« Hipótese Nestlè | Inicio | Opera M2 »

abril 23, 2004

Life, the Universe and Everything

Juro que tentei resistir. Eu ia esperar pacientemente que a editora lançasse as continuações de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" no Brasil, mas fui no site da Sextante, a tal editora, e não só não há menção sobre prazos como é interessante o fato de que esta série é a única que não trata de auto-ajuda. Mais impelido pela falta de prazos do que pelo estilo da editora, fui na Cultura com a intenção de comprar o segundo livro da série. Não havia mais. Mas o estrago estava feito, eu já estava com muita vontade de ler algo no estilo, de forma que comprei o terceiro da série. "Life, the Universe and Everything".

Ler em inglês é mais complicado, mas também mais rico. Em algumas partes tenho certeza que estou perdendo alguma piada devido à língua, mas essa sensação é melhor do que ter a piada filtrada previamente pelos tradutores. E é muito mais fácil imaginar Arthur Dent com um sotaque inglês assim.

O livro segue o estilo do primeiro. Humor nonsense, guinadas imprevisíveis na estória, pensamentos profundos disfarçados de piada. Realmente terei que ler os demais também, creio que são cinco ao todo. E estou apenas uns 20 anos atrasado...

(P.S. também é interessante notar que a edição original de "O Guia..." tem prefácio de ninguém menos do que Neil Gaiman. No Brasil, a editora resolveu que Bradley Trevor Greive é muito mais representativo. Complicado.)

2 comentarios

Pior que tu não entender a piada é os tradutores não entenderem a piada. Por isso só tenho confiado em versões originais.

Outro dia vi um exemplo lindo de piada não entendida pelo tradutor: "Até então, fulano só tinha participado em filmes como extra. Sua única aparição é num vídeo sobre o hotel Hilton de Paris."

Entende?

Mas pode ser que tenha sido bem traduzido e a piada seja exatamente a inocência.. "ah, era um vídeo sobre algum hotel Hilton em Paris..."

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el abril 23, 2004 2:19 AM.

Hipótese Nestlè es la entrada anterior en este blog.

Opera M2 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.