« MD4 | Inicio | MD4 »

dezembro 17, 2003

Americanos

Do UOL. A maioria dos americanos acredita em milagres e metade deles acreditam em fantasmas e confiam na astrologia. Dois terços gostariam que as escolas ensinassem alternativas à teoria da evolução de Darwin (aka. criacionismo ou alguma forma de deus).

Nada contra os americanos neste ponto, afinal nós somos também americanos, sob mais de um aspecto, e tenho certeza que uma pesquisa semelhante no Brasil revelaria dados ainda piores. Mas é impressionante como as pessoas têm resistência à racionalidade ou à ciência. Preferem se encantar com mundos que não existem ao invés de admirar o que é real, preferem confiar em relações simplistas para não ter que compreender as verdadeiras. Um misto de preguiça e medo parece nortear essas pessoas. Preguiça de ter que raciocionar, medo da vida ser apenas isso que elas têm.

Creio que esse comportamento possui uma função social, sendo algum tipo de regulagem obscura que, talvez, evite que a humanidade caia em uma mecanização excessiva do pensamento. Mas não consigo deixar de achar que ainda estamos com um pé na Idade Média...

12 comentarios

Em resumo: as pessoas preferem ficar pensando em besteira, pesquisando inutilidades do que se esforçar pra pensar em algo que relamente sirva pra melhorar o mundo em que vivemos. Isso é preguiça!!!!

Nem é tanto isso. O problema não seria pesquisar inutilidades, mas pesquisar sem método. Ou nem pesquisar, no sentido mais amplo da palavra, que é "tentar compreender o mundo".

Eu acho que existe extremismo também na tua posição. Tu sabes, como cientista, e tão bem quanto eu, quem a Ciência não explica tudo. Existem grandes mistérios junto aos quais a racionalidade humana não chegou nem perto de uma solução coerente. O que os cientistas fazem então? Criam uma "provável" explicação científica que é tão "provável" quanto as crendices das pessoas.

Eu acho que tu precisas ver que a ciência deve muito às "crendices" populares. Portanto não existe razão alguma para que os cientistas depreciem as coisas (por maia absurdas que sejam) nas quais as pessoas acreditam, pois se elas acreditam, é pq acham que têm motivos pra isso.

O criacionismo foi um conto-de-fadas criado pelos judeus há centenas de anos para explicar o que era inexplicável (e, BTW, continua sendo) que é a origem da vida, de um modo especial, da vida humana e da questão básica "por que somos diferentes". Não faz sentido comparar com a teoria da evolução de Darwin. Até porque, na minha opinião, existem diversos "elos" faltando na corrente do evolucionismo, sendo o principal deles, uma explicação coerentes para o "porque" somos "inteligentes" e os outros animais não. É óbvio que não acredito no criacionismo, mas acho que a sabedoria das lendas tem muito mais a ensinar do que se pensa.

So para concluir, eu acho que é um requisito básico para o cientista ter uma mente aberta e preparada para enxergar mesmo no improvável ou impossível, algo que valha a pena ser estudo ou compreendido. Lembrando Shakespeare, entre o céu e a terra, meu caro, há muito mais do que a nossa vã filosofia é capaz de imaginar.

Tudo bem, eu sei que a ciência não explica tudo. O que eu não entendo é pq ao invés das pessoas admitirem que não sabem, ou trabalharem com hipóteses que possam ser testadas ou que sejam plausíveis pelo menos, optam por atribuir acontecimentos ao improvável.

Ok que não sabemos de onde viemos. Mas qual o problema de ficar na ignorância? Certamente é melhor do que atribuir no chute a algum fator fantasioso.

O problema é que as pessoas acabam criando crenças que se tornam afirmações e, de repente, as pessoas nem se dão o trabalho de questionar mais.

Mas está aí a função social dessas pessoas: criar hipóteses no imaginário que poderiam ser trabalhadas para gerar conceitos reais. Mas é um caminho tortuoso demais...

Me ocorre que talvez os chutes fantasiosos de milhões de pessoas durante anos formem pistas de algo maior, ou bases para teorias melhores. Emergência de conhecimento. Interessante. Ok, talvez seja bom haverem essas pessoas, mas não entendo como elas podem viver nessa escuridão.

"te ocorre" depois de 2 horas discutindo o assunto no icq. ;) Tu és muito racionalista. :D

"O problema é que as pessoas acabam criando crenças que se tornam afirmações e, de repente, as pessoas nem se dão o trabalho de questionar mais."
Pra mim essa frase diz tudo! Com certeza as crendices são importantes, mas se por um acaso forem contestadas, desvendadas, seja lá o que for, os crentes devriam ser mais flexíveis.

ok, nao tem tanto a ver com o assunto, mas eu lembrei por causa do finalzinho do post qdo tu diz sobre a 'mecanização do pensamento'; eu tenho um professor q diz q precisamos resgatar o 'pensamento figurativo' de outrora e se desvencilhar desse pensamento puramente lógico matemático científico'

acho q uma coisa completa a outra:)

(qdo eu disse desvencilhar não quis dizer descartar totalmente. :P)

fala serio, sem esse monte de "besteira" a gente ia ver q a gente ta ralado e iamos acabar todos nos matando.

E isto sem falar na hipotese de eles estarem certos e nos sermos uns ceticos incredulos condenados ao inferno. Porque, embora nao parecam muito razoaveis as crencas deles, tem muitas que sao fechadas, auto-contidas, nao absurdas e impossiveis.

Sei lah. Acho que as pessoas precisam destas e de outras ilusoes para viverem. O conhecimento eh quase uma maldicao (no sentido de que ele te poe pra questionar tudo, sempre, e que a ignorancia eh um estado confortavel).

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el dezembro 17, 2003 11:49 PM.

MD4 es la entrada anterior en este blog.

MD4 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.