« Troco | Inicio | Vaporware »

janeiro 18, 2004

Mozilla

Saiu o Mozilla 1.6. É uma versão de correção de bugs, vários foram corrigidos. Baixei em uma nova tentativa de passar a utilizá-lo. Isso significaria largar o Firebird e o Outlook Express.

O Firebird é o programado sucessor do navegador do Mozilla, mas ainda está em fase beta. Tenho utilizado por que ele é bonito, rápido e tem tabs. Mas ele tem muitos problemas ainda, como perda de cookies repentinas, crashes gerais quando muitas tabs estão abertas e problemas nos ícones dos bookmarks. O navegador atual do Mozilla supre bem todas as necessidades mas ele é um pouco mais pesado e muito feio. Não há *uma* skin decente para o coitado. Eu faria a troca por ele se eu pudesse utilizar o Mozilla Mail. Porém...

O Mozilla Mail é muito estranho. O sistema de organização, onde há pastas separadas para cada conta utilizada, simplesmente não faz sentido. Isso se resolve parcialmente criando filtros, mas não há uma maneira de esconder aquelas pastas inúteis. E para quem tem 10 contas de e-mail isso significa muito espaço desperdiçado. Além disso, todas as contas compartilham um único servidor de SMTP e especificar um servidor para cada conta não é uma tarefa tão simples quanto deveria ser. Pior: se você erra a senha do servidor de SMTP não há nova chance de digitá-la, você tem que fechar todo o Mozilla e abrir tudo de novo. Também não há uma maneira de embutir o catálogo de endereços nos paineis, tendo que abrí-lo em uma janela separada. Eu não usava isso tanto no Outlook Express, mas realmente gostava de ter meus contatos a mão quando necessário.

Outro ponto é que não há indicações sobre quantas mensagens estão sendo baixadas de cada servidor. Há apenas uma indicação no ícone da conta mostrando que alguma coisa está acontecendo. Alie isso ao fato de as mensagens não serem mostradas logo que são baixadas (como também é no Eudora) e você tem um sistema bastante irritante, especialmente para quem utiliza, mesmo que só de vez em quando, linha discada. No fim das contas, o Mozilla Mail apenas tem a me oferecer o controle de spam. Mas somando tudo, eu prefiro apagar a meia dúzia de spam que passam pelo filtro dos meus servidores a ter que aguentar os tropeços deste cliente de e-mail.

No fim das contas, continuo com minha dupla Firebird + Outlook Express. O Thunderbird, futuro cliente de e-mail do Mozilla, parece sofrer de todos os mesmos males do seu antecessor. E, pensando bem, o Outlook Express só peca em dois detalhes: não faz o download de várias contas em paralelo e não possui controle de spam. Fico no aguardo apenas da versão final do Firebird. E uma possível próxima versão do OE.

6 comentarios

ah tu eh o 0.5% q usa firebird pra visitar o mkay?

Eu + Rafael + Otávio, acho. :)

É, eu faço parte dos 0.5% :P

Olhaí, isso tem que dar mais de 0.5%! :)

Nos "development" do Firebird já dá para baixar o 0.8+... A única coisa que notei são os ícones dos bookmarks, que agora não desaparecem mais.

Ei, eu tb visito com o firebird. Ou essa estatistica ta furada, ou o mkay ta ficando muito famoso :)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el janeiro 18, 2004 8:07 PM.

Troco es la entrada anterior en este blog.

Vaporware es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.