« Furgbol II | Inicio | Neuromancer / Isaac Asimov »

agosto 13, 2004

Finepix S5000 - I

Um mês com a Fuji Finepix S5000. Hora de rápido review.

Qualidades
A maior qualidade é o "grip" dela. É muito bom de segurar, ela fica firme nas mãos, foi muito bem projetada. E é muito bonita, parece uma câmera de verdade. Parece bobagem, mas é legal ter uma câmera que é boa de segurar.

Há funções interessantes e úteis. A mais útil é um modo "burst" que tira continuamente fotos enquanto o disparador está pressionado e, ao soltar, a câmera guarda as 5 últimas fotos. Útil para um evento que você sabe que vai acontecer, aumentam as chances de pegar o momento correto. Há função para guardar as 5 primeiras também, mas até hoje não entendi quando vou utilizar isso. Nestas duas funções é possível tirar cerca de 4 fotos por segundo. Outro modo permite tirar continuamente fotos, enquanto o disparador estiver pressionado, mas apenas na resolução de 1MB.

O flash é bastante forte. Até demais, as vezes. Para fotos em grupos ou distâncias de 2 metros é muito bom, para coisas mais próximas fica demais e há que se passar para o modo manual para compensar na abertura ou velocidade.

E é o controle manual um dos pontos mais fortes. É possível escolher em prioridade de abertura, prioridade de velocidade, controle totalmente manual e alguns modos de pré-ajustes. Além, claro, do modo totalmente automático.

O alcance das lentes é batante bom. Vai de 38mm a 380mm, dando um zoom de 10x, mas não fale assim para o Bruno. Na verdade, esse é um dos grandes atrativos da câmera, mas é bom ter uma mão firme ou um tripé/monopé.

Problemas
O maior problema é de longe o foco automático. Em ambientes com pouca luz (por exemplo, dentro de uma sala no fim da tarde) o sistema sofre e geralmente não chega nem perto de fazer o foco corretamente. Apesar de ter uma luz auxiliar para o foco (que projeta um padrão verde), não parece fazer muito efeito. Frequentemente é necessário passar para o foco manual e esse é outro problema, pois tem-se que apertar dois botões simultaneamente e isso é bem difícil quando se está usando o visor "óptico" (que é digital também). E não há indicação alguma de onde anda o foco, há que se tentar até acertar (o que é difícil, posto que os visores são pequenos).

Fora o foco, poucos problemas. Já ouvi reclamações da alta taxa de compressão que a Fuji usa e que não é possível mudar, mas para mim é bastante aceitável e não noto perda da qualidade. Olhos mais treinados talvez notem. Também já vi reclamarem do menor ISO ser 200, mas eu também não noto ruídos alarmantes, exceto em ISO 400 ou ISO 800. Este último, aliás, só é possível no modo 1MB. No modo automático, diz o manual, o ISO pode ir a 160, mas não há indicação alguma de que isso acontece. Não tenho reclamações nestes dois itens, mas eu não sou nem perto de entendido.

Algo que ainda não trouxe problema, mas reduz o uso artístico, é a câmera permitir no máximo 2 segundos de exposição. Então se você quiser fazer fotos de rodovias com carrinhos rabiscando a foto, procure outra a câmera. A menor velocidade é de 1/2000, o que é bastante bom. Já falando isso, a maior abertura é de f/2.8 e a menor f/8.0. Exceto em tele-foto, quando a maior cai para f/3.2, o que não é ruim também.

Quando se usa tele-foto é bem difícil não tremer. Há câmeras com lentes estabilizadas que aumentam bastante a utilidade destes zooms enormes. No fim, é difícil na prática se utilizar qualquer coisa maior que 6X, mas eu tento insistentemente.

Resumo
Em resumo, é uma boa câmera. Há melhores, com certeza, mas não por esse preço. Em termos de custo/benefício vale a pena, mas apenas para quem deseja flexibilidade nos controles, isto é, ter controle manual e fácil acesso aos ajustes. Há câmeras automáticas com qualidade superior de imagem, mas ao custo de menor alcance de lentes e menor controle manual. A única coisa que me incomodade de verdade é o foco automático, já que boa parte das minhas fotos são em ambiente com pouca luz, mas estou me acostumando com o foco manual aos poucos.

1 comentario

por partes

-muito bem projetada = muito bem copiada da nikon :P

-guardar as 5 ultimas. acho q serve assim: tu larga o botao depois q tu acha q conseguiu a foto. aquelas 5 ultimas soh sao as q tu precisa (mas eu gasto um filme de 36 poses em 2 ou 3 assuntos).

-flash. nao da pra virar pra tras? nao sei se esse eh fixo e tal..

-lente, ele vai marcando se vai diminuindo a luz do diafragma? eu soh descobri isso ha pouco na minha. duh.

-velocidade. nao tem velocidade B?

- abertura. essa tua abertura maior 8, nao fica com o fundo borradao nao?

e, autofocus, as vezes eh um mal necessario :) eu to me ajustando. love it or leave it.

well, it was nice chatting with ya :)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el agosto 13, 2004 6:48 PM.

Furgbol II es la entrada anterior en este blog.

Neuromancer / Isaac Asimov es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.