« Space Hardware | Inicio | Dilbert Adventure »

fevereiro 1, 2004

Celulares, hate and need

Interessante notar que o celular foi recentemente escolhido como o invento mais odiado dos últimos tempos, ao mesmo tempo que também foi escolhido o mais necessário. Não é difícil concluir que o celular é um conceito bom implementado de forma errada. Portanto, tenho algumas sugestões do que tornariam os celulares menos irritantes...

1) Volume de toque decrescente. Todo celular implementa uma função de volume *crescente*. A idéia por trás disso é que o dono tem diversas chances de ouvir o celular sem que se faça um escândalo logo de início. O problema com essa idéia é que, até o dono ouvir, as pessoas em volta já estão ouvindo há muito tempo. A audição do dono é sempre muito pior do que das pessoas que estão na volta. Um toque decrescente gera um sentimento de "pelo menos está parando" muito mais agradável.

2) Alto-falante externo. Uma reclamação constante no uso dos celulares é que sempre parece que você está perdendo o melhor da conversa, pois só ouve um dos lados (e sempre o menos interessante). Um alto-falante externo permitiria a todos ouvirem a conversa na íntegra.

3) Amplificador. Quando um usuário escuta com volume baixo ela infere diretamente que a outra pessoa também está escutando baixo, o que nunca é o caso, e passa a falar em volume nada agradável. Caso (2) não seja aplicável, e não vejo por que não seria, uma solução parcial seria aumentar o volume do fone o suficiente para que o usuário ouça uma pessoa berrando no seu ouvido, mas insuficiente para que os na volta escutem. O efeito disso é claro: o usuário passará a falar mais baixo, temendo que seu companheiro do outro lado da linha ("linha", aqui, utilizada metaforicamente) também esteja ouvindo tudo aos berros.

4) Mudança na faixa de freqüências. Alterando as freqüências com que os celulares operam para uma faixa que seja absorvida pelo corpo humano tornaria o uso complicado com outras pessoas na volta. A tendência seria que, para atender uma chamada, a pessoa tenha que se afastar dos demais. Em locais onde isso é impossível, como em um ônibus, fazer com que o celular só opere corretamente no banheiro.

5) Antenas direcionais. Fazer com que o celular só funcione corretamente quando apontado em uma direção específica, de preferência para algum satélite que esteja se movendo. A pessoa terá que compensar falando mais alto, é verdade, mas fará isso ao mesmo tempo que se contorce para acompanhar o sinal, gerando diversão fácil para todos em volta.

2 comentarios

O (5) é bem parecido com o funcionamento do meu ex-celular =)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el fevereiro 1, 2004 6:59 PM.

Space Hardware es la entrada anterior en este blog.

Dilbert Adventure es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.