« Arte | Inicio | Profissões »

janeiro 24, 2005

Homens e Mulheres

Não entendo o porquê da enorme repercussão sobre um comentário de um dos presidentes da Harvard sobre as mulheres não serem abundantes em cursos como matemática e física.

Apesar de estarem noticiando que ele afirmou que mulheres são menos capazes nessas áreas, isso não parece ser o fato real. Há versões que dizem que ele constatou o fato de que realmente há menos mulheres em cursos desse tipo (o que é inegável) e citou alguns possíveis motivos para isso. Entre estes motivos estão fatores culturais e uma diferenciação de capacidades inata. Isto é, não foi uma afirmação, foi uma especulação.

E tal especulação não deveria ser levada de forma tão pessoal. Não consigo imaginar que homens e mulheres pensem exatamente da mesma forma. Parece já ter sido comprovado que mulheres são melhores linguistas que homens e que isso seria devido à área de linguagem das mulheres estar em ambos hemisférios do cérebro. Se há diferenças inatas entre os cérebros, por que deveríamos ser igualmente bons em tudo?

Se existe algo ruim nessa questão de igualdade entre sexos é que qualquer afirmação de diferenças se tornou tabu mesmo na área acadêmica e científica. Alie-se isso ao atuante paradigma de que nós somos muito mais formados pelo meio social do que por nossos genes e cria-se um tabu ainda maior.

No Manhattan Connection é comum cairem em cima (principalmente o insano do Mainardi) do Ricardo Amorim quando ele afirma que habilidades podem, sim, ser inatas. O problema é que sequer aceitam que se suponha serem inatas. Partem do princípio que isso é politicamente incorreto e não merece ser estudado. E crucificam quem questiona. O que nunca é bom.

P.S. Entrevista com a psicóloga feminista Helena Cronin sobre o assunto.

4 comentarios

Essa é uma questão muito complicada. A mim parece lógico, em princípio, supor que, biologicamente diferentes, homens e mulheres são, efetivamente, diferentes em suas capacidades. As diferenças físicas são evidentes. Infelizmente, homens não tendem a acumular tanta gordura quanto as mulheres, não têm celulite por alguma infelicidade biológica e com qualquer meia dúzia de exercícios, já estão super condicionados. Nós, mulheres, ao contrário, qualquer docinho já representa um acréscimo violento de gordura, é só pensar em celulite que ela aparece e precisamos fazer SÉCULOS de exercícios para entrar em forma. A questão é... será que essas diferenças se extendem para a mente?

Não sei. Não vejo nenhuma evidência disso. Por exemplo, eu conheço mulheres que são excelentes matemáticas. Assim como conheço homens que têm sérios problemas nessas áreas. Sempre ouvi falar que as mulheres teriam problemas com raciocínio espacial, que é justamente, uma das minhas áreas mais fortes. Também não sei até que ponto o ingresso das mulheres em carreiras nas áreas das engenharias e exatas não seja menos um fator biológico e mais um fator cultural (lembrando sempre que, durante muitos anos, não sei via as ciências exatas como uma profissão "feminina", muita gente afirmando - e afirmam ainda - que as mulheres não conseguem desenvolver cálculos ou não têm racioncínio espacial).

Então, li a entrevista da mulher. É justamente o que eu quis dizer: é evidente que somos diferentes, resta saber até qual ponto. Acho um pouco complicado afirmar, como ela faz, que as mulheres são menos capazes para raciocínio espacial (nós somos um bom exemplo disso), acho que isso tem mais a ver com fatores culturais do que biológicos. Mas de qualquer forma, acho possível e provável que sejamos diferentes. Só acho que essas diferenças são mais sutis do que ela afirma. Por exemplo, eu acho que homens, em geral vêem o mundo de forma parcial. Tendem a ser mais objetivos e ver as partes. As mulheres tendem a focar no quadro geral, procurar o todo e ter dificuldade de retirar a parte dele.

Mas daí a dizer que um tem mais capacidade do que o outro para a ciência é um longo passo. Longo demais, na minha opinião.

Concordo contigo Raquel, acho que é muito difícil diferenciar aptidões genéticas de imposições culturais.

Acrescento apenas, falando objetivamente contra este Presidente de Harvard, que na minha opinião, fazer uma especulação, na posição dele, é bem pior que fazer uma afirmação embasada cientificamente. Se ele não tem certeza e fala apenas por opinião própria, então para mim, as criticas feitas são pertinentes e ele claramente perdeu uma boa chance de fechar a boca.

Mulheres e homens são diferentes, mas não podemos afirmar que mulheres serão x e homens y.
conheço vários homens que são melhores linguistas do que qualquer mulher. Acredito que deve-se ao fato hereditariedade, da adaptação de determinado patriarca e matriarca.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el janeiro 24, 2005 2:58 PM.

Arte es la entrada anterior en este blog.

Profissões es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.