« Hackers | Inicio | Transmedia »

novembro 6, 2003

Lycoris & Linux

Mais uma distribuição de Linux está se fechando ao software "grátis". Trata-se da Lycoris. Eu não conhecia, mas parece ser uma boa distribuição, extremamente voltada para uso doméstico (basta ver os screenshots). Desde a semana passada eles não mais distribuem seu Desktop/LX gratuitamente. No fórum de discussão da empresa, muita revolta, programadores abandonando o projeto, usuários desapontados.

E interessante: eles também cobram pelos fontes, mesmo licenciados pela GPL. A GPL não permite que se cobre pelos fontes, exceto por "custos de distribuição". Assim, eles incluíram tudo nesse custo: não só a mídia e correio, mas também o custo de gravar a mídia, o custo de manter um computador para gravar as mídias, o custo de manter uma pessoa para utilizar o computador, o custo de manter a empresa para manter o funcionário para utilizar o computador. E o pior é que faz sentido.

A Lycoris se junta à Suse e à RedHat em algo que pode-se chamar o fim da era romântica do software livre, termo que já devem ter utilizado por aí. Eu chamaria de amadurecimento da indústria. Ou, ainda, "opa, temos contas para pagar, cadê o dinheiro??".

E mais: a Red Hat, que produz talvez uma das distribuições mais user-friendly por aí, comentou que o Linux realmente não está pronto para o mercado doméstico e que os usuários caseiros devem mesmo utilizar o Windows. É uma boa estratégia de marketing para a RedHat: o dinheiro mais grosso está nas empresas, eles estão vendendo um Linux para empresas e estão focando com força esse mercado, realmente tentando diferenciar os dois segmentos. Mas do ponto de vista da comunidade, parece um tiro no pé.

E só para agitar mais ainda o mercado de Sistemas Operacionais, dizem que a Microsoft quer começar a usar o PowerPC nos seu X-Box. O PowerPC é a arquitetura de processador classicamente utilizada nos computadores da Apple. Para fazer o X-Box funcionar com o PowerPC, boa parte do software terá que ser remodelado para rodar nessa arquitetura. Basicamente isto quer dizer que parte do Windows terá que ser portada para PowerPC. Somando tudo, em médio prazo deveremos esperar um Windows para Apple's? É possível.

E com a Apple portando o iTunes para o Windows, não será o início de uma tendência e, quem sabe, eles acabem portando todo o MacOS X para a plataforma x86, como já foi proposto diversas vezes? Só vendo.

7 comentarios

Licor de menta pra mim :-)

Nunca tinha ouvido falar nesta Lycoris, não devia ser bom. :-)
Sim, o pessoal da RedHat é muito cretino, só por que não estão mais no mercado de desktop, eles falam para usar windows. Vou banir a RedHat dos meus micros, não quero nem saber mais, só vou acabar o projgrad é claro.
Mas k pra nós, quanto será que pagara para a Red Hat retirar o principal produto deles do mercado e falar para as pessoas usarem windows?
Mas umas se vão, e outras surgem, seria o caso do Kurumim, baseado em debian, facil de instalar (se é que pode se chamar aquilo de instalação) e já tem todas as porcarias para tornar o X mais amigavel (e pesado também).
Acho que o software livre ainda tem um bom caminho a percorrer, pois não somos romanticos, somos realistas, o SL não vai morrer assim no mais. E te digo, a Red Hat com certeza ganhava dinheiro com o produto deles, acho que a jogada ai é outra.

Eu acho que aconteceu o seguinte: a Red Hat fazia o RH Linux, mas começaram a usar o SO nas empresas. Bem, as empresas tem necessidades mais sólidas que usuários domésticos, então eles tiveram que *investir* para tornar o SO mais robusto e usável para as empresas. Como as empresas tem urgência, eles contrataram mais gente para fazer as modificações em tempo hábil (esperar pela comunidade se mexer não é uma opção). Como isso envolve custo, resolveram cobrar pelo Enterprise. Dando certo, resolveram centrar forças nesse pacote e abandonar o RH Linux.

Não estou dizendo que a comunidade é inútil, ao contrário, ela é útil para gerar soluções criativas e sólidas, mas não deve ser uma fonte confiável quando se trabalha com deadlines em empresas grandes. Ou seja, na emergência é melhor ter funcionários que você pode ter alguma confiança (ou controle) em termos de cronograma de projeto.

Pode até ser, mas a Conectiva mantem uma versão para empresas sem tirar do mercado (por enquanto) a versão desktop.
E a RH a um bom tempo já não confiava mais apenas na comunidade para fazer suas soluções. Agora, é importante citar que o Debian é mantido pela comunidade e suas atualizações são disponibilisadas mais rapido do que em qualquer distro que é paga.
Mas tem uma coisa que eu não comentei antes, quanto a questão de cobrar, ninguem diz que a GPL proibe de cobrar pelo software, eles mesmos falam "Think of ``free speech'', not ``free beer''.". Tu podes cobrar o quanto quiseres por um free software, nada te impede disso, sendo que o software também deve estar disponivel de forma gratuita, e uma pessoa que compre, poderia redistribuir sem cobrar nada.
A unica obrigação que tu tens é, caso tu modifiques o software, tens a obrigação de devolver o software modificado para a comunidade, para que todos aproveitem a modificação, assim como tu aproveitou o software. :-)

É, até onde entendi tu podes cobrar pelos binários o que tu quiseres. Mas se alguém te pedir os fontes, tu tens que fornecer sem custos além daqueles de distribuição. Quer dizer, só compraria os binários quem não sabe compilar (elitismo hacker?).

Mas nunca li a GPL, só sei do que já me falaram e isso pode já estar distorcido... :)

Tu podes cobrar pelos fontes também, mas adicionalmente tens que fornecer o produto sem sem cobrar nada também. O lucro das empresas de SL fica por conta da prestação de serviços relacionados ao software.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el novembro 6, 2003 11:53 AM.

Hackers es la entrada anterior en este blog.

Transmedia es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.