« Within Temptation | Inicio | Kurumin »

novembro 25, 2003

Conectiva 9

Da história das piores interfaces de instalação já feitas para Linux, o Conectiva Linux 9 deve levar, se não o troféu máximo, pelo menos menção honrosa. Fontes pequenas em resolução baixa forçam os olhos e o bom senso para compreender as instruções na tela. Um sistema de instalação de pacotes tão complicado de compreender que torna impossível personalizar a contento o sistema se não se optar por uma das (poucas) instalações padrões.

Minha instalação é simples: X11 com KDE, todos compiladores e bibliotecas possíveis e talvez um Open Office. Eu não consegui achar o KDE, ou saber qual dos milhares de pacotes que contém KDE no nome seriam necessários. Simplesmente não encontrei os compiladores no meio dos pacotes. E como se não bastasse, erros crassos de português e duplicações de categorias tornam tudo cansativo demais. Parecem ter dado atenção aos heavy-users, já que dá para escolher tudo quanto é pacote individualmente, mas se esquecem dos que não desejam tanta escolha, querem um sistema funcionando, e rápido.

Resolvi selecionar tudo que tivesse menção às coisas que eu gostaria de instalar, o que levou um tempo absurdo. Dei o reboot, entrei no Linux e, oh, caiu em modo texto. Como o grub me deu duas opções, "CL 9" e "CL 9 modo texto", acreditava eu que escolhendo a primeira opção eu teria meu logon gráfico, como era no falecido Red Hat. Okay, paciência. startx. Entramos no modo gráfico e, oh oh, cadê o KDE? Me abre um terminal gráfico e nada acontece. Vamos lá, digito "kde". Nada, não existe o arquivo. Saio do modo gráfico e digito "gnome". Dessa vez vai, me aparece o Gnome bonitinho. Só que eu não selecionei coisa alguma do Gnome na instalação. Creio que alguma dependência de pacotes resolveu que deveria instalar o Gnome e sumir com o KDE.

Então vamos compilar alguma coisa. Chamo o "gcc". Nada. "cc". Nada. Não há compilador algum instalado. Vasculho as pastas e nem meção a eles. Mas pelo menos o "joe" foi instalado. Ufa.

Essa foi minha primeira experiência em instalar o Conectiva Linux 9. É verdade que não li documentos de instalação, nem fiz um esforço tremendo em tentar desvendar o sistema de pacotes, mas tudo isso mostra o quão não-intuitivo é o processo. O que é estranho para uma distribuição na sua nona versão. O Red Hat 9 é (era) um espetáculo na instalação: bonito, simples, flexível. E lembro de instalar uma vez o CL 5 e não ter tido problemas. Talvez a dificuldade venha de uma mudança de paradigma, mas eu prefiro acreditar que é pura desatenção ao instalador. Enfim. Reformatando e reinstalando. Desta vez em modo texto.

Update: em texto aparecem os pacotes que eu quero instalar, mas eles simplesmente não são instalados quando eu os seleciono. Voltei ao modo gráfico, instalei o sistema padrão para escritórios. Desta vez o sistema bootou, inclusive com o KDE. Nenhum compilador instalado, porém. Rodo o gerenciador de pacotes para instalar o "gcc", ele começa a instalar e fecha o aplicativo com um erro. Resolvo tentar a Internet, mas minha placa de rede, apesar de reconhecida, recusa-se a encontrar um IP por DHCP. Tento forçar um IP, ela enxerga a si própria mas não ao resto da rede. Vou no Windows, acho na Internet um programa para diagnosticar a placa de rede, mas... preciso compilá-lo. Parece um círculo vicioso. Desisto.

9 comentarios

eh... eu tentei instalar o conectiva 9 e desisti tbm.. o programa de instalacao usa o synaptic e na vez q eu tentei instalar deu pau e nem tentei mais... naum sei pq mudaram antes funcionava e naum era taum cheio de frescuras... andei instalando varias distros esses tempos e a mais amigavel foi o mandrake 9.1. e ja tem o 9.2. outro problema q encontrei e q tbm me fez nunca mais usa-lo foi q por algum motivo algumas bibliotecas ficam em locais diferentes dos usuais, logo quando vai compilar da trocentos erros...sim, pra pacotes rpm q naum saum cl tbm da a mesma coisa. Ja no mandrake achei todos pacotes e os q naum achei compilei sem problemas instalei alguns q eram pra rh e funcionoram. ta tiau

A piada inevitável: "Cadê o KDE?" Tu-dum-pssshhhhh!!!

AAAHHHH... tu já tinha escrito a frase. Eu comentei antes de terminar de ler o texto. Tu é um sem graça, mesmo. :P

Tá, mas eu escrevi sem a intenção :)

O que acontece é que o conectiva é uma distribuição PORCA mesmo, feita nas coxas, apenas para lançarem o número 9, 10, 11, 1000 no mercado. Tremendo lixo este "Red Hat Conectiva Linux" (Alguém se lembra disso?).

Algumas vezes o problema pode estar na interface HOMEM-máquina, hehe, entenderam o X da coisa? Tudo bem que pode ser um pouco mais complicado mas o comentário do nosso amigo Rodrigo é de amantes do Rwindows.
Seja criativo
Seja livre
Seja vivo
Seja Linux!!!

realmente essa distr ficou um lixo ....o negocio e usar BSD !!!!!!!

Pelo que estou vendo não fui o unico a não gostar.
A escolha dos pacotes é realmente muito complicada.
Até agora não consegui carregar a interface gráfica padrão (Que segundo o instalador é o Kde).
Não manjo muito de linux mas já usei 3 distribuições aqui numa boa...Já esse conectiva 9 só me deu dor de cabeça.
Ñ sou amante dos Rwindows, mas também não troco por essa instalação complicada do cl9.

Bem eu tenho um tcc pra fazer,e infelizmente me mandaram o CL9, e uma dor de cabeça mesmo, tentei de varias formas e ainda não consegui,ele vem sempre com um único erro, que minha placa de video não e detectada, ja coloquei o mais proximo possivel e naum da nein um resultado.
por isso eu disito dele.
ja o tcc vou tentar colocar outro SO como por exemplo o Slackware. pra min e uma boa opção..
flw para todos!!!!

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el novembro 25, 2003 6:03 PM.

Within Temptation es la entrada anterior en este blog.

Kurumin es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.