« Americanos e compras em NY | Inicio | Este Blog »

dezembro 4, 2004

Nightwish

Acabei indo ao show do Nightwish, no Opinião, nesta última quinta-feira (2 de dezembro). É uma banda que eu respeito e gosto muito, apesar de não ser um árduo fã, mas acho que saí do show gostando um pouco menos.

O maior problema, certamente, foi ter que esperar cerca de 3 horas para assistir um show de 1 hora e 15 minutos. Não há relação custo/benefício que agüente. Para piorar, muitas pausas entre músicas e muito playback colaboram para uma redução drástica do tempo total de performances. Está certo que as músicas são muito trabalhadas, mas eu acredito que show ao vivo deve ser algo diferente do que se ouve no CD e, se algumas músicas exigem muitos playbacks, então estas não devem fazer parte do show.

Mas o maior problema da banda foi sua presença de palco. Como todos usam ponto sem fio, não há local fixo para os integrantes e as mudanças de locais eram constantes. Na verdade, o palco estava uma bagunça: baixista, guitarrista e vocalista não paravam em um local e só não se trombavam por pura sorte. Havia uma clara competição por atenção do público. Como resultado, às vezes havia um solo e o responsável por este se encontrava num canto obscuro do palco.

O baixista se comportava como um ser do inferno, o que eu acho um tanto ultrapassado para este tipo de banda. A menos que ele seja mesmo um ser do inferno, mas acho improvável. O guitarrista exagera nos trejeitos e caras mesmo em acordes simples e se joga com demais freqüência no chão, ficando de joelhos. Quer dizer, são ambos estereótipos do tipo mais clichê possível e parecia forçado. E as piadas do baixista, nas diversas pausas, eram terríveis.

E a Tarja também não correspondeu ao que eu esperava dela. Certo, ela é bonita e dona de uma voz inigualável, mesmo saltando no palco, mas o fato de ela saltar é que estragou um pouco para mim. Eu esperava que ela se mantivesse no centro do palco durante todo o show, concentrando-se nas canções, mas ela não parava quieta, chamando o público para cantar junto constantemente. Quer dizer, fez parecer fácil demais estar lá cantando. É uma opinião bastante subjetiva, mas eu preferia que ela fizesse mais o papel de cantora lírica e menos de cantora metal. Afinal, é esse contraste que sustenta a banda e deveria transparecer nas atitudes.

No fim, mantive minha simpatia pela Tarja mas adquiri antipatia pelo guitarrista e, principalmente, pelo baixista. O tecladista e baterista se comportaram como deviam e não ficaram tentando demonstrar virtuosismos inexistentes. Mas foi um bom show, somando-se tudo. Apenas não pretendo ir a outro tão cedo.

3 comentarios

Eu gostei do show, embora algumas coisas estavam meio "fora de ordem". O que me decepcionou na verdade foi que eles não tocaram Over the Hills and the far away, a galera pediu no final do show e não tocaram... Acho isso uma falta de respeito com os fãs!

se tu nâo gosta da banda não vai no show pra depois ficar falando mal da banda

NIGHTWISH NEM EMO É
eles sao metaleiros

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el dezembro 4, 2004 10:53 PM.

Americanos e compras em NY es la entrada anterior en este blog.

Este Blog es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.