« Google | Inicio | Um texto profundo »

novembro 3, 2004

Bush

Tudo indica uma vitória do Bush nas eleições americanas, apesar do estado de Ohio já ter declarado que vai levar uns bons 11 dias para liberar os resultados finais. A menos que a população de Ohio tenha sido substituída da noite para o dia, creio que podemos contar com Bush no governo. Logo, é hora de mais uma racionalização do absurdo. Ou, ainda, "o lado bom de Bush ganhar".

Já foi dito que, do ponto de vista do Brasil, Bush é uma melhor opção por já ter relações boas com o país, enquanto com Kerry teria-se que começar do zero e haveria incertezas. Mas isso são detalhes ínfimos. O que importa é a "big picture".

Praticamente toda a comunidade internacional apóia Kerry. E a grande maioria vê em Kerry um anti-Bush. Sua eleição o levaria ao status de herói. Kerry no governo teria uma aceitação internacional sem precedentes. Já li em algum lugar que no Brasil ocorre um fenômeno político curioso: em geral o presidente eleito desfruta de cerca de 100 dias de isenção de suas ações, onde pode implantar projetos pouco populares sem que sua aceitação pelo povo caia. Se a lógica valer também para o resto do mundo, a Kerry seria concedido um período de tempo em que ele também seria isento de suas ações. Kerry poderia fazer o que bem entendesse, pois estaria nas graças do povo internacional.

Isso não seria problema, se Kerry for o herói que queremos que ele seja. Mas há a teoria de que Kerry não é lá tão diferente de Bush. Inclusive, parece, ambos fazem parte de uma espécie de comunidade fechada de homens de negócios que se ajudam mutuamente e não duvido que joguem golfe juntos. Se realmente Kerry é a versão democrata de Bush, mas sustentando os ideais imperialistas, então Kerry no governo equivaleria a um Bush com aprovação internacional.

Se você seguiu minha lógica perfeita até aqui, deve ter se dado conta que ambas escolhas representam exatamente a mesma coisa em termos teóricos, mas o que muda é a atitude internacional em relação ao eleito. Bush no governo parece ser o melhor, pois já temos um olho aberto contra ele e vigiamos suas ações com a maior das atenções, acreditando que podemos fazer algo contra. Conhecemos nosso inimigo. Com Kerry, nossa guarda estaria baixa e estaríamos ainda sorrindo quando tomássemos o primeiro soco.

9 comentarios

Bah, difícil acreditar nesta tua "lógica", mas vamos por partes. Esse negócio de relações não esta muito claro para mim, estas falando da Alca? Dos problemas com jornalistas americanos? Da questão do urânio? Onde está a nossa boa relação com eles e o que vamos manter nesta história? Quanto a Kerry ou Bush, bom, a minha lógica é: Não conheço o Kerry, conheço o Bush e sei muito bem do que ele é capaz, logo, não quero o Bush. De acordo com o teu raciocínio seria preferível recolocar o Ritler no poder do que qualquer outro, pois já sabemos do que ele é capaz...estranho.

Não... minha "lógica" é ironia para o que é irreversível. :)

Desculpe, mas estas coisas me deixam sem muito senso de humor.

Pior que eu sou obrigada a concordar com esse texto. Mas o que me espanta é que as pessoas defendem o Bush não pela sua posição na guerra. Eles defendem porque ele é contra o aborto e o casamento homossexual. Muita gente diz que foi por isso que ele ganhou.

O maior problema do Bush (e maior MESMO) é ele ser contra pesquisa em células-tronco. Mais que guerra, mais que aborto ou casamento.

Olha o que dizem os especialistas na Carta Maior:
"[...]em se tratando de América Latina, região que absolutamente não recebeu atenção nos debates eleitorais norte-americanos, não há grandes diferenças no que se pode esperar de Kerry ou de Bush."
http://agenciacartamaior.uol.com.br//agencia.asp?coluna=reportagens&id=2499

Poder ser que não tenha muita diferença para o Brasil, o que não concordo completamente, mas dizer que as guerras são um "tanto faz" é complicado...

Se um presidente esta provocando tanta guerra em outros paises deverá ser eleito novamente.

Dah é contra o hosseul porque cada deve fazer o que melhor pra si e não para os outro

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el novembro 3, 2004 2:42 PM.

Google es la entrada anterior en este blog.

Um texto profundo es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.