« Porto Alegre | Inicio | Cybershot »

agosto 19, 2003

Liberdade de computação

Até onde você tem direito a administrar seu computador? A Microsoft está pensando em colocar no Windows a possibilidade de forçar a instalação de certas atualizações. Hoje, o Windows Update faz o download das atualizações de forma automática, mas a pessoa tem que autorizar a instalação. O que parece estar acontecendo é que muitas pessoas não fazem a atualização e problemas de segurança não são resolvidos. Agora pense em worms que utilizam brechas de segurança nos computadores pessoais para se espalharem para outros computadores e alie isso ao fato de cada vez mais pessoas estarem conectadas à Internet por banda larga e você tem uma idéia do estrago que o descuido de poucas pessoas pode causar.

Eu acho que a Microsoft está certa. A lógica é simples: pessoas descuidadas devem ser forçadas a instalar patches que resolvam problemas que possam atingir outros que não o próprio usuário descuidado. Aqueles que não desejarem uma instalação automática devem utilizar algum software para desabilitar isso, mas tal software deve ser suficientemente complicado para impedir que as tais pessoas descuidadas possam desabilitar facilmente essa recurso. Com sorte, quem consegue desabilitar a instalação automática serão aqueles que têm noção do perigo de brechas e tomam precauções próprias.

Isso é um pouco como a Ford instalar uma telemetria em todos seus automóveis, que permitisse correção de pequenos defeitos enquanto o motorista dirige e sem que ele perceba. Mas parece óbvio que a Microsoft não vai conseguir implantar tal sistema, é natural que ele tenha uma grande rejeição entre os usuários. Mas a verdade é que o computador cada vez mais se torna uma grande caixa preta e poucos entendem o que se passa no interior dela.

A alternativa parece ser campanhas educativas. Já estou vendo algum ator global na TV, em um comercial em preto e branco, dizendo "Atualize seu Sistema Operacional. A Internet agradece.". Fade-out. Aparece o link para atualização.

10 comentarios

"resolvam as merda antes de vender, ué" falou a entusiasta da apple.

Só não entendi porque o comercial seria em preto-e-branco. Quanto ao ator global, acho que colocariam o Thiago Lacerda. Talvez uma outra versão com a Camila Pitanga.

ele se enganou, preto e branco e da apple. e no final, tela preta, com o texto em branco centralizado. o da microsoft eh com foto de nuvens.

Ok, me chame de paranóico, mas quem garante que as atualizações "forçadas" da Microsoft seriam apenas patches para melhoria de segurança?

Também sou a favor de deixar como default uma atualização automática(assim quem é leigo nao precisa se preocupar), mas a opção deve ser dada a todos os usuários, esta historia de quem quiser ter que instalar mais coisa para nao ter atualizacao forçada eu sou contra.

Ok. Paranóico. :)

A Coca-Cola pode estar colocando aditivos viciantes no refrigerante e ninguém está sabendo. E ninguém parece se preocupar.

Mas sério, também acho perigoso que os patches sejam outra coisa que não correções, por isso eu acho que o código do Windows deve ser parcialmente aberto para a comunidade, bem como os patches.

eu posso parar de tomar coca cola, eu nao posso parar de usar computador. eu posso eh parar de usar windows :P por exemplo, para dificultar os efeitos maléficos da coca cola, estou tomando um saudavel QRefresco (versao chique do QSuco)

dificultar=evitar. to distraida comendo fandangos sabor bife, nao dá bola.

O que mais me assusta é a possibilidade de alguém quebrar a chave de criptografia que vai permitir que o computador faça o download de um patch específico no site da Microsoft. Com isso se permitirá que patchs inválidos (com backdoors) sejam instalados facilmente. Daí sim que o bicho vai pegar :-P

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el agosto 19, 2003 2:34 PM.

Porto Alegre es la entrada anterior en este blog.

Cybershot es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.