« Bienal | Inicio | Buscas »

novembro 12, 2003

MacOS X

Algumas palavras do Steve Jobs eventualmente acabam chegando no meu cérebro. Em uma conferência ele disse que o Mac OS X (Panther, bem dito) é o que o Longhorn (o próximo Windows) quer ser. Fui conferir e é um pouco verdade sim. O Longhorn é mais ambicioso, mas o intuíto é mais ou menos o mesmo: reduzir o ciclo de produção de um SO. Veja o Mac OS X: três versões já foram lançadas, praticamente uma por ano. O Windows hoje tem um ciclo de 3 ou 4 anos aproximadamente.

Essa pequena introdução me deixou um pouco mais curioso em relação ao Mac OS X. Aliado à algumas discussões sobre os PC's x86 serem suficientemente mais rápidos que os PowerPC's para emularem estes, resolvi dar uma procurada. E achei um tal de Mac-on-Linux. É um emulador de PowerPC que permite rodar o MacOS em uma janela no Linux. Não testei ainda, preciso reinstalar meu Linux antes (está muito antigo), mas quero dar uma tentada. Uma versão para Windows, de outra empresa, estava para sair, mas problemas legais impediram o lançamento, então só dá para rodar o MacOS 8.

E procurando mais além, achei um programa chamado Bochs, que faz o contrário. Permite rodar um Windows dentro do MacOS. Parece que inclusive o XP, com restrições. O mundo entraria em colapso se eu rodasse o iTunes dentro do Windows dentro do MacOS?

A emulação de Windows dentro do MacOS não é tão interessante. Já há opções suficientes de hardware para escolher. Mas o contrário pode mudar bastante coisa, já que o hardware da Apple é o único que roda o MacOS. Hoje quem gosta do MacOS não tem outra opção, é um pacote fechado. Quer dizer, complementando meu post sobre SO's, emuladores complexificam ainda mais a briga de sistemas que está para ser travada. Será errado eu me divertir com isso?

13 comentarios

sendo q o mac os X eh o segundo OS do mac, nao eh frequencia de 1 por ano nao :P

eh bem engraçado o blog do cara do longhorn, pq ele promete q o sistema vá fazer coisas q o os X jah faz.. e muitas coisas o XP puxou do mac tb.. mas, se alguem q tem um mac falar isso, eh macmaniaco.

ps.: acho q o sucesso do mac os em ser um troço q tu liga e sai usando, e as coisas q sao feitas pra ele funcionam direto, eh justamente isso.. jah eh feito praquele hardware especifico.. quem faz o sistema sabe e controla exatamente qual hardware vai rodar o sistema, e jah junta na hora de vender.

claro q, assim, nao tem a contribuição q nem tem no linux, mas, nao se trata disso :P

Não sei se é errado tu te divertires com isso, mas acho que "complexificam" é errado. :P

O problema é estrutural Gabi. O MacOS X é um software "redondo", ele foi bem concebido e formulado, enquanto os anteriores sofriam de problemas de terem que ser compatíveis com sistemas que nem existem mais. É o que o Windows sofre hoje e que o Longhorn pretende acabar.

E o MacOS não é o segundo OS da Apple, cada versão conta. O Jaguar mudou bastante coisa e o Panther está mudando ainda mais. Assim como o 98 e o ME contam como versões novas também, apesarem de ser variações sobre o mesmo tema.

Então, vá lá: o MacOS é hoje, talvez, o melhor sistema operacional no mercado, estruturalmente falando. Ele tem uma interface triste (melhorado no Panther, aleluia) e roda em um hardware monopolista (e um usuário de Windows falando isso, oh). Mas é bom. Por isso meu interesse em rodá-lo no meu PC.

tu tens q especificar se ta falando do mac os X... ou 9... o mac os x eh o segundo sistema. os outros sao atualizações, nao tem q desisntalar um para instalar o outro, q nem quando se passa do 98 pro ME, nao?

e interface triste? sendo q varios programas e até sites copiam, e até usuarios de pc fazem sites pra ficarem parecidos com o esquema aqua?
preferes a noção do windows de "interface facil de usar = fotos de nuvens"?

e o que q monopolio tem a ver com as calça? monopolio eh tu dominar a maioria de uma seção do mercado, e todo mundo sabe qual OS faz isso. OS x nao roda no pc assim como windows nao roda no mac, mas eu jah vi mac simulando windows.. podemos dizer o contrario sobre o windows?

como eu disse, seu sucesso eh deviado ao fato dele ser planejado para aquele hardware, tudo faz parte de um masterplan como diria o oasis.. reclamar q o mac os nao se transporta pro PC eh que nem querer q um bicho de pelucia se comporte como um AIBO.

Tudo bem, até concordo que funcione "bem" por que é tudo integrado, mas é isso mesmo que garante o monopólio da Apple sobre hardware e software. Só saem coisas que eles querem que saiam. E é monopólio sim, até mais pesado que o do Windows: você só compra uma coisa se vier a outra junta, não há opção de remover ou trocar. Bem ou mal, as pessoas usam o Windows por "escolha". Sempre houveram opções à ele. Mas que outro sistema eu posso rodar num Apple? Ou vice-versa: se eu não quiser um Intel, eu posso comprar um AMD ou outros tantos para rodar meu Windows. Que outro sistema eu posso usar para rodar o MacOS?

