« Firefox 0.10, Thunderbird 0.8 | Inicio | Me encontraram »

setembro 16, 2004

{first 10-digit prime found in consecutive digits of e}.com

{first 10-digit prime found in consecutive digits of e}.com

Uma grande gincana que começa com o enigma no cartaz aí o lado é a nova forma do Google procurar por talentos e futuros funcionários. A idéia não é nova, a Electronic Arts já havia feito algo semelhante com código C em cartazes e, se me lembro bem, um certo campeonato de palavras cruzadas contatou possíveis participantes colocando mensagens "cifradas" em palavras cruzadas super-difícies de jornais e revistas. Mas o Google é sempre o Google.

E para quem não lembra, e = 2.71828183... (segue até o infinito). Agora vá encontrar um número primo de 10 dígitos nisso. Para ajudar, aqui vão os primeiros 5 milhões de dígitos. Divirta-se.

6 comentarios

mas afinal, quantos numeros primos de 10 digitos devem ter por aí? não podem ser tantos assim :)

sabia que eu já tinha visto essa a algum tempo. Saiu no Googleblog em julho. Em seguida a resposta já podia ser encontrada no proprio google. Hehehe, foi divertido enquanto durou. :-)

Resolvi. São só duas questões. Divertido. :)

Puxa. Nem tinha me passado pela cabeça efetivamente resolver o problema, procurei no Google direto. Inteligência coletiva, sei lá.

Como fizeste?

(na verdade o que eu tinha pensado era fazer um programa que fosse varrendo em uma janela de dez dígitos todas as casas decimais até achar um primo)

É isso mesmo, Ricardo. A única preocupação que precisas ter é um algoritmo eficiente para verificar primalidade. Fiz uma tabela com todos os primos até 10^5. Para cada grupo de 10 dígitos consecutivos, eu verificava se o número era divisível por algum dos números da tabela. Se não for, é primo (a raiz do número de 10 dígitos nunca é maior que 10^5).

Uma outra alternativa seria pegar os grupos de 10 dígitos e mandar um ping. :)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el setembro 16, 2004 4:41 PM.

Firefox 0.10, Thunderbird 0.8 es la entrada anterior en este blog.

Me encontraram es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.