« Rápidas | Inicio | Revolutions »

novembro 3, 2003

OS

O Longhorn, codinome do substituto do Windows XP, parece ser melhor do que eu esperaria. Se o XP já foi um passo largo adiante ao se livrar de todas as tralhas de 16 bits, o Longhorn vai mais além e reformula boa parte do sistema, senão todo. Isso significa se livrar de códigos antigos, ultrapassados. Aqui há um ótimo artigo sobre as questões técnicas. Mas agora já temos processadores de 64 bits e tudo começa novamente.

Enquanto isso, a Red Hat está descontinuando seu Linux grátis. A versão 9 é a última a ser lançada e o suporte para as demais versões já tem data para acabar. Eles agora estão vendendo seu Red Hat Enterprise Linux. Estão seguindo a trilha do Suse, que também optou por apenas fornecer, gratuitamente, uma versão "light" do seu SO (isto é, apenas binários i386, nada de suporte a Pentiuns e afins). Ainda há muitas distribuições boas e grátis, mas essas duas já mostram uma tendência estranha no mundo do software livre.

Software livre é bom por que é livre, e não por que é grátis. Essa é a teoria. Mas não sei bem até onde alguém faria contribuições gratuítas para uma distribuição que é paga. Não sei se, no final, os americanos é que estão certos em terem uma só palavara para designar "grátis" e "livre".

7 comentarios

Mas eu me recuso a usar um sistema operacional chamado Longhorn. Eles que arranjem um nome mais bonito pro troço. Não tem publicitários na Microsoft não?

hehehe! Não é o nome final, é só um codinome interno do projeto. Acho que é para eles se divertirem por lá.

Mas tipo, quem desenvolve para a Redhat são eles próprios, algum suporte/software que outro vem de fora. Mas já vi que eles criaram um projeto projeto chamado fedora, que tem por objetivo desenvolver um SO open source junto a comunidade, e caso seja util, pegar uns códigos do projeto para colocar no próprio sistema. :-)
http://fedora.redhat.com/
Outra distro? Debian! Diz que pelo kurumim é uma barbada de instalar!

E o Wagner reclamando que Longhorn era um nome ruim... "Fedora", pelamordedeus...

o negocio eh usar OSex

Enquanto existirem alternativas gratuitas e pirataria, a coisa seguirá como está.

Sobre o leiaute zoneado, já imaginava... Preciso me aprofundar um pouco mais sobre css e compatibilidades!

Abraços!

Fedora.
alguem se anima a ser um dos fedorers ?!?!

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el novembro 3, 2003 11:22 PM.

Rápidas es la entrada anterior en este blog.

Revolutions es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.