessoas realmente escolhem aquele que elas acham mais capacitado para realizar o trabalho (e não aquele que tem mais cabelo), mas essa pessoa, sendo o poder (ou a remuneração) embutido no cargo muito pequeno, raramente deseja tal posição. E esse é o limiar perfeito para termos pessoas no poder: elas devem ser capacitadas mas não devem desejar estar lá.

Não é uma questão de forçá-las a assumir o cargo, é mais de persuadí-las no sentido de que "alguém tem que fazer isso, você é perfeito, vamos lá", de uma maneira mais altruísta. E como há uma ligação direta entre a taxa de condomínio e os benefícios no local, o controle é muito mais simples. O síndico é obrigado a dar um relatório de despesas, que as pessoas se interessam, pois é o dinheiro delas mesmo que está ali. Pessoas inadimplementes podem simplesmente serem chutadas para fora do condomínio, o que não será bom para elas quando o mundo inteiro for um grande condomínio.

Mas me ocorre que essa situação só ocorre quando há pessoas com uma renda razoável vivendo dentro dos condomínios e que, quando os condomínios dominarem o planeta, toda a população deverá ter essa renda. Então esquece.

4 comentarios

OI!!!Adorei seus posts ,muito massa mesmo...me visite se quiser,estarei t esperando...bju da Bruna

ai... demorou pra você FAZER um fotolog, né, chuchu? =PP

Eu FIZ um fotolog?? Onde?? :P

"Pessoas inadimplementes podem simplesmente serem chutadas para fora do condomínio, o que não será bom para elas quando o mundo inteiro for um grande condomínio."
Não funciona assim. Digamos que tu compres uma casa em um condomínio fechado, daqueles cheios de regalias. E digamos que, por alguma razão, tu não pagues o condomínio. Tu não podes ser chutado de lá, porque a propriedade é tua. Ninguém pode te tirar da tua casa. Também não podem te proibir de chegar até a tua casa. O máximo que podem fazer é não permitir que uses o salão de festas e a piscina, ou impedir que o jardineiro do condomínio corte a tua grama. Condomínios fechados não são o futuro da humanidade, e sob vários aspectos são extremamente maléficos aos indivíduos e à sociedade em geral.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el agosto 30, 2003 8:47 AM.

Futuro es la entrada anterior en este blog.

Denix es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.