Quanto ao MacOS X, a Apple deixa claro que o Jaguar e o Panther são Sistemas Operacionais completos, não atualizações. E isso pode ser um problema, já que aparecerão aplicativos que só rodam no Panther, por exemplo. E se continuar nesse ritmo, signifca que vou ter que bancar uns R$400,00 / ano.

Mas apesar disso, eu não acho errado a Apple manter essa restrição de software e hardware. Realmente fazem as coisas funcionarem muito bem. É como eu comprar um PC todo da Intel e só rodar programas feitos pela Microsoft, ou que tenham o selinho da MS. As chances dar problemas são baixíssimas, da mesma forma.

A interface ser triste é um opinião minha. Aqueles ícones pulando me incomodam, aquela taskbar me incomoda. Mas o Panther parece ter melhorado tudo isso, logo quero vê-lo o quanto antes.

Ah, e sim, podemos dizer o mesmo sobre o Windows na questão de emular. O emulador de PowerPC (aka. Apples) só não saiu no mercado por um problema legal (a Apple barrou, aparentemente), enquanto o inverso saiu sem problemas, pq a Microsoft não faz hardware, eles querem mais é que seja possível mesmo rodar o Windows num Apple.

Bottom line: a Apple consegue fazer seu sistema rodar direitinho pq não dá a opção para as pessoas instalarem qualquer bobagem, tanto de hardware como de software. Quer dizer, se paga mais para não ter que ficar decidindo entre zilhões de marcas. Isso é bom, mas eu não quero pagar mais, mesmo pq gastei metade da minha vida aprendendo a escolher as coisas para meu computador. Get a life, eu sei. :)

tu ta muito preocupado em defender a microsoft e q nem o tio do longhorn, fala coisas q no fundo nem sao verdade.. qualquer camera com USB funciona num mac.. a camera tem q ser feita pela apple? nao. no meu mac eu rodo pro tools, q eh da digidesign, mas tb rodo o Audacity, um programa de audio feito por um Joao qualquer. meu programa de irc eh feito por um joao qualquer. se nao tem mais gente usando e contribuindo para a comunidade, eh justamente pelo monopolio do windows. instalar windows eh "opção" assim como beber coca cola ou pepsi. ou um ou outro, e as pessoas nao conhecem muito mais.

no final do dia, soh vais gostar de algo da apple depois q a microsoft fizer algo igual.. e vais gostar do longhorn justamente pelas coisas q ele chupar do mac os :P qualquer um dos dois mac os.

e a proposito, o navegador q eu uso é o internet explorer. tóin :P q hardware bem monopolizador esse.

Mas nem estou falando de aplicativos, estou falando de Sistemas Operacionais. Em termos de aplicativos os Apples correram muito e hoje tem uma grande variedade. Mas em termos de Sistemas Operacionais, permanecem fechados.

Aliás, pesquisando agora nem isso é beeem verdade. Dá para compilar um Linux para PowerPC. Nada mau.

Nunca vi tanto desconhecimento sobre a plataforma Apple... Não tem opção de OS no mínimo conheço duas distro Linux pra Apple (compiuladas e em CD), e sem falar no BeOS, isso é monopólio???? O próprio Kernel Match do OS X é FreeBSD, quer dizer o núcleo é livre!
Outra muito boa: Emular um PowerPC (Risc) em um Pentuim 4 é de doer... isso é humanamente impossível!!!! Não é uma questão de potência, mas sim de arquitetura de processadores, é como colocar um elefante num corsa! por favor contenha-se... o único emulador Mac OS que vai é o Brasilik e no máximo o Mac OS 8 e olha lá, porque o Mac OS 8 não necessita um RISC para rodar ele usa a emulação dos antigos Motorolas 68XXXX, e olha que os RISC da Apple de 1ª Geração eram fracos...

A sua pergunta: "Que outro sistema eu posso rodar o Mac OS?" ????? Nenhum... Mas no Apple Macintosh vc pode rodar outros OS (Linux). Entende Mac OS é um Software o Hardware é o Macintosh...

Quanto a ter que gastar 400/ano, lamento em 15 anos de informática nunca ví um micro/OS definitivo, as inovações acontecem e elas custam $ isso não depende da Apple (ou você ouviu falar na M$ dar algo a alguém de graça???? Atenção neste mês XP grátis!!!! eheheheheh)

Quanto a rodar o Windows dentro do Mac isso tem uns 10 anos... o programa chama-se Virtuap PC e está em sua versão 7, se funciona bem??? Bom o Windows por sí não funciona bem em lugar nenhum, não existe mágica!

Sugiro que leia mais a respeito, mutas de suas informações são meras especulações existe muito dentro do mundo Apple, soluções incríveis, a Apple é monopolista? Talvez! mas peça para um usuário de Mac se ele troca o seu sistema por um Windows? o monopólio da Apple é muito bem visto pelos seus usuários, pois temos a certeza que quando a Apple libera um update este não vai destruir todos os meu arquivos e me obrigar a reinstalar o sistema, essa é uma relação que a M$ ainda não consegui estabelecer com seus usuários chamada "CONFIANÇA".

sites interessantes: www.apple.com.br - www.macmagazine.com.br - www.macmania.com.br

Bom pessoal eu gostaria d saber se alguem poderia me mandar por e-mail o virtual PC eu sow um usuario d macintosh e eu ker oo Virtual Pc soh q eu num acho por favor desde jah agradeço

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el novembro 12, 2003 9:54 PM.

Bienal es la entrada anterior en este blog.

Buscas es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.