« Presa | Inicio | Hitchhiker's Adventure »

agosto 25, 2004

JogosBR

O Ministério da Cultura lançou, já há algum tempinho, um Concurso de Jogos Eletrônicos Brasileiros. É um interessante movimento do Governo na tentiva de incentivar a produção de jogos originais no Brasil. Originais no sentido de inovadores, com características próprias, e não no de legais (e legais no sentido de dentro-da-lei!).

Funciona da seguinte forma: em uma primeira etapa, qualquer pessoa pode se cadastrar e enviar uma idéia de jogo. Valem jogos para computador, videogame, celular ou qualquer meio eletrônico. As idéias submetidas ficam disponíveis para o público (mediante cadastro) que pode discutir a idéia, propondo mudanças. No final de outubro, uma comissão irá escolher 30 idéias para a segunda fase, que consiste em uma nova fase de discussões, desta vez com propostas de como implementar e viabilizar os conceitos escolhidos. Ao final das duas fases, alguns projetos serão patrocinados pelo Ministério para serem efetivamente executados e distribuidos.

Idéia boa no papel, mas complicada na prática. Para começar, há já dezenas de idéias cadastradas, a maioria absurda ou simples gozação. Exemplo: "Hebe Laser 3000 - Hebe Camargo paga empresa de andróides e ganha corpo robótico com super poderes.". Entre as que se salvam, praticamente nenhuma original realmente, apenas adaptações de jogos bem conhecidos para uma atmosfera brasileira. Assim é "Sim Brasil", um SimCity com nomes de cidades brasileiras, entre dúzias de outras parecidas.

Mesmo que surjam idéias boas realmente, o regulamento garante que o direito autoral será mantido. Mas como fazer isso onde a colaboração é livre? Mesmo o menor comentário pode ser considerado contribuição. Se já é complicado no campo das idéias, quando for hora de dividir o patrocínio será pior, como saber quem realmente irá produzir o jogo? Como distinguir colaborações de proposições originais? É um desafio e tanto.

Apesar das possíveis complicações, é uma idéia louvável. O campo de jogos eletrônicos é um dos que mais crescem no mundo e o Brasil definitivamente engatinha no processo. Resta torcer que saiam bons frutos e idéias realmente originais, capazes de fazerem diferença no mercado internacional. Mas com Doom 3 e Half-Life 2 estourando, literalmente, por aí, é difícil prestar atenção em qualquer outra coisa.

1 comentario

Tem também a questão de estarem oferecendo pouquíssima grana. Acho que são R$ 30.000,00. Não dá pra desenvolver nada com isso.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el agosto 25, 2004 11:15 PM.

Presa es la entrada anterior en este blog.

Hitchhiker's Adventure es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.