« LindowsOS, primeiras impressões | Inicio | Vocaloid »

janeiro 26, 2004

Opportunity

A Opportunity, a segunda das duas sondas-robôs enviadas pela Nasa, pousou com sucesso na superfície de Marte na madrugada de domingo. Cada sonda foi enviada para extremidades opostas do planeta e, neste novo local, as coisas parecem bem diferentes. O terreno parece bem mais arenoso e há menos rochas na volta. A imagem abaixo é uma das primeiras enviadas.

opportunity1.jpg

A Spirit, por outro lado, ainda não está operando bem. Os engenheiros acreditam que é um problema de software, mais especificamente no sistema de arquivos, do robô. Esse é um termo bonito para dizer "ops, achamos um bug no software". De qualquer forma, há ainda esperança na recuperação, já que depois de alguns dias sem comunicação a sonda é obrigada a se reiniciar. O primeiro a comentar que eles usam Windows leva uma truta na cabeça.

E sim, a Beagle 2 está completamente perdida e, pelo que se vê, creio que não há mais esperanças de contato. O fracasso só foi salvo pelo fato da Mars Express ter conseguido entrar com sucesso na órbita, fornecendo imagens impressionantes da superfície e evidências fortes de que há gelo em Marte.

Janeiro está sendo um mês interessante.

Update: este site é interessante / engraçado para quem gosta de conspirações.

2 comentarios

O site mostra uma foto de marte em que se vê estrutura parecido com nossas cidades em vista aérea. Como não há no pé da fotografia esclarecimento se realmente se trata de uma vista de marte, gostaria de saber se isso é verdadeiro, porque se for esetamos diante de uma revelação extraordinária...

É de Marte, mas o que parece a tal "cidade" ali é na verdade o módulo no qual os rovers chegaram em Marte. É uma estrutura que se abre e serviu para protegê-los durante o pouso.

Não foi então que encontraram cidades em Marte, ainda :)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el janeiro 26, 2004 9:53 AM.

LindowsOS, primeiras impressões es la entrada anterior en este blog.

Vocaloid es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.