« Vaporware | Inicio | Opportunity »

janeiro 22, 2004

LindowsOS, primeiras impressões

Já que sou um leitor assíduo do OSNews, ganhei uma cópia do LindowsOS 4.5 e resolvi testar. Então, além do nome horrível, o que este Linux comercial tem a oferecer?

Semelhança com o Windows, para começar. O sistema de desktop é o KDE, mas todo modificado de modo que você não fica sabendo que é o KDE sem ter que fuçar pelos painéis de controle. O acabamento é razoável, bem melhor que o padrão do KDE pelo menos. Os menus se organizam como o Windows, bem como boa parte das configuracoes. Mas nada como o XPDE, porém. O Mozilla é o browser default, mas você só sabe disso por que estou te contando. Não há sinal de referência ao Mozilla, tudo é "Lindows Internet Suite". Que é o Mozilla com uma skin "Lindows XV", que eu tenho certeza que já vi antes.

E isso basicamente resume o Lindows. É uma junção de diversos pacotes, mas tudo renomeado e remodelado para dar impressão de algo mais unificado. A coisa mais interessante, e diferente, talvez seja algo chamado "Click-n-run". Basicamente é um instalador de aplicativos que baixa tudo da web diretamente. Veja como um "apt" gráfico, se quiser.

O instalador é feio. E ruim. Não há como fazer partições, você tem que ter tudo pronto ou ele toma conta de tudo e formata como ele acha que tem que ser. E não há um projeto gráfico consistente, o instalador difere dos tutoriais que difere de basicamente todo o resto. O relógio insiste em não se atualizar. E quando eu mando atualizar ele faz a tela piscar. A cedilha no "Mozilla" não sai de jeito nenhum, apesar dos outros acentos saírem normalmente. Mas são pequenos detalhes que podem mais ser creditados ao KDE em geral do que ao Lindows, apesar de não ter tido problema com isso em nenhuma outra distribuição.

Minha decepção foi que eu esperava algo mais... profissional. Afinal, as pessoas devem pagar por isso, creio que U$59,00. Mas não parece que eles tenham produzido NADA de novo para a comunidade, tudo parece uma grande maquiagem na mesma colcha de retalhos de sempre. Tudo somado, não vou desintalá-lo. Com certeza é mais simpático que o Kurumin/Knoppix que eu estava testando antes. E ainda há muito o que explorar. Outra hora volto a comentar minhas experiências. Mas quero é colocar as mãos em uma cópia do Xandros. Outro nome horrível, aliás.

3 comentarios

Fiquei totalmente decepcionada por não ter compatibilidade com programas windows, esse era o ponto principal, e o que eles mais frisavam no site, antes de lançarem. Sem isso, é só mais uma distro linux com uma carinha de windows.

eu ia perguntar examante isso, se nao era aquele que a gente ia poder instalar programas pra windows. Pelo o q Ricardo falou, nada de diferente foi feito apenas modificado...deve estar aih a resposta do pq nao terem feito a compatibilidade com windows.

O presidente da Lindows disse que "o foco não é mais compatibilida, mas sim usabilidade". Isso quer dizer que depois de gastos alguns milhares de dólares em desenvolvimento, não conseguiram fazer nada muito decente e mudaram o foco, convenientemente.

De acordo com esse presidente (esqueci o nome), o resultado dos investimentos acabou sendo o "Crossover Office", que realmente permite rodar o Office (exceto Access) e alguns outros programas (Dreamweaver e Flash), mas este produto acabou sendo lançado por uma empresa independente e não integrado ao Lindows... Vai entender.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el janeiro 22, 2004 11:05 PM.

Vaporware es la entrada anterior en este blog.

Opportunity es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.