« Voto Digital | Inicio | Aibo III »

setembro 5, 2003

Bookcrossing

Interessante. Há um novo movimento chamado "Bookcrossing", onde as pessoas são incentivadas a abandonarem livros em locais públicos para que outras pessoas encontrem. Ao decidir abandonar um livro, a pessoa deve cadastrá-lo no site do movimento, indicando onde pretende abandoná-lo. O site fornece uma etiqueta a ser colada no livro para facilitar o rastreamento. A idéia, óbvio, é difundir a cultura na forma de uma verdadeira biblioteca pública.

O movimento é norte-americano, mas tem grande adesão na Itália e, no Brasil, é pouco expressivo. A Folha resolveu testar e abandonou três livros na cidade de São Paulo. Todos desapareceram. Que surpresa....

Parece que essa idéia surgiu de uma outra ainda mais inusitada: Phototag. Nesta, câmeras fotográficas são abandonadas e cada um que a encontra deve tirar uma ou mais fotos e abandonar a câmera novamente. O último deve remeter a câmera de volta para que as fotos sejam publicadas no site. A idéia é muito legal. No Brasil daria para fazer um jogo parecido, abandonando câmeras e tentando recuperá-las no mercado negro e vendo se no processo alguém apertou o disparo sem querer. Quem se habilita?

4 comentarios

Legal...acho que vou abandonar a minha camera por ai pra ver no que da...

Isso. Mas escolhe bem o lugar e não esquece de colocar uma etiqueta pedindo "por favor devolva".

Eu conhecia algo parecido. 1000journals
Diários em branco foram distribuídos ao redor do mundo, quem encontra preenche com algum texto ou desenho e passa adiante. Isso tem acontecido desde janeiro de 2000, quase 4 anos. Tem coisas bem legais nos diários. :)

http://www.1000journals.com/

E a Raquel me diz que o movimento não tem nada de novo. Que sem graça.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el setembro 5, 2003 9:17 AM.

Voto Digital es la entrada anterior en este blog.

Aibo III es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.