« Embrio | Inicio | Fórum informal »

dezembro 1, 2003

OpenSource

Do site da MandrakeSoft:

"Since Mandrake Linux is an Open Source product, it needs your financial contribution. Developing a Linux distribution is very costly, so it's up to the community of users to ensure its health."

A primeira linha diz "Não vamos trabalhar de graça". A segunda linha diz "Precisamos de clientes". É engraçado como tudo no final acaba sendo a mesma coisa, apenas com nomes diferentes. Isso me lembra uma onda na Administração onde não se chamavam os empregados de empregados mais, mas de "colaboradores". Agora clientes são comunidades e não se compra mais produtos, se "colabora com a causa". Essas pessoas são gênios de marketing.

Mas isso é um sub-efeito do que eu queria falar, que é que a MandrakeSoft está lançando seu próprio CD à lá Knoppix, isto é, que permite dar o boot pelo CD e rodar o Linux sem instalar um byte no HD. Chama-se MandrakeMove. E é interessante como essa foi uma idéia que pegou muito rápido e deve significar alguma tendência maior. O que seria?

Pode significar que os usuários estão cansados de configurar Linux, especialmente com múltiplos CD's. Isto é, estão dispostos a abrir mão de flexibilidade e opções para ter um sistema rodando mais facilmente.

Porém, também pode significar que as pessoas estão usando seus computadores como usam o videogame: trocando cartuchos. Se essa for uma tendência forte, talvez tenhamos que rever a questão de multi-tarefas em computadores, teremos CD's de boot específicos para cada aplicação que desejamos. Queremos editar vídeo, boot num CD de edição de vídeo. Queremos jogar um jogo, boot no CD do jogo. Tudo bem, mas e o ICQ, IRC e e-mail que usamos enquanto trabalhamos? Provavelmente estarão todos no seu celular em pouco tempo, e não no computador. Ou talvez isso acabe evoluindo para multi-tarefa no nível de hardware, com múltiplos sistemas operacionais moldados para cada aplicação em específico. É um paradigma estranho de aceitar, mas não totalmente inviável. Faz pensar, pelo menos.

4 comentarios

Voltamos à era DOS, com configurações específicas do config.sys e autoexec.bat pra cada aplicativo. Eu lembro que, pra cada um dos jogos que eu tinha, eu criava uma configuração diferente, pra liberar memória suficiente pra poder jogar. Agora eles facilitaram o trabalho colocanto o boot no CD.

Ah, os maus tempos... :)

eu ainda tenho os disquetes de boot. pq o windows nao aloca esses ems da vida. quando eu jogo larry ou 7th guest sempre uso meus disquetes de boot de 360k hehe

Acho que estas te contradizendo, por que olha, se as pessoas não querem mais ficar configurando, por que iriam querer ficar trocando de cd toda hora?
Não é pratico, as pessoas não querem se preocupar com o que esta rodando, só querem usar, tudo, ao mesmo tempo se possivel.
Mas sistemas operacionais mais praticos e faceis de usar é tendencia sempre. Eu ouvi falar de um hardware que troca o SO da maquina rapidinho, é só dar o comando e pronto, do windows para o linux em instantes.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el dezembro 1, 2003 9:57 PM.

Embrio es la entrada anterior en este blog.

Fórum informal es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.