« MD4 | Inicio | Celulares e GPS »

dezembro 21, 2003

Errado

Indução é um método de aprendizagem através de exemplos. Você recebe diversos exemplos de coisas corretas e erradas, devidamente classificados, e infere o modelo por trás destes, passando a poder repetir e criar coisas novas. É um modelo teórico bem fundamentado, mas que eu sou um contra-exemplo.

Veja bem: eu escuto música regularmente, todos os dias, em uns 40% das minhas horas, já fazem uns 10 anos. Mais da metade dos meus amigos tocam algum instrumento e metade desses tocam em alguma banda. Minha namorada toca violão. Moro com um cara que é o melhor guitarrista que eu conheço, o que me garante doses suficientes de Satriani e afins. Em frente ao apartamento em POA tem a "Guitar Garage", onde há experimentações com guitarras todos os dias. Vou em bastante shows. E presto atenção nas músicas e em quando alguém está tocando ou só fazendo escalas. Mesmo assim, não consigo tocar nada que preste. Minha afinidade com o violão estancou em "medíocre" já fazem uns 6 anos, desde que peguei um com o intuíto de tocar. Aulas só ajudaram a dar nomes às coisas que eu já sabia, mas nada acrescentou no repertório de coisas que consigo tocar.

A conclusão a isso é: música, e talvez arte em geral, não é algo que se possa aprender sem ter o gene correto ligado em alguma parte ou sem que se tenha tido alguma experiência fundamental na infância que tenha ligado os neurônios corretos. Mas eu não desisto.

8 comentarios

Tu ouves música muitas horas, mas quantas horas tu praticas? Até certo nível (não medíocre, inclusive) eu creio que se possa chegar praticando, mesmo sem ter uma aptidão natural.

Isto me lembra uma analogia de um professor de cálculo: "é como assistir filme pornô. Aprende?"

Agora só nos fins de semana, mas já houveram tempos que eu praticava bastante... Foi só por isso que eu saí do "aleatório" para "medíocre"... :)

mais um caso nao resolvido pela ciencia ;)

Ricardo, segue a minha fórmula: começa com Ramones. ;)

eh.. essa tua teoria tem fundamento, ja que eu tbm sou outro exemplo. Quando comprei o baixo entrei em aula e tal praticava em casa e nao consegui ter uam evolução significativa.

Não somos exemplos isolados, então :)

Engraçado.. eu queria fazer um post parecido com o teu, falando da minha inaptidão musical :D

Rodrigo: olha, eu consigo tocar alguma coisa de Oasis, que é quase tão simples quanto Ramones :)

Otávio: mas o teu nível, no mínimo, é "audível". O meu é "socorro, pára de tocar!". :)

hmm... é...
não sei...
talvez...
(nota mental:
refletir a respeito)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el dezembro 21, 2003 9:12 AM.

MD4 es la entrada anterior en este blog.

Celulares e GPS es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.